Mapa da Água Água de 7 municípios do Cariri registram substâncias tóxicas acima do nível de segurança



Foto: Reprodução Agência Brasil
Em 09/03/2022 às 11:00
Nesta terça-feira (8), um levantamento realizado pela organização Repórter Brasil, apresentou dados sobre a qualidade da água nos municípios brasileiros entre os anos de 2018 e 2020. De acordo com o Mapa da Água, somente no Ceará, 14 municípios registraram presenças de substâncias com os maiores riscos de gerar doenças crônicas, como câncer, destes, 7 são da região do Cariri.

O levantamento analisou os resultados de testes feitos pelas empresas e instituições responsáveis pelo abastecimento que integram os dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, (Sisagua), do Ministério da Saúde. Os dados também foram interpretados de acordo com os parâmetros da organização.

Os dados foram classificados em: substâncias com os maiores riscos de gerar doenças crônicas, como câncer; outras substâncias que geram riscos à saúde; substâncias detectadas dentro do limite de segurança e municípios que não enviaram informações ou enviaram dados inconsistentes.

As cidades que tiveram resultados acima do limite de segurança foram: Ararendá, Baixio, Caucaia, Catunda, Fortaleza, Tamboril, Ipaumirim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Poranga, Porteiras e Umari. Em todos esses municípios foi encontrada, em alta quantidade, pelo menos uma substância listada como “reconhecidamente” ou “provavelmente” cancerígena, disruptora endócrina (que desencadeiam problemas hormonais) ou causadora de mutação genética.

[caption id="attachment_112127" align="alignnone" width="877"] Foto: Reprodução Mapa da Água[/caption]

Nos municípios do Cariri, a substância que prevaleceu nas amostras foi o Nitrato na forma inorgânica. Classificado como provavelmente cancerígeno para humanos pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde. A substância e seus compostos são utilizados na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos e pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos vasodilatadores, aponta o estudo.

A lei determina que os fornecedores são os responsáveis por testar a água e por apresentar os resultados à autoridade de saúde local, por meio do registro desses dados no Sisagua. Mas, 48% dos municípios brasileiros não informaram os resultados, o que impede o monitoramento da água nessas localidades.

Ainda de acordo com a pesquisa, um resultado acima do limite não significa necessariamente que a água de todo o município tem problemas, mas sim os locais abastecidos por aquela estação. “Em termos de alerta para a saúde da população, porém, um local com problema pode afetar pessoas de diferentes partes do mesmo município, já que elas circulam e estão sujeitas a consumir água em diferentes locais”.

A reportagem do Site Miséria entrou em contato com a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece). Em nota, a empresa afirmou que “realiza o tratamento da água e distribui à população, mantendo rigoroso monitoramento da qualidade através de ensaios laboratoriais conforme preconiza o Ministério da Saúde e que o levantamento realizado erroneamente juntou os dados de empresas que apresentam substâncias tóxicas, aos dados de subprodutos de cloração que a Cagece monitora durante o tratamento da água nas Estações [...] todos os dados de monitoramento da Cagece ficam registrados no Sisagua, e atestam que a empresa monitora rigorosamente todas a etapas da cadeia de produção da água, de modo que providências sejam tomadas imediatamente quando se detecta algo fora do padrão”.

Por Yanne Vieira
Miséria.com.br
Share:

Nenhum comentário:

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog