Mapa da Água Água de 7 municípios do Cariri registram substâncias tóxicas acima do nível de segurança



Foto: Reprodução Agência Brasil
Em 09/03/2022 às 11:00
Nesta terça-feira (8), um levantamento realizado pela organização Repórter Brasil, apresentou dados sobre a qualidade da água nos municípios brasileiros entre os anos de 2018 e 2020. De acordo com o Mapa da Água, somente no Ceará, 14 municípios registraram presenças de substâncias com os maiores riscos de gerar doenças crônicas, como câncer, destes, 7 são da região do Cariri.

O levantamento analisou os resultados de testes feitos pelas empresas e instituições responsáveis pelo abastecimento que integram os dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, (Sisagua), do Ministério da Saúde. Os dados também foram interpretados de acordo com os parâmetros da organização.

Os dados foram classificados em: substâncias com os maiores riscos de gerar doenças crônicas, como câncer; outras substâncias que geram riscos à saúde; substâncias detectadas dentro do limite de segurança e municípios que não enviaram informações ou enviaram dados inconsistentes.

As cidades que tiveram resultados acima do limite de segurança foram: Ararendá, Baixio, Caucaia, Catunda, Fortaleza, Tamboril, Ipaumirim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Poranga, Porteiras e Umari. Em todos esses municípios foi encontrada, em alta quantidade, pelo menos uma substância listada como “reconhecidamente” ou “provavelmente” cancerígena, disruptora endócrina (que desencadeiam problemas hormonais) ou causadora de mutação genética.

[caption id="attachment_112127" align="alignnone" width="877"] Foto: Reprodução Mapa da Água[/caption]

Nos municípios do Cariri, a substância que prevaleceu nas amostras foi o Nitrato na forma inorgânica. Classificado como provavelmente cancerígeno para humanos pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde. A substância e seus compostos são utilizados na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos e pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos vasodilatadores, aponta o estudo.

A lei determina que os fornecedores são os responsáveis por testar a água e por apresentar os resultados à autoridade de saúde local, por meio do registro desses dados no Sisagua. Mas, 48% dos municípios brasileiros não informaram os resultados, o que impede o monitoramento da água nessas localidades.

Ainda de acordo com a pesquisa, um resultado acima do limite não significa necessariamente que a água de todo o município tem problemas, mas sim os locais abastecidos por aquela estação. “Em termos de alerta para a saúde da população, porém, um local com problema pode afetar pessoas de diferentes partes do mesmo município, já que elas circulam e estão sujeitas a consumir água em diferentes locais”.

A reportagem do Site Miséria entrou em contato com a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece). Em nota, a empresa afirmou que “realiza o tratamento da água e distribui à população, mantendo rigoroso monitoramento da qualidade através de ensaios laboratoriais conforme preconiza o Ministério da Saúde e que o levantamento realizado erroneamente juntou os dados de empresas que apresentam substâncias tóxicas, aos dados de subprodutos de cloração que a Cagece monitora durante o tratamento da água nas Estações [...] todos os dados de monitoramento da Cagece ficam registrados no Sisagua, e atestam que a empresa monitora rigorosamente todas a etapas da cadeia de produção da água, de modo que providências sejam tomadas imediatamente quando se detecta algo fora do padrão”.

Por Yanne Vieira
Miséria.com.br
Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE
CONFIRA A LISTA DO BENEFICIADOS DO VALE GAS SOCIAL CLICANDO EM CIMA DO BANNER ACIMA

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE
JUNTA DO SERVIÇO MILITAR DE ASSARÉ

JS MOTO PEÇAS (88) 9 9655-8730 / (88)9 9363-5923

JS MOTO PEÇAS (88) 9 9655-8730 / (88)9 9363-5923
Rua Tertuliano Catonho - Centro- Assare-Ceará

DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO ROMÃO

DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO ROMÃO
ORG:ROMÃO E KAKÁ

CASA DOS PARAFUSOS SANTO EXPEDITO

CASA DOS PARAFUSOS SANTO EXPEDITO
PARAFUSOS,ARRUELAS,PORCAS TINTAS SPRAY E MUITO MAIS

LOJA BARATEIRA

LOJA BARATEIRA
ASSARÉ E ANTONINA DO NORTE

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog