Artigo 30 anos da Constituição: Poder das maiorias e direitos das minorias

 
    "Não existe democracia apenas como expressão do poder das maiorias, mas com                   garantia da existência das minorias" (Foto: Reprodução) 
  
Em 06/10/2018
Toda Constituição expressa o pacto que uma sociedade faz para sua convivência. Mas não é qualquer acordo. É um projeto de vida coletivo, que define os valores políticos da sociedade, organiza o poder e os direitos dos cidadãos frente ao Estado.

O Brasil já teve 7 constituições desde a sua independência, sendo cinco delas formuladas no século XX.

Tanta mudança dificulta a compreensão de todos nós sobre a importância de preservar as nossas conquistas e avanços enquanto sociedade.

Mas a Constituição de 1988, que completou 30 anos nesta última sexta-feira, 5, construída com ampla participação popular após anos de ditadura civil-militar, consagrou uma virada nessa história.

Tudo indicava um caminho para a nação conquistar sua maturidade.

Isso quer dizer que nossa Constituição é perfeita? Não, nenhuma é, pois nenhuma sociedade é. Mas ela representou a conciliação da diversidade de interesses que existem na sociedade brasileira, ainda tão desigual (o que busca combater) e tão diversa (o que busca valorizar).

São muitos os assuntos tratados de forma inédita na Constituição Cidadã: o direito ao voto aos analfabetos, a política de cultura, de meio ambiente e urbana, a igualdade entre trabalhadores urbanos e rurais, dentre tantas outras questões.

Diversos segmentos historicamente excluídos tiveram suas vozes representadas para defesa dos seus direitos: mulheres, idosos, crianças e adolescentes, indígenas, quilombolas, os mais pobres, os trabalhadores do campo que não tem terra e/ou trabalho digno.




Capa de Jornal em 1988 anuncia nova Constituição abordando a conquista de direitos sociais (Foto: Reprodução)


Acima de qualquer coisa, os princípios da igualdade e liberdade, junto com os direitos sociais, consagram a Constituição na busca melhorar a realidade das maiorias sociais, hoje tratadas dissimuladamente como “minorias”.

E mesmo que fossem “minorias”, sabemos que não existe democracia apenas como expressão do poder das maiorias, mas com garantia da existência das minorias.

Vivemos um inegável retrocesso em que a existência de muitos precisa da sua resistência.

As eleições são uma renovação e aperfeiçoamento do pacto social garantido pela Constituição. Para tanto, é fundamental que exista diversidade política entre os partidos e candidatos, pois ela é necessária para nos avaliarmos enquanto sociedade.

Neste contexto, duas questões fundamentais estão em jogo nessas eleições.

Uma é a possibilidade real da constituição ser efetivada, o que envolve a necessidade de revogação da Emenda Constitucional 95, que congelou por 20 anos os investimentos públicos em saúde, educação, segurança, moradia.... Aqueles que apoiem essa emenda, apoiam a morte da Constituição.

A segunda diz respeito às propostas que reneguem as diferenças que constituem a natureza humana.

São múltiplos os interesses, os sonhos, as crenças religiosas, as visões de mundo.

Mas enquanto sociedade, é necessário garantir a liberdade para que essas diferenças existam, pois elas são uma realidade insuperável.

Qualquer coisa contrária a isso representa a barbárie, que atinge não apenas o outro, mas a todos nós.


Patrícia Oliveira Gomes, advogada e professora de Ciência Política

Por Patrícia Oliveira Gomes, advogada convidada
Miséria.com.br
Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog