Lazer Parque Dom Aloísio Lorscheider é opção de lazer e esporte para todas as idades em Fortaleza

 



Lazer
Parque Dom Aloísio Lorscheider é opção de lazer e esporte para todas as idades em Fortaleza
7 de janeiro de 2023
Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Ascom Casa Civil - Fotos
Yuri Leonardo - Ascom Casa Civil - Arte

Neste sábado (7), o Parque realiza o primeiro pré-carnaval, a partir das 19h

Quem passa em frente ao Parque Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Itaperi, em Fortaleza, é contagiado pela vida que pulsa no local, com opções de lazer e esporte para todas as idades. O complexo, que está em funcionamento há quase 10 meses, também representa oportunidades e geração de renda para a comunidade.

Inaugurado em março de 2022, o Parque fica localizado na Avenida Bernardo Manuel, mais precisamente onde funcionou o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), que já foi o maior presídio do Ceará. A requalificação da área, realizada pelo Governo do Ceará, transformou, por meio de cores, equipamentos e serviços de cidadania, o cenário que antes era marcado pela solidão e o medo.
Hoje, no lugar dos altos muros e das grades, a vizinhança cria e fortalece laços de afeto. Para isso, o Parque dispõe de areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, rampa de skate, quadras poliesportivas, incluindo quadra de areia, além de anfiteatro, quiosques e biblioteca. A administração é de responsabilidade da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Laços familiares e comunitários

Socorro Coelho, de 49 anos, relata sobre como o Parque trouxe dias mais leves. “Antes, a gente sentia insegurança até para passar por aqui. Agora, é tudo diferente. Foi uma mudança grande, principalmente para o meu filho mais velho, o Daniel, que na pandemia da covid-19 desenvolveu ansiedade. Com a inauguração do Parque, eu e ele, que está inscrito no basquete, passamos a frequentar aqui todos os dias. Ele está mais animado e tranquilo, com muitas amizades novas”, diz.
Daniel Coelho, de 14 anos, é um dos mais de 1.670 alunos matriculados nas modalidades esportivas ofertadas no local. Além do basquete, diariamente são realizadas aulas de capoeira, treinamento funcional, futebol, futsal, ritmos, tiro com arco, beach tennis, skate e futsal. As turmas são divididas no período da manhã, tarde e noite. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o projeto Esporte em 3 Tempos, da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv).

As atividades também são fonte de saúde física e mental para Marlucia Nunes, 53, e Rosa Bento, 53. As duas frequentam as aulas de ritmos desde o começo.
“Eu só não venho no domingo porque não tem”, brinca Rosa. “É saúde para o meu corpo todo, que antes era só dor. Hoje, posso dizer, estou toda desentravada. Além disso, fizemos uma família aqui”, complementa Marlucia.

Além do esporte, o universo lúdico do conhecimento pode ser acessado por todos na biblioteca do Parque, que fica bem próxima à brinquedopraça. Estrutura que encantou a assistente comercial Caroline de Freitas, 33.
“É muito bom ver esse espaço da biblioteca com brinquedoteca. Isso representa mais desenvolvimento para crianças e jovens, com acesso à leitura”, ressalta.
Para o instrutor de capoeira, Jamaica, a formação cultural também é essencial para as crianças. “O Parque proporciona alegria e energias positivas, tirando as crianças da ociosidade. Na capoeira, elas também têm a oportunidade de aprender sobre a cultura popular brasileira”, explica.

Lugar de oportunidades

Além de democratizar o espaço urbano, o Parque Dom Aloísio Lorscheider simboliza a transformação de gerações. É o que afirma a titular da SPS, Onélia Santana. “As experiências vividas impactam positivamente na vida das pessoas, seja por oferecer mais qualidade de vida, desenvolvimento saudável, ou por ofertar oportunidade de qualificação profissional e traçar uma nova trajetória de autonomia. Com o Parque Dom Aloísio Lorscheider, o Governo do Ceará trabalha uma sociedade mais inclusiva, com o cuidado integral e integrado das famílias”, garante.

Com foco na qualificação profissional, a SPS promoveu, dentro do Programa Criando Oportunidades, diversos cursos para a comunidade ao longo de 2022, incluindo de bartender, maquiagem e barbeiro.

A geração de renda também ganha destaque com os trailers e carrinhos no entorno do Parque. É possível encontrar muitas opções de comidas de rua, dentre elas, o famoso pratinho; comida típica cearense que leva arroz (ou baião de dois), creme de frango (vatapá), paçoca e salada.

Rose Soares é quem prepara e vende pratinho no Dom Aloísio. “Eu moro bem perto e, há um mês, no dia do meu aniversário, resolvi vender pratinho aqui. Venho de domingo a domingo, no período da noite, e sempre acaba tudo. No pré-carnaval é que vai ser bom”, projeta.
O pré-carnanal é uma das atividades que compõem a programação de janeiro
Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Curta nossa Página do Facebook

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

EDITAL PROGRAMA AMIGOS DE VALOR CICLO 2024 A 2027

EDITAL PROGRAMA AMIGOS DE VALOR CICLO 2024 A 2027
Estão abertas as inscrições para o Edital Amigo de Valor do Banco Santander, para os Fundos da Infância e Adolescência - Ciclo 2024/2027.

Curso de Assistente de Secretariado - 18 Horas Duração: 18 a 25 de Maio

Curso de Assistente de Secretariado - 18 Horas Duração: 18 a 25 de Maio
Descrição: Prepare-se para se destacar como assistente de secretariado com nosso curso virtual prático de 18 horas. Durante o curso, você aprenderá

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MADRAL ASSARE

MADRAL ASSARE
MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog