Ceará Óleo afeta balneabilidade de, pelo menos, seis municípios

Mais de 100 localidades de oito estados do Nordeste foram afetadas pela substância (Foto: Reprodução/ Diário do Nordeste)

Em 02/10/2019 às 11:59
Após a dispersão de um óleo escuro e pegajoso pelo litoral do Nordeste, desde o início de setembro, sete praias do Ceará não estão adequadas para banhistas, segundo boletim de balneabilidade extraordinário divulgado ontem (1º) pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). No levantamento anterior, com amostras do mês de julho, todas as áreas tinham condições aconselháveis para atividades de esporte e lazer.

A Semace examinou amostras de água do mar de 35 praias, colhidas na última quinta-feira (26). No Litoral Oeste, cinco delas estão impróprias para banho: Cumbuco, em Caucaia; Taíba, em São Gonçalo do Amarante; Paracuru, no município homônimo; além de Flexeiras e Mundaú, em Trairi. No Litoral Leste, das 17 praias monitoradas, duas tiveram parecer desfavorável: Porto das Dunas, em Aquiraz, e Pontal de Maceió, em Fortim.

“Embora os valores de coliformes termotolerantes estejam dentro dos critérios estabelecidos, os pontos de amostragem foram considerados impróprios em função da presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleo, graxas e outras substâncias”, afirma o documento.

De acordo com Renan Guerra, integrante do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica (LGCO) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o material que vem impactando as praias nordestinas é derivado do petróleo. “Esse tipo de substância pode chegar a causar irritações de pele. É um dos aspectos que pode ser tido como impacto, que pode ser associado à exposição desse tipo de mancha”, avalia o especialista.

Animais

A maior problemática, contudo, conforme Renan Guerra, é como esse produto atinge a vida marinha. “Teve uma série de animais que já foram afetados, como tartarugas marinhas, que podem ser impactados, trazendo problemas que podem levar até ao óbito desses animais”. E justifica: “como essas manchas de óleo ficam na superfície, esses animais podem ser mais rapidamente impactados”.

O boletim mais recente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), publicado no último domingo (29), afirma que duas tartarugas e uma ave foram afetadas pelo óleo ao longo do litoral cearense. Dos répteis, uma foi encontrada “oleada” na Praia de Malhada, em Jijoca de Jericoacoara, e outra na Praia de Sabiaguaba, em Fortaleza. As duas já foram achadas sem vida. A ave, identificada pelo Ibama como Bobo-pequeno, foi encontrada na Praia de Cumbuco e também não resistiu aos danos causados pela substância. Ao todo, no Nordeste, já são 11 animais com reflexos do derramamento de óleo no oceano; só três sobreviveram . Já o Instituto Verdeluz, que acompanha os casos no Ceará, contabiliza 13 animais afetados.

Embora tenha apresentado casos de morte de animal e presença da substância nas suas areias, Jericoacoara não figura no boletim da Semace como um município com praias atingidas. A tartaruga marinha morta, por exemplo, foi encontrada no dia 24 – apenas dois dias antes das coletas nas praias cearenses.

Origem

De acordo com o Ibama, uma análise feita pela Marinha e pela Petrobras indicou que a substância encontrada nos litorais trata-se de petróleo cru. A Petrobras também informou que o material não é produzido pelo Brasil. Ainda segundo o Ibama, 114 localidades de oito estados do Nordeste (exceto a Bahia) já foram afetadas.

Diário do Nordeste


Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog