Michel Temer deve inaugurar trecho cearense da Transposição até o fim do ano

O presidente da República prometeu ao governador Camilo Santana estar presente na inauguração do trecho cearense

Por  13
Obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco avançam a fim de permitir inauguração até fim do anoAntônio Rodrigues

A inauguração da entrega da última estação da Transposição do Rio São Francisco no Ceará, prevista para ocorrer entre 20 e 26 deste mês, deve contar com a presença do presidente Michel Temer (MDB). A obra final está quase pronta, garantiu, ontem, o governador Camilo Santana (PT).
Na próxima semana, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) deve receber um relatório de uma comissão da Câmara dos Deputados sobre o megaprojeto hídrico, alvo de sucessivos atrasos, que foi aprovado por unanimidade, na última quarta-feira (12).
O documento sugeriu ações complementares, como dar o suporte aos municípios que receberão água dos canais para garantir o tratamento da água, do esgoto e dos resíduos sólidos. São 477 km de canais que devem banhar uma região extremamente seca. 
O projeto é atingir quatro estados, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. A Transposição das águas do São Francisco é uma das obras mais complexas do Governo Federal. Iniciada na era Lula, já se arrasta há quase dez anos. O investimento já ultrapassa a marca dos R$ 8 bilhões. O relatório de encerramento da comissão externa apontou que as obras da Transposição alcançaram 96% de execução. 
“A água vai preencher o reservatório de Milagres, que é grande, são mais 100 milhões de m³ e, então, chegar ao reservatório de Jati. Chegando em Jati, a parte do Cinturão das Águas, que é obra do Estado, está pronta, com 52 km, para que a gente possa trazer a água para o Ceará e possa dar segurança hídrica para o nosso Estado”, disse Camilo, em evento na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), realizado nesta sexta. 
Já o coordenador do relatório final da comissão da Câmara, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB), disse que “os eixos estão praticamente entregues”.  “O que estamos preocupados agora é o gerenciamento dessa grande obra para garantir água para o consumo humano. Garantir água para a irrigação e indústria vai ser através de um outro projeto. Eu apresentei uma emenda ao orçamento da União de R$ 600 milhões para que nós pudéssemos fazer o projeto Tocantins-São Francisco. O presidente Michel Temer já autorizou fazer o projeto de engenharia para que o próximo governo possa elaborar a execução”, declarou o parlamentar. 
Outra medida que foi apontada pelos deputados federais é rever de forma periódica os estudos hidrológicos ao longo dos canais. 
Fiscalização

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), relator do parecer, disse que é preciso cuidar do rio, “o que não foi feito durante 518 anos”.  Segundo o relator, é preciso ter revitalização, fiscalização e a cobrança pelo uso da água. “Porque senão o camarada tira água e joga à vontade. E o outro que não pode tirar? A gente vê às margens do São Francisco gente que está ali morando a 200, 300 metros e não tem água”, afirmou. Já Gomes de Matos disse que vai procurar o novo governo para tratar do projeto.

“Nós vamos ter audiência com o presidente Bolsonaro, até para ele conhecer aquela região, o projeto. E para que nós possamos ter a revitalização do Nordeste brasileiro, criar essa expectativa de o Nordeste ter a garantia hídrica, para o consumo humano, água para irrigação, para piscicultura, indústrias”, disse Matos.
A Transposição do São Francisco começou em 2007 e tem previsão para terminar em 2019. A comissão externa da Câmara fez 8 visitas técnicas, além de atividades para ouvir a população de alguns dos 390 municípios. A expectativa é que 12 milhões de pessoas recebam água da Transposição.

FONTE:diariodonordeste
Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog