Ação do Ministério Público Federal: Itália devolve para o Cariri fóssil retirado ilegalmente da Bacia do Araripe

Foto: Leobark/Secom/MPF
Em 18/03/2022 
Nesta quinta-feira (17), o Ministério Público Federal (MPF) anunciou mais uma repatriação de fóssil brasileiro retirado clandestinamente da Chapada do Araripe. Com mais de 100 milhões de anos, a peça histórica é datada do período Cretáceo, e estava sendo comercializada de forma ilegal, por meio de um site de leilões, na Itália.

O pedido de devolução do espécime é resultado de um procedimento instaurado pelo MPF em Juazeiro do Norte, ainda em 2020. O artefato chegou à Procuradoria-Geral da República nesta quarta-feira (16), por intermédio de atuação da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) do Ministério.

De acordo com o MPF, a peça está avaliada em quase 3 mil euros, equivalente a aproximadamente R$ 16 mil. Oriundo da formação Santana, no fóssil é possível notar a riqueza de detalhes de tecido mole e até as escamas do peixe.

Após a repatriação, o peixe fossilizado deve ser encaminhado à Universidade Regional do Cariri (Urca), onde irá compor o acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, localizado em Santana do Cariri.

O procurador da República responsável pelo caso, Rafael Ribeiro Rayol, afirmou que "esse é um patrimônio da nação brasileira que se encontrava no exterior de forma clandestina. Tem grande relevância científica, arqueológica e financeira. Sua repatriação vai permitir o trabalho de pesquisadores brasileiros e internacionais, assim como a divulgação e a apresentação em museus brasileiros”, pontuou.

Prática comum

Mesmo o Geopark Araripe sendo reconhecido como território UNESCO, além das leis de proteção ao patrimônio da união, a região é alvo de tráfico de fósseis desde antes da década de 1990.

De acordo com Rafael Rayol, ainda não está esclarecido como a peça foi retirada do Brasil e em alguns países a comercialização dessas peças é legalizada. O procurador destaca que existem dezenas de procedimentos de repatriação de fósseis brasileiros tramitando em, pelo menos, outros seis países, além da Itália: França, Alemanha, Holanda, Espanha, Japão e Coreia do Sul.

Na maioria dos casos, segundo Rayol, a venda ilegal dos objetos é denunciada por pesquisadores que os encontram em leilões, coleções particulares, ou, até mesmo, sendo expostos em museus pelo mundo.

Outras peças

Em 2021, o Ministério Público obteve decisão favorável pela Justiça francesa para a repatriação de quase mil fósseis, também oriundos da Chapada do Araripe. O material inclui 34 caixas contendo 345 pedras de animais fossilizados e 648 pequenos quadrados de animais e plantas em formato de fóssil.

De acordo com o MPF, conforme consta nos autos, os fósseis foram apreendidos em agosto de 2013, no porto de Havre, que é um dos principais da França, localizado na região da Normandia. Sobre este caso, Rayol adiantou que as 998 peças devem retornar ao Brasil em maio deste ano.

 

Por Yanne Vieira
Miséria.com.br
Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE
CONFIRA A LISTA DO BENEFICIADOS DO VALE GAS SOCIAL CLICANDO EM CIMA DO BANNER ACIMA

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE
JUNTA DO SERVIÇO MILITAR DE ASSARÉ

JS MOTO PEÇAS (88) 9 9655-8730 / (88)9 9363-5923

JS MOTO PEÇAS (88) 9 9655-8730 / (88)9 9363-5923
Rua Tertuliano Catonho - Centro- Assare-Ceará

DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO ROMÃO

DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO ROMÃO
ORG:ROMÃO E KAKÁ

CASA DOS PARAFUSOS SANTO EXPEDITO

CASA DOS PARAFUSOS SANTO EXPEDITO
PARAFUSOS,ARRUELAS,PORCAS TINTAS SPRAY E MUITO MAIS

LOJA BARATEIRA

LOJA BARATEIRA
ASSARÉ E ANTONINA DO NORTE

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog