Programa da Fecomércio vai comprar mais de R$ 26 milhões da agricultura familiar cearense


 fotos: Jr. Panela.

Nesta sexta-feira (23), o Sistema Fecomércio Ceará lançou o Programa de Compra Direta de gêneros alimentícios de produtores familiares, que atuam na agricultura, pecuária, piscicultura e carcinicultura, para atender às demandas das unidades do Sesc e do Senac em todo o Estado. Mais de R$ 26 milhões serão destinados às compras, apenas no primeiro ano do programa, contemplando 13 cooperativas credenciadas que representam mais de 150 produtores.

O evento de lançamento aconteceu na sede da Federação e contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, deputado federal Luiz Gastão; do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz; o diretor-superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo; o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, Odilon Aguiar; os vereadores de Fortaleza Eudes Bringel e Estrela Barros; o superintendente do Sistema Fecomércio, Henrique Javi; a diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra, além de agricultores e líderes de cooperativas.

Os produtores – que são das mais diversas regiões do Ceará, incluindo Cariri, Sertão Central, Litoral Oeste/Vale do Curu e Serra da Ibiapaba – estão organizados por meio de cooperativas. Os insumos fornecidos por meio desse programa vão atender ao Hotel Sesc Iparana, restaurantes e clubes recreativos do Sesc, além dos cursos de gastronomia e as empresas-escolas do Senac, como o restaurante Mayú e o Café Senac. Também está previsto o suprimento de gêneros alimentícios para executar oficinas e práticas alimentares a serem realizados nos projetos Povos do Mar, Herança Nativa e Mostras de Cultura, além da criação de menu para eventos institucionais. Vale destacar o atendimento das escolas Educar Sesc, bem como as unidades Sesc Ler, visando o preparo da merenda escolar.

A agricultora familiar Antônia Alves, conhecida como dona Dita, disse que a luta para aumentar a comercialização dos produtos da agricultura familiar vem desde a origem das cooperativas. “O Sistema Fecomércio está abrindo uma nova porta para alavancar a agricultura familiar e estimular o aumento na produção. Essa parceria também vai estimular que os produtores se organizem ainda mais, por meio das cooperativas”, afirmou. Hoje ela é apicultora e planta frutas como laranja, limão, goiaba e manga, que vende na Bodega das Mulheres, às segundas e quartas-feiras, em Parambu.

“Hoje, o produtor familiar não tem garantia de preço e, por isso, acaba nas mãos de atravessadores. Com as flutuações do mercado e baixa dos preços, muitas vezes é mais vantajoso passar o trator por cima da plantação, porque sai mais caro colher do que vender. Isso faz com que a atividade seja de alto risco, principalmente para pequenos e médios produtores da agricultura familiar. Esse programa é para transmitir essa segurança e apoiar a produção”, contextualiza Luiz Gastão.

De acordo Gastão, o Programa de Compra Direta do Sistema Fecomércio surge para resolver esse problema. Com o edital, ele pode prever as suas vendas, planejar sua produção de acordo com preço orçado e garantido. “Esse é o modelo que está sendo iniciado pelo Sistema Fecomércio no Ceará, que tende a crescer e se tornar um programa nacional, criando uma base de sustentabilidade para agricultura familiar e solidária”, conclui.

Odilon Aguiar, superintendente do Ministério da Agricultura no Ceará, reforçou que “essa iniciativa representa um passo significativo em direção a um modelo econômico equitativo e ambientalmente adequado. Juntos, podemos construir um futuro próspero para os agricultores familiares cearenses e para o meio ambiente".

Já Moisés Braz, titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, declarou: "O Sistema SDA e o governo estadual celebram com otimismo mais uma parceria em prol dos agricultores e agricultoras cearenses. A decisão do Sistema Fecomércio de adquirir gêneros da agricultura familiar é mais um importante reconhecimento de que a nossa produção é saudável, sustentável e socialmente comprometida com o desenvolvimento local de comunidades e famílias rurais. Para a SDA, é motivo de orgulho poder executar políticas públicas, muitas delas em parceria com as organizações da sociedade civil, na perspectiva de que nossos empreendimentos possam produzir mais e melhor tendo garantia de preço justo, fortalecendo assim as cadeias produtivas e gerando valor para a sociedade. Parabéns à Fecomércio e à Agricultura Familiar do Ceará".

De acordo com o Guia de Aquisições Sustentáveis da CNC/ Sesc/ Senac, o fomento da adoção de critérios mais sustentáveis contribui para um modelo de crescimento econômico continuado, em prol da conservação do planeta, se mostrando socialmente justa e ambientalmente adequada. Nesse sentido, foi lançado edital de chamamento público para credenciamento das cooperativas aptas a atenderem as demandas do Sesc e do Senac em dezembro de 2022. A homologação das cooperativas credenciadas aconteceu em junho de 2023

Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Curta nossa Página do Facebook

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

EDITAL PROGRAMA AMIGOS DE VALOR CICLO 2024 A 2027

EDITAL PROGRAMA AMIGOS DE VALOR CICLO 2024 A 2027
Estão abertas as inscrições para o Edital Amigo de Valor do Banco Santander, para os Fundos da Infância e Adolescência - Ciclo 2024/2027.

Curso de Assistente de Secretariado - 18 Horas Duração: 18 a 25 de Maio

Curso de Assistente de Secretariado - 18 Horas Duração: 18 a 25 de Maio
Descrição: Prepare-se para se destacar como assistente de secretariado com nosso curso virtual prático de 18 horas. Durante o curso, você aprenderá

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MADRAL ASSARE

MADRAL ASSARE
MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog