Nasa prevê que mudanças na órbita da lua podem levar a inundações recordes na Terra

 Escrito por , 

Efeitos da gravidade e aquecimento do planeta somam problema para Terra

Legenda: Estudo aponta que apenas as costas do norte, incluindo a do Alasca, serão poupadas por mais uma década dos efeitos da força lunar
Foto: Divulgação/Nasa

A elevação do nível do mar causado por um ciclo lunar fará com que cidades costeiras ao redor dos Estados Unidos comecem uma década de aumentos dramáticos no número de inundações a partir de 2030. Os dados constam em pesquisa liderada por membros da equipe de ciência da mudança do nível do mar da Nasa da Universidade do Havaí.

O estudo aponta que as marés altas excederão os limites de inundação conhecidos em todo o país com mais frequência. Além disso, os fenômenos por vezes ocorrerão em aglomerados com duração de um mês ou mais, dependendo das posições da Lua, da Terra e do Sol.

Quando a Lua e a Terra se alinham de maneiras específicas entre si e o Sol, a atração gravitacional resultante e a resposta correspondente do oceano podem deixar os moradores da cidade lidando com inundações de dois dias ou a semana toda.

Inundações são comuns em zonas costeiras dos EUA. Fenômenos como El Niño geram elação das marés
Legenda: Inundações são comuns em zonas costeiras dos EUA. Fenômenos como El Niño geram elação das marés
Foto: Divulgação/Hawai'i and Pacific Islands King Tides Project

"Áreas baixas perto do nível do mar estão cada vez mais em risco e sofrendo devido ao aumento das inundações, e isso só vai piorar", explica o administrador da Nasa Bill Nelson.

"A combinação da atração gravitacional da Lua, o aumento do nível do mar e as mudanças climáticas continuarão a exacerbar inundações costeiras em nossas costas e em todo o mundo. A equipe de mudança do nível do mar da Nasa está fornecendo informações cruciais para podermos planejar, proteger e evitar danos ao meio ambiente e aos meios de subsistência das pessoas afetados pelas inundações
BILL NELSON
Administrador da NASA

MOTIVAÇÕES DAS INUNDAÇÕES

O principal agente causador das movimentações no mar é uma oscilação regular na órbita da Lua que leva 18,6 anos para ser concluída. A história aponta que já foi relatado a mesma situação, pela primeira vez, em 1728.

A novidade é como um dos efeitos da oscilação na atração gravitacional da Lua – a principal causa das marés da Terra – se combinará com o aumento do nível do mar resultante do aquecimento do planeta.

Estados Unidos já enfrentam problemas de inundações causados por furacões
Legenda: Estados Unidos já enfrentam problemas de inundações causados por furacões
Foto: Divulgação/Noaa


O estudo aponta ainda que apenas as costas do norte, incluindo a do Alasca, serão poupadas por mais uma década ou mais porque essas áreas terrestres estão subindo devido a processos geológicos de longo prazo.

Os pesquisadores descobriram os pontos de inflexão em números de inundações estudando 89 locais de medidor de maré em todos os estados e territórios costeiros dos EUA, menos no Alasca.

Água nas ruas durante um evento de maré alta em um dia sem tempestades em Charleston
Legenda: Água nas ruas durante um evento de maré alta em um dia sem tempestades em Charleston
Foto: Divulgação/Noaa


O grupo de estudo criou um quadro estatístico que mapeou os cenários de elevação do nível do mar amplamente utilizado pela NOAA e os limiares de inundação, o número de vezes que esses limiares foram excedidos anualmente, ciclos astronômicos e representações estatísticas de outros processos, como eventos do El Niño, conhecidos por afetar as marés.

Eles projetaram resultados para até o ano de 2080. Ben Hamlington, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia, é coautor do artigo e também líder da Equipe de Mudança do Nível do Mar da Nasa. Ele observa que os resultados do novo estudo são um recurso vital para os planejadores urbanos costeiros, que podem estar focados em se preparar para eventos extremos em vez de mais inundações nas marés altas.
Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog