Defesa Civil registra 87 ocorrências durante as chuvas intensas em Fortaleza; 13 são desabamentos

 

Os casos atendidos envolvem ainda riscos de desabamento, alagamentos, inundações e até incêndio

Escrito por Redação ,

Legenda: Imagens de casa que desabou no Poço da Draga
Foto: Reprodução/Redes sociais

A Defesa Civil de Fortaleza, desde o último sábado (10) - quando Fortaleza registrou a maior chuva nos últimos 20 anos - até a manhã desta segunda-feira (12), atendeu, segundo balanço repassado pelo órgão, 87 ocorrências diversas. Nas últimas 24 horas, informa, foram atendidas 43 ocorrências, sendo 16 riscos de desabamento, 13 desabamentos, 10 alagamentos, três inundações e um incêndio.

Entre sábado e domingo, Fortaleza registrou um acumulado de chuva de 215,1 milímetros. Já entre domingo e esta segunda-feira, a Capital foi a cidade do Ceará com o maior volume de chuvas, com 112 mm. 

Nesta segunda-feira, as chuvas deram uma trégua, mas os efeitos continuam sendo sentidos por quem sofreu com as ocorrências. É o caso da vendedora ambulante Rosineide de Sousa Ferreira, 60 anos, moradora da comunidade Poço da Draga, na Praia de Iracema, que perdeu completamente a casa em um desabamento na madrugada de domingo. 

VEJA TAMBÉM

Rosa, conforme mostrado pelo Diário do Nordeste, além das perdas materiais, ainda teve ferimentos leves nas costas, braços e pernas. Ela segue nas proximidades do local onde morava e tem recebido ajuda dos vizinhos em uma mobilização para tentar doações para a reconstrução da residência.

No Poço da Draga, segundo moradores, cerca de 40 famílias perderam móveis e pertences com a água que entrou nas casas.
 

Na noite desta segunda, a Defesa Civil informou uma relação com os 20 bairros que concentram as ocorrências, são eles: Aerolândia, Aldeota, Barra do Ceará, Centro, Cocó, Cristo Redentor, Edson Queiroz, Fátima, Jacarecanga, Jardim Iracema, Joaquim Távora, Meireles, Montese, Parreão, Parquelândia, Parque Araxá, Papicu, Praia do Futuro, Vila União e Vila Velha.

TRABALHO NOS LOCAIS

Em relação a alguns locais afetados, a Defesa Civil informou que no Poço da Draga atendeu no domingo ocorrências de alagamento e um desabamento. O imóvel de Rosineide foi interditado. A moradora, diz a Defesa Civil, foi “acolhida por meio de abrigo solidário, optando por ficar na casa de uma vizinha”.

A pasta também mencionou outras áreas da periferia da cidade afetadas. No Vicente Pinzón, informa a Defesa Civil, a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) realizou domingo uma ação de limpeza nas bocas de lobo na Av. Pintor Antônio Bandeira. 

Já no bairro Vila Velha, a Secretaria Executiva Regional 1 esclareceu que “mantém contato constante, desde sábado, com moradores do Beco do Céu, para acompanhar as ocorrências devido às fortes chuvas”.

Na área, conforme relatos nas redes sociais, moradores têm enfrentado grandes percalços com as casas tomadas pela água. A Prefeitura indica que, de imediato, foi enviada uma máquina de grande porte para realizar a limpeza dos entulhos e, segunda-feira, “uma nova operação será executada no entorno”. 

FORÇA-TAREFA DA PREFEITURA

A Prefeitura também informou que montou uma força-tarefa formada por pastas estratégicas como Defesa Civil, secretarias da Infraestrutura, Gestão Regional e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), para monitorar as áreas atingidas pelas chuvas do final de semana.

Legenda: Rua da Aerolândia em Fortaleza
Foto: Ismael Soares

De acordo com a Defesa Civil, todas as famílias afetadas estão sendo removidas para locais seguros e não há registro de vítimas com gravidade por conta das chuvas”.

Em caso de qualquer risco, a  Defesa Civil de Fortaleza orienta que deve ser acionada via Ciops, através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender as demandas da população.

Fonte:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/defesa-civil-registra-87-ocorrencias-durante-as-chuvas-intensas-em-fortaleza-13-sao-desabamentos-1.3477744?utm_source=email&utm_medium=organico&utm_campaign=email_dn

Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Curta nossa Página do Facebook

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

EDITAL PROGRAMA AMIGOS DE VALOR CICLO 2024 A 2027

EDITAL PROGRAMA AMIGOS DE VALOR CICLO 2024 A 2027
Estão abertas as inscrições para o Edital Amigo de Valor do Banco Santander, para os Fundos da Infância e Adolescência - Ciclo 2024/2027.

Curso de Assistente de Secretariado - 18 Horas Duração: 18 a 25 de Maio

Curso de Assistente de Secretariado - 18 Horas Duração: 18 a 25 de Maio
Descrição: Prepare-se para se destacar como assistente de secretariado com nosso curso virtual prático de 18 horas. Durante o curso, você aprenderá

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MADRAL ASSARE

MADRAL ASSARE
MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog