Após 10 meses de ensino remoto, alunos relatam expectativas para Enem em meio às aulas presenciais

 Escrito por , 

Na reta final para o vestibular, Ceará concentra 34 escolas estaduais ofertando aulas presenciais com conteúdos direcionados ao Enem 2020

    Legenda: Retorno das atividades presenciais em ação preparatória para o Enem 2020 ocorre em               EEMTI Joao Nogueira Jucá, em Fortaleza.
    Foto: Fabiane de Paula

Se o último ano do Ensino Médio já vem carregado de pressões e expectativas para o vestibular, os estudantes que cursaram o 3º Ano durante a pandemia, experienciaram um duplo desafio por precisar estudar a maior parte de 2020 em ensino remoto. Agora, a menos de 10 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá em 17 e 24 de janeiro, alunos de escolas públicas estaduais relatam ansiedade em meio às aulas presenciais preparatórias, realizadas em suas unidades escolares, especificamente ao vestibular.

No caso da estudante Adriana Melo, 18, o retorno das atividades presenciais foi positivo por possibilitar um ambiente mais adequado para estudo. “Gosto sempre de estar aqui, participando das atividades da escola, gosto desse contato com meus colegas e professores”, coloca. A aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) João Nogueira Jucá, em Fortaleza, aponta ter sentido dificuldade quando as aulas foram modificadas para o ensino à distância.

“No começo, estava bem empolgada, mas foi uma grande desmotivação até o meio do ano, porque tinha a luta de ter que escolher o curso que quero no futuro”, compartilha.

Com o ensino presencial, as aulas dela passaram a ocorrer na quadra de jogos, seguindo o distanciamento de outros estudantes e mantendo o uso correto da máscara. “Eu tenho vários sonhos, mas a gente tem que ter fé e dias melhores virão”, conclui. No momento, mesmo com todas as adversidades, espera por um bom resultado no Enem 2020.

Legenda: Com o sonho de cursar Direito, Cauê Victor aponta que ano pandêmico foi marcado por desafios para estudantes de terceiro ano
Foto: Fabiane de Paula

Essa expectativa com o vestibular também é compartilhada por Cauê Victor Soares, 17 anos, estudante da mesma escola. Conforme aponta, o ano exigiu muito esforço e disciplina para ele e seus colegas. “A gente não estava esperando uma realidade dessa”, reforça. O retorno presencial, mesmo após estar a poucos dias do Enem, já foi benéfico para o jovem, que deseja cursar Direito em alguma instituição pública.

“Estou um pouco ansioso e preocupado, até porque é a primeira prova. Se a gente tivesse tido um ano completo, normal, não estaria tanto, mas como foi esse ano de tantos transtornos, estamos mais preocupados”, relata. 

Porém, é considerando os receios que consegue se preparar para o que está por vir. “Está sendo um recomeço, porque estamos voltando aos poucos”, detalha. Nessa reta final, tenta relembrar aos poucos tudo o que estudou ao fazer provas do Enem que já aconteceram e acompanhar as outras aulas online. 

Sobrecarga emocional 

Durante o isolamento social e as aulas remotas, a jovem Chaiane da Silva da Cruz, 18 anos, viveu um período de sobrecarga emocional ao precisar conciliar os medos da pandemia, a mudança para o ensino remoto e a manutenção de aulas online. Foi com o apoio do pai que a estudante da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Bárbara de Alencar, também em Fortaleza, conseguiu reunir forças para seguir acompanhando os conteúdos. 

A paixão pela imagem e o sonho de cursar Cinema foi o foco que Chaiane colocou no horizonte para conseguir seguir em seu caminhar. “Não existe o sentimento de medo, é só o nervosismo, essa ansiedade para saber como vão ser as questões, a redação, a prova”, diz. Com o retorno das aulas presenciais depois de quase dez meses no ensino a distância, compartilha a felicidade em estar de volta. 

“Estava com saudade, não aguentava mais fazer tarefa na aula remota. Porque posso ver os professores, como ensinam, como passam as atividades e tirar as dúvidas de forma mais forma mais prática”, finaliza. 

Retorno presencial

No Ceará, de acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc)34 das 728 escolas da rede pública estadual têm ofertado aulas presenciais com conteúdos direcionados para o Enem. Ainda segundo o órgão, a quantidade de instituições reabertas para esta atividade presencial específica corresponde a 4,67% do total das unidades da rede estadual, sendo 58,8% da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 

A diretora da EEMTI João Nogueira Jucá, Cláudia Pires, explica que o colégio observou as maiores dificuldades apresentadas pelos estudantes durante o período crítico da pandemia para organizar a seleção de conteúdos. “Agora, esse momento está intensificando as aulas de preparação para o Enem e temos confiança no trabalho que a gente vem realizando durante o período durante toda a pandemia”, diz.

Fonte: Diário do Nordeste

Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog