Direitos Humanos Lucas Maia: professor e gestor autista que atua para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e pelo fim do capacitismo

 

2 de abril de 2024
Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Fotos
Yuri Leonardo - Casa Civil - Infografia
Rosane Gurgel - Casa Civil - Vídeo
Neste 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o maior desafio é que a sociedade quebre a barreira do capacitismo e que a educação não forme só trabalhadores, mas sim, cidadãos
O professor de História e gestor público Lucas Maia, de 34 anos, escolheu a educação como um caminho para se conectar mais facilmente às pessoas. Segundo ele, a socialização era algo difícil desde a infância. “Assim que eu me graduei, entrei na Fundação Casa da Esperança, uma instituição de atendimento educacional especializado voltado às pessoas com deficiência. Lá, eu me identifiquei com alunos autistas, e fui atrás do meu diagnóstico. Por sorte, eu trabalhava em contato com profissionais experientes com adultos, experientes com diagnóstico tardio, e tive essa oportunidade”, detalha.
Em 2017, aos 27 anos, Lucas recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista [TEA] no nível de suporte 1. O novo momento na jornada pessoal o engajou na construção de uma sociedade sem capacitismo. “Isso se relaciona à infantilização, ou a ideia de que a pessoa com deficiência é um pobre coitado; alguém que está recebendo castigo divino. Pessoas com deficiência são cidadãos que têm todos os direitos e deveriam ter acesso a todos os espaços que as demais pessoas têm, e que isso pode ser atingido com adaptações razoáveis”, exemplifica.
Em 2020, Lucas se tornou membro da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça) e, posteriormente, membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, chegando a ser eleito presidente do colegiado. Atualmente, ele é coordenador das Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, uma coordenadoria vinculada à Secretaria Estadual dos Direitos Humanos (Sedih), criada em 2023.
“Eu sinto essa responsabilidade. Por isso, eu uso o cordão de girassol, que é um símbolo previsto em Lei como indicação de deficiência oculta, que não é imediatamente visível. Eu tento me lembrar de usar esse cordão todo dia justamente para lembrar quem tiver ao redor da minha condição. O autismo não tem cara, então parte de como eu tento encarar essa responsabilidade é sempre me apresentar como uma pessoa com deficiência”, pontua.

“Autismo não tem cara”
O autismo, de acordo como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades apresentadas em algum nível na comunicação, linguagem e interação social. Segundo o Ministério da Saúde, os sinais podem ser percebidos nos primeiros meses de vida da criança, e o diagnóstico definido por volta dos 2 ou 3 anos de idade. O diagnóstico, por sua vez, é clínico e deve ser feito por uma equipe multiprofissional.
O neurogeneticista pediatra do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), André Pessoa, detalha o TEA. “Existem níveis de TEA diferentes. O grau de suporte 1 seria as formas teoricamente mais leves, com uma demanda um pouco menor. As formas de suporte 2 e 3 são onde a demanda é maior, de cuidados, de atividades da vida diária, de comunicação, de uma forma geral”.
A ausência de dados recentes impede que saibamos mais informações atuais sobre esse recorte da população. Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em 2010, no Brasil, há dois milhões de pessoas autistas. Entretanto, os diagnósticos em crianças, jovens e adultos têm crescido nos últimos anos.
Segundo André Pessoa, o diagnóstico precoce e preciso é importante tanto na prevenção de fatores que possam atrapalhar ainda mais o desenvolvimento da criança, sendo um deles a exposição às telas, bem como o encaminhamento às terapias, que é de fator modificável. “O acesso às terapias é o que tem o maior impacto em melhorar o prognóstico dessas crianças. Na sua evolução funcional, de linguagem social, comportamental, até mesmo intelectual”, defende.
Na rede pública de Saúde do Ceará, as crianças e adolescentes autistas contam com atendimento especializado ofertado pelo Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência (Naia) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da Rede Sesa. Para os adultos, o Governo do Ceará abriu, no início de 2024, o ambulatório de autismo para adultos, também no HSM. O ambulatório é pioneiro na rede pública do Ceará, e dispõe de profissionais especializados incluindo psicólogos e psiquiatras.
Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

POJETO AVANÇO JOVEM

POJETO AVANÇO JOVEM
CURSOS PROFISSIONALIZANTES EAD GRATUITO

ENTREGA DO VOUCHER

ENTREGA DO VOUCHER
VALE GÁS SOCIAL

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog