No Ceará, Lula volta a um cenário eleitoral com forças divididas entre Ciro e Bolsonaro

 Escrito por , 

Com condenações anuladas no STF, o ex-presidente do PT pode ser candidato em 2022, mas não há dúvidas de que o panorama político é outro

Legenda: Jair Bolsonaro na inauguração da transposição do São Francisco
Foto: PR

A anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Operação Lava Jato, pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), gerou imediatas repercussões no Ceará. Em um tabuleiro eleitoral ainda cheio de peças em aberto até 2022, o episódio inaugura mais um capítulo de uma narrativa que é alvo de disputa nos últimos anos: Lula x Bolsonaro. No Ceará, reduto historicamente petista, mas cada vez mais cobiçado pelo bolsonarismo, os dois polos travam, desde já, nova disputa para tentar capitalizar força política com isso. 

Parlamentares petistas no Estado celebram, nas redes sociais, a decisão de Fachin como uma derrota, sobretudo, para o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, também ex-juiz da Operação Lava Jato, ao mesmo tempo em que veem mais aberto o caminho para eventual chapa liderada pelo ex-presidente no ano que vem.  

O PT, que vem sofrendo perdas nos últimos anos – e que não construiu na figura de Fernando Haddad, após a derrota na eleição presidencial de 2018, uma candidatura consolidada –, deve se agarrar à possibilidade de ver Lula candidato e explorar isso em seus redutos eleitorais. O Nordeste, sob a confirmação desta perspectiva, é estratégico. 

No Ceará, vale lembrar que nem Haddad nem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) venceram no primeiro turno do último pleito geral. Foi Ciro Gomes (PDT) - cujo nome está posto para 2022 - o presidenciável mais votado no primeiro embate, embora o Estado tenha dado ao postulante petista ampla maioria dos votos no segundo turno da eleição.  

Bolsonaro no Ceará 

Com Lula um tanto mais distante fisicamente das bandas de cá, embora tenha marcado presença, virtualmente, nas campanhas para prefeituras em 2020, quem tem protagonizado disputa por espaço com mais visibilidade no Estado são, de um lado, o próprio Bolsonaro e, de outro, Ciro Gomes, forte aliado do governador Camilo Santana (PT). 

Se não esteve em terras cearenses durante toda a eleição de 2018 – lembrando que parte dela não foi de andanças pelo País devido à facada que sofreu –, Bolsonaro já esteve no Ceará duas vezes desde que assumiu o Palácio do Planalto.  

Sempre com o seu grupo fiel de apoiadores no Estado, incluindo parlamentares da base aliada do governador, ele faz de cada visita, em palavras, gestos e até vestimenta (ou seja, na performance como um todo), uma investida em busca da simpatia de uma fatia mais numerosa do eleitorado cearense. 

Bolsonaro com aliados no Ceará durante a inauguração da transposição das águas do São Francisco, em 2020
Legenda: Bolsonaro com aliados no Ceará durante a inauguração da transposição das águas do São Francisco, em 2020
Foto: Helene Santos

Ciro Gomes, por sua vez, direciona dupla artilharia para pavimentar novo intento até o Governo Federal: com críticas severas a Jair Bolsonaro, a quem quer ver fora do poder, e também a Lula, que acusa de colocar interesses individuais, seus e do partido, acima de uma visão que considera mais realista do cenário político brasileiro.  

Nesta segunda-feira (8) mesmo, mais cedo, o ex-governador chamou Fernando Haddad, em entrevista ao portal Uol, de “Fernando Henrique menos um que o Lula quer impor ao povo brasileiro”. As próximas declarações podem até passar por adaptações diante da nova realidade, com o ex-presidente elegível novamente, mas a base do argumento certamente se manterá. 

Lula cabo eleitoral 

O PT cearense, em meio a tudo isso, nunca deixou de apostar em Lula como seu principal cabo eleitoral. E, até certo ponto, isso vem dando certo. Apesar da perda de espaços nos executivos municipais, e da dificuldade de renovar lideranças também em âmbito local, o partido ainda tem presença considerável nos parlamentos no Estado, e tem, claro, o governador, com bons índices de aprovação, como a maior liderança petista no Ceará.  

Ciro, Lula e Camilo
Legenda: Em 2017, Ciro, Lula e Camilo se encontraram no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internada a ex-primeira-dama Marisa Letícia
Foto: Ricardo Stuckert

Quando a situação de Lula era outra, Camilo foi, aliás, intermediador de um diálogo entre o ex-presidente e Ciro Gomes, infrutífero em relação a qualquer aliança. A decisão de Fachin, talvez não agora, imporá ao chefe do Executivo Estadual a necessidade de equilibrar-se novamente entre as duas lideranças, sem deixar de se posicionar.

Será a nova reviravolta envolvendo o ex-presidente capaz de levar a legenda, novamente, a outros patamares por aqui? 

Fonte:Diário do Nordeste



Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog