Bolsonaro cogita não disputar eleição se não tiver voto impresso em 2022

 Bolsonaro cogita não disputar eleição se não tiver voto impresso em 2022


Bolsonaro cogita desistir da eleição de 2022 se não tiver voto impresso (Reprodução)
Em 20/07/2021 às 07:30
O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) indicou na manhã desta segunda-feira, 19, que pode desistir da candidatura à reeleição em 2022 caso o Congresso Nacional não aprove o sistema de voto impresso auditável nas urnas eletrônicas. Em discurso em frente ao Palácio da Alvorada, o mandatário voltou a afirmar que "eleição sem voto auditável não é eleição, é fraude".

"Olha, eu entrego a faixa para qualquer um, se eu disputar eleição", iniciou Bolsonaro. "Agora, participar dessa eleição com essa urna eletrônica...", completou, dando a entender que pode não concorrer à reeleição se não houver a modificação. O presidente disse ainda que os votos das urnas eletrônicas serão auditados dentro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "de forma secreta" e "pelas mesmas pessoas que liberaram o Lula [ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva] e o tornaram elegível".



Em sua declaração, o presidente também quebrou o tratado firmado com presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, no dia 12 de julho. Em reunião, o magistrado pediu que o mandatário "respeitasse os limites da Constituição" e se comprometesse a moderar os ataques aos ministros do STF e TSE. Nesta segunda, o chefe do Executivo nacional afirmou que o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, interferiu no Poder Legislativo para barrar o voto impresso no Congresso.

Em sessão tumultuada e marcada por alegações de falhas tecnológicas por deputados da base do governo, a comissão especial da Câmara dos Deputados sobre o voto impresso foi encerrada sem apreciar a proposta na última sexta-feira, 16.

Diante da iminente derrota da proposta, e sob protestos da oposição, o presidente do colegiado, Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), encerrou a sessão. A justificativa oficial foi um pedido do relator, Filipe Barros (PSL-PR), que cobrou mais tempo para fazer alterações em seu parecer. Ainda não há previsão para a retomada da sessão.

De autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), a PEC do voto impresso é uma das principais bandeiras políticas do presidente, que já deu declarações consideradas golpistas ao dizer que "ou fazemos eleições limpas ou não temos eleições". A declaração de Bolsonaro desta segunda, todavia, é um recuo em relação às suas declarações sobre a não realização de eleições em 2022.

Fonte: O Povo
Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE
PREFEITO LIBÓRIO ASSINA PACTO PELO FORTALECIMENTO DAS POLÍTICAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO CEARÁ

ASSISISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE

ASSISISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE
Prefeitura de Assaré realiza distribuição de 612 cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

BURGER KING

LOJA BARATEIRA

LOJA BARATEIRA
ASSARÉ E ANTONINA DO NORTE

IVAN FILTROS

IVAN FILTROS
9-9944.3348 / 9-9211.5887

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog