CPI da Covid-19 discute nesta semana compra e chegada de vacinas ao Brasil; veja agenda

 

O diretor da Anvisa, Antônio Barra Torres, e a presidente da Pfizer no país, Marta Díez, serão alguns dos ouvidos


Legenda: A comissão apura possíveis omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus
Foto: Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 volta a se reunir nesta semana. As audiências terão como foco investigar a chegada das vacinas no Brasil

Nesta terça-feira (11), será ouvido o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, ele será a primeira oitiva da semana. A agência regulatória é responsável por fornecer a aprovação para uso dos imunizantes no País. 

A liberação de vacinas teve início em janeiro, com a autorização emergencial para o imunizante CoronaVac, desenvolvido pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.

Até agora, a Anvisa já provou o uso de quatro imunobiológicos: além da CoronaVac, as vacinas da Janssen, da Oxford/Astrazeneca e da Pfizer. Somente as duas últimas têm registro definitivo, enquanto as outras se baseiam em autorização emergencial.

Mês passado, a agência reguladora foi criticada por negar o registro do imunizante russo Sputnik V, alegando falhas no processo de produção. Os senadores desejam que seja esclarecida a recusa, através da apresentação das atas e gravações em vídeo das reuniões em que tratou sobre a vacina. 

Barra Torres foi oficializado na chefia da Anvisa em novembro de 2020, em plena pandemia. Assim como vários membros do primeiro e segundo escalão do governo Bolsonaro, ele é militar contra-almirante da Marinha. 
  
Inicialmente, o depoimento de Barra Torres estava previsto para acontecer no dia 6 de maio, mas teve que ser adiado após os senadores decidirem que não finalizariam a tempo a oitiva com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga.  

RECUSA DE 70 MILHÕES DE DOSES DA PFIZER 

A comissão ouve a presidente da subsidiária brasileira da farmacêutica norte-americana Pfizer, Marta Díez. Recentemente, a empresa entregou ao Ministério da Saúde cerca de 1 milhão de doses, mas revelou que já negociava com o governo brasileiro desde o ano passado. 

Segundo a Pfizer, o Governo Federal rejeitou a oferta de 70 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 em agosto de 2020, de um total de três propostas. O imunizante desenvolvido pela farmacêutica foi a primeira a obter registro definitivo na Anvisa, no final de fevereiro.

Do total de doses prometidas, 3 milhões estavam previstas para serem entregues até fevereiro, conforme o jornal Folha de S. Paulo. O número é equivalente a cerca de 20% das doses já distribuídas no país até agora.

Também sobre as negociações entre o governo brasileiro e a Pfizer, a CPI ouve o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, na quarta-feira (12). 

Ele deixou o cargo no início de março e, em uma entrevista concedida semanas depois, atribuiu ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello a responsabilidade pelo encerramento das negociações com a farmacêutica norte-americana.

Pazuello será ouvido pela CPI no próximo dia 19. Seu depoimento seria na semana passada, mas foi adiado após ele informar que teve contato com casos confirmados de Covid-19.

CRONOGRAMA 

  • terça-feira (11): diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres. 
  • quarta-feira (12): ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fábio Wajngarten
  • quinta-feira (13): presidente da subsidiária brasileira da Pfizer, Marta Díez. 
Quero receber conteúdos exclusivos sobre política

Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog