Telefonia móvel Velocidade da banda larga no Ceará está acima da média do Brasil


Ponto de maior conexão de cabos submarinos da América Latina e detentor de uma das mais extensas infraestruturas de fibra ótica em terra do País, o Ceará começa a apresentar a primeira e mais básica característica de desenvolvimento no setor de telecomunicações: uma velocidade acima da média nacional.
Dados divulgados na última semana pela Ookla a partir do aplicativo Speedtest apontam que a velocidade para download no Estado varia entre 9,19 megabytes por segundo (Mbps) e 24,80 Mbps, dependendo da operadora.

As taxas, no entanto, oscilam bastante ao redor da média internacional, segundo indica o mesmo estudo, que mapeia a velocidade de conexão via smartphone pelo mundo. No Brasil de uma maneira geral, a taxa de download é quase três vezes inferior à melhor conexão do globo (62,63 Mbps) e 3 Mbps abaixo da média (22,81 Mbps).

Com 19,20 Mbps para baixar arquivos da internet e 7,86 Mbps para subir, o Brasil ficou em 70º no ranking do Speedtest, o qual corresponde a indicadores colhidos até julho deste ano em smartphones de sistema Android e também iOS.

"Nós colocamos a maior ênfase nas velocidades de download e velocidades medianas como aqueles que representam o que a maioria das redes clientes de provedores experimentarão no dia a dia", aponta o estudo, que não traz a mediana de conexão do Estado do Ceará.

Ranking das operadoras

O estudo revela no Estado que o usuário cearense tem na Claro a operadora com melhor desempenho. O máximo de 24,80 Mbps foi registrado pela companhia, que afirma ter investido na rede local, via fibra ótica, nos últimos quatro anos.

"Hoje, a Claro é a operadora que tem a segunda maior cobertura no Estado, tanto no DDD 85 quanto no 88. Das 184 cidades, cobre 144. Em termos de população é o Estado que a gente mais tem cobertura no Nordeste, exceto por Bahia e Sergipe", destaca o diretor Para a Região da operadora, André Peixoto.

Ele conta do trabalho de erradicação o 2G pela Claro e da preparação da rede com postes que possibilitam a instalação de até quatro antenas de transmissão e recepção, "o qual multiplica quantidade de canais, de modulação...E tudo isso o usuário percebe através de mais velocidade e reconhece a latência, que está diminuindo muito".

Segunda colocada no ranking de velocidade, a Vivo alcançou a marca de 18,74 Mbps e creditou o desempenho ao trabalho de ampliação da infraestrutura em todo o País, pelo qual está aplicando recursos da ordem de R$ 26,5 bilhões a partir de 2018 a 2020. "No Ceará, a Vivo é líder em cobertura 3G com 145 municípios atendidos. No 4G, a Vivo leva sua tecnologia a 72 cidades cearenses e está presente em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú com cobertura de fibra ótica", aponta a companhia.

Por sua vez, a Oi, com a terceira melhor taxa (12,11 Mbps), diz que tem investido na expansão da capacidade da rede e que estes "os investimentos durante esse ano estão voltados para a melhoria da qualidade de experiência dos nossos clientes, expansão da rede 4G, assim como no avanço da implantação da rede de fibra ótica de alta velocidade e digitalização".

Já a TIM, quarta em download no Estado com 9.19 Mbps, aponta a estratégia de utilizar parte das redes 2G e 3G ociosas para expandir e combinar frequências na tecnologia 4,5G como forma de melhorar a experiência do usuário, uma vez que essa ação promete até o dobro da velocidade atual. Além disso, a operadora leva o sinal a "138 municípios cearenses com a tecnologia 4G, atendendo a 96% da população urbana do Estado, e uma base de aproximadamente 1,5 milhão de clientes". "Este grande avanço na cobertura posiciona a empresa na liderança do alcance do sinal de quarta geração, proporcionando uma melhor experiência para os usuários", completa.

Melhora insuficiente no País

Mês a mês, os indicadores nacionais apontam crescimento desde julho do último ano, mas isso não foi suficiente para alterar a colocação do País no ranking do Speedtest. Liderado pelo Qatar (62,63 Mbps) por mais uma edição, o ranking conta ainda com Norway (57,31 Mbps) e Emirados Árabes Unidos (55,17 Mbps) no pódio. Polos de tecnologia reconhecidos mundialmente, como Estados Unidos (27,40 Mbps) e Japão (25,77 Mbps), no entanto, estiveram em 48º e 52º, respectivamente.

No entanto, o Brasil esteve abaixo de países cuja conexão via cabo de fibra ótica não são tão reconhecidas, a exemplo da 27ª Turquia (33,91 Mbps) e o 41º Kuwait (29,25 Mbps). Vizinhos sul-americanos, como o 56º Uruguai (24 Mbps) e o 61º Peru (21,62 Mbps), também obtiveram médias de conexão melhores que as brasileiras.

O teste

Ao coletar dados dos aplicativos usados por usuários de Android e iOS em todo o globo, a Ookla explica que "ao analisar as operadoras mais rápidas, considera apenas as principais operadoras (todas as teles com 3% ou mais do total de amostras de teste no mercado para o período)". "Em seguida, determinamos a operadora mais rápida usando o Speed Score, que incorpora uma medida da velocidade de download e upload de cada provedor para classificar o desempenho da velocidade da rede (90% da pontuação final de velocidade é atribuída à velocidade de download e os 10% restantes à velocidade de upload)", detalha.

Fonte: Diário do Nordeste


Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog