Espedito Seleiro: a arte que vem do couro.

       FOTO:(Jesus Leite)
Durante 15 dias, (1 a 15/10), o expressivo artista em couro Espedito Seleiro, expôs seus trabalhos no Espaço Mestre Noza, que funciona temporariamente do Cariri Garden Shopping em Juazeiro do Norte.
Espedito aprendeu a trabalhar o couro ainda menino na oficina do seu pai. Na juventude escolheu a arte de transformar sola em alpercatas, arreios para animais, celas e outros produtos. Através da habilidade de fugir dos traços artesanais para criar seus próprios desenhos nas peças, Espedito chamou a atenção de estudiosos de arte como também do mercado mais refinado.
No entanto, o fato de ter encontrado outro tipo de mercado para o seu trabalho, não o afastou do povo. É preciso que se entenda: que as peças produzidas por Espedito, principalmente os calçados, não foge do preço de mercado dos produtos industrializados. Uma alpercata do artista de Nova Olinda custa mais ou menos o que o mercado cobra por um tênis popular.
Alguém pode até contestar, e com razão, ao afirmar que nas oficinas de couro artesanais encontram-se produtos mais baratos. Mas, não se pode comparar. Espedito trabalha com os melhores curtumes do País. Os materiais usados em suas peças são de qualidade superior, deixando o produto com vida longa e sem deformações.
Hoje, Espedito circula por todos os mercados. A sua obra o credencia para isso. Uma infinidade de peças é produzida diariamente em sua oficina, para atender a todos os gostos e a todos os públicos.
As alpercatas que saem das formas de Espedito Seleiro, por exemplo, têm a mesma finalidade de antes: calçar bem as pessoas nas lidas diárias. Que estas pessoas residam no campo, na cidade ou que exerçam qualquer profissão. Isso também, não impede que alguém faça uso das mesmas em shoppings, em viagens turísticas, restaurantes e festas. Elas são lindas, ricas em imagens e seguras. Não existem pés feios dentro de uma alpargata saída das mãos do mestre Espedito Seleiro. (fotos).








Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog