Moda impulsiona o setor da economia criativa no Estado do Ceará

 

 foto: Jr.Panela

A economia criativa no Ceará tem alcançado um panorama promissor, com destaque especial para o mercado da moda. De acordo com o Observatório Itaú Cultural, que utilizou dados do ano de 2021, mais da metade das empresas criativas cearenses estão inseridas nessa categoria setorial, representando uma participação significativa de 57%. Isso reflete a força e o potencial desse setor no Estado, evidenciando a relevância da moda como uma das principais atividades econômicas criativas na região.

Além da moda, consideram-se no rol das atividades criativas os profissionais de artesanato, design, música, cinema, arquitetura, desenvolvimento de software e jogos, artes cênicas, artes visuais, museus e patrimônio, dentre outras.

Esse cenário favorável impulsiona a cadeia produtiva da moda cearense, impulsionando a geração de empregos, o crescimento econômico e o fortalecimento da identidade cultural local. Ainda de acordo com levantamento mais recente da mesma instituição, relativos ao último trimestre de 2022, o número de trabalhadores da economia criativa no Estado atingiu a marca de 314.457 pessoas ocupadas, o que representa 8% do total de empregos no Ceará.

A indústria da moda no Ceará se destaca pela sua diversidade e criatividade, contemplando desde a produção artesanal até as marcas de renome nacional. Além disso, a moda no Estado tem se mostrado cada vez mais consciente e sustentável, abraçando práticas responsáveis e inovadoras. Um exemplo disso é que mais de 50% dos ocupantes desses mais de 314 mil postos de trabalho é composto por mulheres. A diferença de ocupação entre os gêneros na economia criativa é de aproximadamente 3,3 mil postos. Além disso, a remuneração média dos trabalhadores criativos no Ceará é de R$ 1.885, valor superior à média estadual, que é de R$ 1.776.

Jovens Criadores: inscrições até dia 14 Com a participação majoritária das empresas criativas cearenses na categoria da moda, o Estado se consolida como um importante polo para o desenvolvimento desse segmento, contribuindo para a economia local e para a projeção do Ceará no cenário nacional da economia criativa. Sabedor dessa tendência, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Ceará criou o concurso Jovens Criadores. E, com a abertura das vagas para a segunda edição do certame, voltado para os estilistas e designers de moda que sonham em lançar uma coleção autoral, esses novos talentos têm até esta quarta-feira, 14 de junho, para se inscrever no concurso.

Voltado para alunos e ex-alunos da instituição, o concurso tem prêmio em dinheiro e os três primeiros lugares ainda ganham mentorias de moda, financiamento dos insumos necessários e apoio dos laboratórios do Senac para desenvolver a coleção. As peças criadas são registradas em ensaio fotográfico, apresentadas em desfile e comercializadas em um ponto de venda em Fortaleza. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://lp.ce.senac.br/jovenscriadores , onde também está disponível o edital.

“Como a maior escola de Educação Profissional no País, o Senac tem o compromisso de acompanhar as questões que pautam a contemporaneidade para propor ações assertivas, formando profissionais atualizados e preparados para atender as demandas do mercado, além de comprometidos com uma atuação humana diante da sociedade, contribuindo ainda para o desenvolvimento econômico de sua Região”, destaca a diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra. Mais informações: https://lp.ce.senac.br/jovenscriadores

Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Curta nossa Página do Facebook

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

EDITAL PROGRAMA AMIGOS DE VALOR CICLO 2024 A 2027

EDITAL PROGRAMA AMIGOS DE VALOR CICLO 2024 A 2027
Estão abertas as inscrições para o Edital Amigo de Valor do Banco Santander, para os Fundos da Infância e Adolescência - Ciclo 2024/2027.

Curso de Assistente de Secretariado - 18 Horas Duração: 18 a 25 de Maio

Curso de Assistente de Secretariado - 18 Horas Duração: 18 a 25 de Maio
Descrição: Prepare-se para se destacar como assistente de secretariado com nosso curso virtual prático de 18 horas. Durante o curso, você aprenderá

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MADRAL ASSARE

MADRAL ASSARE
MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog