Alerta Consumo de gordura pode estar ligado ao câncer de pele

Alerta
Consumo de gordura pode estar ligado ao câncer de pele

A associação entre o consumo diário de gordura e o desenvolvimento de certos tipos de cânceres, principalmente de colorretal, mama e próstata, já é estabelecida e reconhecida cientificamente (Foto: Reprodução/ Notícias ao Minuto)


Em 30/04/2019 às 10:22
Apesar das conclusões da pesquisa publicada na revista médica da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer, dermatologista ressalta que mais estudos na área ainda são necessários e explica quais são os cuidados cientificamente reconhecidos para prevenir o câncer de pele.

A associação entre o consumo diário de gordura e o desenvolvimento de certos tipos de cânceres, principalmente de colorretal, mama e próstata, já é estabelecida e reconhecida cientificamente. Agora, um estudo publicado na revista médica “Cancer Epidemiology, Biomarkes & Prevention”, da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer (AACR), apontou uma possível ligação entre o risco de câncer de pele e a ingestão diária de gordura poli-insaturada, principalmente as gorduras ricas em ômega-6, que estão presentes em alimentos como ovos, linhaça dourada e óleo de soja.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores avaliaram dois estudos anteriores em que as informações sobre o consumo total e de tipos de gordura por pacientes foram regularmente avaliadas e registradas a cada 4 anos aproximadamente. Apesar de nenhum dos dois estudos fazerem uma associação entre o consumo total de gordura e o risco de câncer de pele, foram encontrados, no primeiro estudo, 794 casos de melanoma, 2.223 de carcinoma espinocelular (CEC) e 13.092 de carcinoma basocelular (CBC). Já no segundo estudo o número de casos de melanoma era de 736, enquanto os de carcinoma espinocelular e basocelular eram de 1.756 e 13.092, respectivamente.

“Observando estes dados os pesquisadores concluíram que enquanto um maior consumo de gorduras poli-insaturadas ricas em ômega-6 estava associado ao risco de desenvolvimento dos três tipos de câncer de pele, a ingestão de gordura rica em ômega-3 está ligada a uma maior propensão ao desenvolvimento do câncer tipo CBC, mas não dos tipos melanoma e CEC”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).

De acordo com a especialista, uma das hipóteses levantadas pelos pesquisadores para explicar a associação entre o consumo de gordura e o desenvolvimento de câncer de pele é a de que a ingestão de gordura rica em ômega-6 pode aumentar os níveis de prostaglandina E2 (PGE2) no organismo, molécula pró-inflamatória e imunossupressora que está associada a padrões agressivos de crescimento do câncer de pele.

“Porém, ainda existem poucos estudos sobre a ligação entre o câncer de pele e o consumo de gordura e as conclusões da pesquisa precisam ser replicadas em outras populações para serem confirmadas. Sendo assim, o ideal é que, até serem feitas mais pesquisas nesta área, as pessoas continuem a seguir os cuidados de prevenção do câncer de pele já estabelecidos e cientificamente comprovados, como a redução da exposição solar e o uso diário de fotoprotetor”, destaca a Dra. Valéria Marcondes.

Causas e prevenção - Embora a principal causa do câncer de pele seja genética, a exposição solar também influencia no aparecimento da doença. Esta fotoexposição, ao longo dos anos, pode gerar lesões novas ou modificar aquelas que já existiam previamente na pele de qualquer pessoa. “Por isso, é fundamental o uso de filtro solar diariamente, independentemente da estação do ano ou do clima, já que, mesmo em um dia 100% nublado, 80% da radiação UV consegue atravessar as nuvens", alerta a dermatologista.

Embora o diagnóstico normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90% quando há detecção precoce da doença. Desse modo, a realização do autoexame dermatológico é necessária, devendo ser realizado principalmente em pessoas de pele clara, que possuem antecedentes familiares de câncer de pele, tomaram muito sol antes dos trinta anos e sofreram queimaduras, possuem muitas pintas, manchas e sardas por exposição solar anterior ou que já retiraram pintas com diagnóstico atípico. “Podemos realizar este procedimento com certa regularidade, uma vez por mês, na frente do espelho e de preferência com luz natural, para verificar o surgimento de alguma mancha, relevo ou ferida que não cicatriza", indica a médica.

De acordo com a especialista, este tipo de cuidado de rotina, principalmente para quem tem a pele muito clara e com muitas pintas, promove consciência e aguça o olhar sobre as lesões, aumentando a percepção de mudança ou seu crescimento.

“Para saber se uma lesão é mais preocupante, normalmente é usada a regra do ABCD (área, borda, cor e diâmetro) sobre pintas com pigmentação. Dividimos a lesão em quatro partes iguais e comparamos os quadrantes observando a simetria, avaliamos as bordas identificando irregularidade na forma de desenhos circinados, observamos a presença ou não de várias cores compondo esta figura e observamos se apresenta diâmetro acima de 6 mm", comenta a Dra. Valéria. “Quanto aos sinais clínicos, qualquer lesão que coce, doa ou sangre e que aumente de tamanho com rapidez ou apresente sensibilidade, precisa ser examinada por um dermatologista, que fará então uma dermatoscopia manual ou digital, avaliando se a necessidade de realizar a retirada cirúrgica da lesão.”

NoticiasaoMinuto


Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog