Sesc no combate à violência contra a pessoa idosa


    Foto: Jr. Panela


A data de 15 de junho é marcada anualmente como Dia Mundial de Conscientização à Violência Contra a Pessoa Idosa. Instituída em 2006 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), esse fomento da sensibilização a essa causa, fundamental à pessoa humana, se torna cada vez mais premente. Em especial neste momento em que se desenha um inevitável avanço da expectativa de vida em boa parte dos países. Sabedor dessa condição, o Serviço Social do Comércio (Sesc) Ceará tem aprimorado o seu Trabalho Social com Idosos. Iniciativa que realiza, há mais de três décadas no Ceará, um esforço específico destinado aos longevos.

Em nosso portfólio, contamos com mais de 30 atividades, dentre elas um projeto denominado de Práticas Educativas da Ação Gerontológica. Ele é operacionalizado através de encontros temáticos, facilitados por profissionais de referência nas áreas da Gerontologia e da Geriatria, abordando conteúdos relativos ao processo de envelhecimento. A ação possui enfoque em pontos como: direitos, saúde, violência, além de remetê-los a marcadores interseccionais como raça, gênero e classe.

Tendo como mote a data instituída pela OMS, a Semana de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa, que acontece de 14 a 16 de junho no Sesc Fortaleza, oferecerá três encontros essenciais, entre outras coisas, para o entendimento do problema da violência contra o idoso, suas formas de prevenção e combate.

Com o tema “Na ponta da língua: reflexão sobre o idadismo contra a pessoa idosa”, o primeiro desses encontros busca refletir sobre os estereótipos negativos comumente associados à velhice e ao processo de envelhecimento a partir do uso de expressões idadistas utilizadas no cotidiano. Consiste em trazer, em ação itinerante, um grupo de pessoas atendidas pelo Trabalho Social com Idosos da unidade Sesc Fortaleza para ensaiar um diálogo utilizando expressões idadistas invertidas, visando despertar a reflexão do público sobre a necessidade de repensar as concepções de envelhecimento e velhice para evitar a reprodução de violência contra os idosos.

Para o segundo dia, estará reservado um momento para refletir sobre as estratégias preventivas, por intermédio do tema “Como a violência acontece: tipologias e estratégias de prevenção”. Estudantes do curso de Serviço Social da UniAteneu e integrantes da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência (Copid), vinculada à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), realizarão uma ação conjunta para apresentar os tipos de violência contra os idosos, distribuindo material informativo, discutindo estratégias de prevenção, além de destacar a importância do fortalecimento das políticas públicas voltadas para esse segmento.

Por último, no dia 16, será a vez de possibilitar um espaço seguro para circulação da palavra, no qual as pessoas idosas presentes poderão trazer suas narrativas pessoais acerca do modo como vivenciam e enfrentam situações de violência no cotidiano. O tema "Círculo de narrativas sobre a violência no cotidiano e formas de enfrentamento" estará em consonância com o que dizia Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Nesse sentido, a tipificação da violência contra a pessoa idosa surgiu a partir da análise da realidade vivida pelas pessoas velhas.

Portanto, torna-se central abrir espaço de escuta das narrativas de sujeitos que experienciam, em si mesma(o)s, situações de violências e que constroem e efetivam enfrentamentos possíveis.

                Thais Castro Monteiro - Supervisora de Assistência do Sesc Fortaleza

                 Foto:Divulgação Sesc

Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Curta nossa Página do Facebook

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

EDITAL PROGRAMA AMIGOS DE VALOR CICLO 2024 A 2027

EDITAL PROGRAMA AMIGOS DE VALOR CICLO 2024 A 2027
Estão abertas as inscrições para o Edital Amigo de Valor do Banco Santander, para os Fundos da Infância e Adolescência - Ciclo 2024/2027.

Curso de Assistente de Secretariado - 18 Horas Duração: 18 a 25 de Maio

Curso de Assistente de Secretariado - 18 Horas Duração: 18 a 25 de Maio
Descrição: Prepare-se para se destacar como assistente de secretariado com nosso curso virtual prático de 18 horas. Durante o curso, você aprenderá

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MADRAL ASSARE

MADRAL ASSARE
MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog