SECULT Assaré é diamante no Selo de Responsabilidade Cultural 2018.


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) entregou nesta segunda-feira, 17/12, em solenidade no Tetro José de Alencar o Selo de Responsabilidade Cultural 2018, destinado ao reconhecimento de pessoas jurídicas de direito público e privado, com e sem fins lucrativos, que comprovadamente implementam ou incentivam programas, projetos e ações voltados para o desenvolvimento cultural do Estado do Ceará.


O Município de Assaré, que fora contemplado na categoria de diamante, (o topo da classificação), recebeu o selo através do Prefeito Evanderto Almeida e do Secretário de Cultura Vavá Gois.

“O Selo de Responsabilidade Cultural é garantido por uma lei de 2003 (Lei Estadual nº 13.426). Ele reconhece empresas e instituições culturais que apoiam, realizam e promovem a cultura no Ceará, seja diretamente ou por meio de leis de incentivo, como a Lei Rouanet e a Lei do Mecenato Estadual.

Empresas que receberam o Selo

Confira por categoria as empresas e instituições que receberam o Selo de Responsabilidade Cultural 2018.

Modalidade Diamante: Servis  Segurança; Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Sobral, Prefeitura Municipal de Assaré e M. Dias Branco

Modalidade Ouro: Cegás; Condomínio Shopping Benfica; Fundação Beto Studart; Instituto Beatriz e Lauro Fiúza;

Boas Práticas: Arcos – Associação Arte e Acordes; Associação Filhos e Amigos de Icó, Associação Shalom; Instituto Katiana Pena; Prefeitura Municipal de Palhano; FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

Como o Assaré conseguiu.

Projetos culturais como “Cordel na Feira”, quando mensalmente a SECULT – Assaré lança um folheto de cordel na feira local, em parceria com o SESC Crato, possibilitando os poetas a terem os seus trabalhos publicados sem ônus para eles; as “Terreiradas Culturais de Capoeira e Maneiro-pau” envolvendo crianças e adolescentes; o “Assaré no Resgate das Cordas e Violas”, que promove cantorias nas comunidades urbanas e rurais, levaram o Município de Assaré à excelência da responsabilidade cultural, reconhecida pela SECULT – Ceará, ao conferir-lhe o Selo de Responsabilidade Cultural em memorável noite no Teatro José de Alencar.

Convidado a se pronunciar durante a outorga do valoroso Selo, o prefeito Evanderto Almeida, deixou claro em suas palavras que o seu compromisso com a cultura popular sempre fez parte de todas as suas gestões como ferramenta de inclusão social. Em conversa com a imprensa, após o recebimento desta honraria que continua repercutindo nos meios culturais e políticos, Evanderto aprofundou o seu comentário sobre o Selo de Responsabilidade Cultural recebido das mãos do Secretário Estadual de Cultura Fabiano Piuba: “O Assaré é reconhecido nacionalmente como a terra da cultura. Não só por conta da poesia de Patativa, mas pelas tradicionais danças folclóricas, a religiosidade popular, as cantorias de pede de parede e muitos outros folguedos. E isso não pode morrer, porque a cultural popular é a vida construída por décadas e até séculos pela sabedoria do povo”.

Por sua vez, o Secretário de Cultura Vavá Gois, que planeja e executa as ações, se disse muito honrado com o Selo recebido pelo Assaré através da Pasta a quem está à frente: “O nosso trabalho se volta diariamente para este trabalho, que assumimos como missionário. E a nossa meta é marcar presença em todas as comunidades. Despertar a cultura popular que habita dentro da alma de cada pessoa. Mesmo dos jovens que sabem pouco sobre elas. Mas quando são motivados, eles aceitam de bom grado. Isso porque a cultura popular se transmite pelo próprio sangue e faz parte do DNA de cada pessoa. O Selo só faz nos motivar cada vez mais e por outro lado, indica que estamos no caminho certo. Estamos muito felizes”, concluiu. 

O secretário Vavá Gois e o prefeito Evanderto Almeida encontram-se ainda em Fortaleza onde participam de audiências em várias secretarias do Governo e regressarão na sexta-feira.

Créditos fotos: Secult Ceará.
Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

I9EVENTOS ASSARE


OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA
ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

LEVE PARA SEU EVENTO

LEVE PARA SEU EVENTO
CONTATOS PARA SHOWS:(81) 9.9929-8456 / (88) 9.9925-3344

RC ÓTICA

RC ÓTICA
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

EMPÓRIO DO AÇAÍ

EMPÓRIO DO AÇAÍ
PRODUTOS NATURAIS

APP MINHA MOB

ÓTICA SAN VALLENTIN

ÓTICA SAN VALLENTIN
Aqui você enxerga a diferença

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net