SECULT Assaré é diamante no Selo de Responsabilidade Cultural 2018.


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) entregou nesta segunda-feira, 17/12, em solenidade no Tetro José de Alencar o Selo de Responsabilidade Cultural 2018, destinado ao reconhecimento de pessoas jurídicas de direito público e privado, com e sem fins lucrativos, que comprovadamente implementam ou incentivam programas, projetos e ações voltados para o desenvolvimento cultural do Estado do Ceará.


O Município de Assaré, que fora contemplado na categoria de diamante, (o topo da classificação), recebeu o selo através do Prefeito Evanderto Almeida e do Secretário de Cultura Vavá Gois.

“O Selo de Responsabilidade Cultural é garantido por uma lei de 2003 (Lei Estadual nº 13.426). Ele reconhece empresas e instituições culturais que apoiam, realizam e promovem a cultura no Ceará, seja diretamente ou por meio de leis de incentivo, como a Lei Rouanet e a Lei do Mecenato Estadual.

Empresas que receberam o Selo

Confira por categoria as empresas e instituições que receberam o Selo de Responsabilidade Cultural 2018.

Modalidade Diamante: Servis  Segurança; Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Sobral, Prefeitura Municipal de Assaré e M. Dias Branco

Modalidade Ouro: Cegás; Condomínio Shopping Benfica; Fundação Beto Studart; Instituto Beatriz e Lauro Fiúza;

Boas Práticas: Arcos – Associação Arte e Acordes; Associação Filhos e Amigos de Icó, Associação Shalom; Instituto Katiana Pena; Prefeitura Municipal de Palhano; FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

Como o Assaré conseguiu.

Projetos culturais como “Cordel na Feira”, quando mensalmente a SECULT – Assaré lança um folheto de cordel na feira local, em parceria com o SESC Crato, possibilitando os poetas a terem os seus trabalhos publicados sem ônus para eles; as “Terreiradas Culturais de Capoeira e Maneiro-pau” envolvendo crianças e adolescentes; o “Assaré no Resgate das Cordas e Violas”, que promove cantorias nas comunidades urbanas e rurais, levaram o Município de Assaré à excelência da responsabilidade cultural, reconhecida pela SECULT – Ceará, ao conferir-lhe o Selo de Responsabilidade Cultural em memorável noite no Teatro José de Alencar.

Convidado a se pronunciar durante a outorga do valoroso Selo, o prefeito Evanderto Almeida, deixou claro em suas palavras que o seu compromisso com a cultura popular sempre fez parte de todas as suas gestões como ferramenta de inclusão social. Em conversa com a imprensa, após o recebimento desta honraria que continua repercutindo nos meios culturais e políticos, Evanderto aprofundou o seu comentário sobre o Selo de Responsabilidade Cultural recebido das mãos do Secretário Estadual de Cultura Fabiano Piuba: “O Assaré é reconhecido nacionalmente como a terra da cultura. Não só por conta da poesia de Patativa, mas pelas tradicionais danças folclóricas, a religiosidade popular, as cantorias de pede de parede e muitos outros folguedos. E isso não pode morrer, porque a cultural popular é a vida construída por décadas e até séculos pela sabedoria do povo”.

Por sua vez, o Secretário de Cultura Vavá Gois, que planeja e executa as ações, se disse muito honrado com o Selo recebido pelo Assaré através da Pasta a quem está à frente: “O nosso trabalho se volta diariamente para este trabalho, que assumimos como missionário. E a nossa meta é marcar presença em todas as comunidades. Despertar a cultura popular que habita dentro da alma de cada pessoa. Mesmo dos jovens que sabem pouco sobre elas. Mas quando são motivados, eles aceitam de bom grado. Isso porque a cultura popular se transmite pelo próprio sangue e faz parte do DNA de cada pessoa. O Selo só faz nos motivar cada vez mais e por outro lado, indica que estamos no caminho certo. Estamos muito felizes”, concluiu. 

O secretário Vavá Gois e o prefeito Evanderto Almeida encontram-se ainda em Fortaleza onde participam de audiências em várias secretarias do Governo e regressarão na sexta-feira.

Créditos fotos: Secult Ceará.
Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog