Conta de luz no Ceará deve cair 10% em média com redução do ICMS

 Alíquota do tributo sobre a energia irá cair de 29% para 18%

Escrito por Carolina Mesquita

Legenda: Cearenses devem perceber alívio nas faturas dos próximos meses
Foto: Natinho Rodrigues

A redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 29% para 18% sobre a conta de energia e a isenção do tributo pelo uso da rede de transmissão deve gerar uma queda de cerca de 10% no valor geral da conta de luz dos cearenses.

A previsão foi revelada pelo diretor de geração distribuída do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia), Hanter Pessoa.

O valor, no entanto, não é exato ainda, tendo em vista que o anúncio deixou margens para algumas interpretações, que devem ser esclarecidas nos próximos dias.

Ele explica que a conta de energia é composta por dois núcleos principais: a cobrança referente ao consumo de energia e a cobrança pela utilização da rede de transmissão.

No grupo do consumo, a alíquota irá reduzir de 29% para 18%, conforme a lei complementar. Já na aba da transmissão, a medida prevê a isenção do ICMS.

"Fica interpretativo se vão considerar que não via mais cobrar ICMS sobre os encargos totais de energia, porque a lei fala de isenção de encargos, mas temos encargos sobre tarifa e transmissão. Isso não ficou claro", ressalta Pessoa.

BENEFÍCIOS

Apesar de algumas incertezas, o diretor do Sindienergia aposta que a medida irá beneficiar sobremaneira consumidores e setor produtivo, direta e indiretamente.

Segundo ele, um dos principais beneficiados serão as pessoas que possuem usinas solares remotas, ou seja, que não consomem no local da produção.

Isso porque, atualmente, essas pessoas pagam a taxa mínima à Enel e o ICMS referente ao transporte da energia pela rede. Sem a cobrança do tributo, ficaria apenas a taxa mínima.

Além dos produtores de energia, as empresas, especialmente indústrias, terão o custo de um dos principais insumos reduzido de forma significa, elevando a margem de lucro e abrindo possibilidade para novos investimentos, contratações e melhora da competitividade.

Por outro lado, a população deve destinar os recursos que devem sobrar do recuo no valor da conta de luz à outros produtos e serviços, aquecendo a economia.

"É uma vitória para o consumidor, que hoje pagar um valor alto pela energia. A matriz energética brasileira é muito barata, mas conta que cliente paga é alta, porque ela vai inchando ao longo do caminho. É uma grande contradição. Com a redução do imposto, o consumidor vai sentir melhor o real custo da energia"
HANTER PESSOA
Diretor de Geração Distribuída do Sindienergia

O alívio nas faturas de energia deve ser observado nos próximos meses, quando devem vir as cobranças pelo consumo a partir da redução do tributo.

O QUE DIZ A ENEL

Procurada, a Enel informou por meio de nota que a implementação das mudanças "ainda depende de esclarecimentos para plena implementação das alterações". "A Enel está empenhando todos os esforços para rápida execução das mudanças e segue acompanhando as definições dos órgãos responsáveis", garantiu a empresa.

A companhia também revelou que ainda esta semana haverá reunião com o Governo do Estado sobre o tema.

Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS - ASSARE/CE

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS - ASSARE/CE
A ARTE DE AMAR É A ARTE DE CUIDAR BEM!

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE
UMA FESTA POPULAR TRADICIONAL E SOLIDARIA

DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO ROMÃO

DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO ROMÃO
ORG:ROMÃO E KAKÁ

Dr.Alzir Freire Advogado

Dr.Alzir Freire Advogado
Para esclarecimento de dúvidas ou qaisquer questões trabalhistas,entre em contato pelo numero (88)9 9784-0405

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

JS MOTO PEÇAS (88) 9 9655-8730 / (88)9 9363-5923

JS MOTO PEÇAS (88) 9 9655-8730 / (88)9 9363-5923
Rua Tertuliano Catonho - Centro- Assare-Ceará

LOJA BARATEIRA

LOJA BARATEIRA
ASSARÉ E ANTONINA DO NORTE

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog