Personalidades e instituições recebem na AL prêmio Protetor da Caatinga

 

    Foto: Marcos Moura

Personalidades e instituições que contribuem para a preservação do bioma caatinga do semiárido nordestino foram agraciadas, nesta quarta-feira (15/12), com o prêmio Protetor da Caatinga. Em sua 2ª edição, a premiação é promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em parceria com o Blog Amauri Alencar, e foi realizada na Casa, atendendo a solicitação dos deputados Romeu Aldigueri (PDT) e Marcos sobreira (PDT).

Foram 48 homenageados que tiveram importantes atuações e colaboraram, de forma direta ou indireta, para a manutenção desse que é considerado o ecossistema mais representativo da região Nordeste.

Romeu Aldigueri lembrou que, apenas no Ceará, a caatinga “está presente em 92% do nosso território. É beleza e riqueza biológica e tem um poder de regeneração imenso”. O parlamentar falou sobre a árvore símbolo do Ceará, a carnaúba, que é encontrada na caatinga, e informou que a Universidade Federal do Ceará deu entrada em sua 20ª carta patente de componentes da carnaúba para realização de estudos de produtos e subprodutos para o combate ao câncer.

De acordo com o deputado Marcos Sobreira (PDT), o Ceará tem mais de dois milhões de metros quadrados desse bioma em seu território. Ele destacou a grande preocupação devido às queimadas e informou que apresentou um projeto de lei para criar a campanha Agosto Cinza, com o objetivo de alertar sobre os prejuízos que são causados por essa prática.

O deputado Fernando Santana (PT) também participou da premiação. Ele parabenizou o jornalista Amauri Alencar pela iniciativa de agraciar protetores da caatinga e ressaltou que está à disposição para colaborar com essa causa.

Uma das homenageadas, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, lembrou que “temos, cada um de nós, nossa responsabilidade com essa causa. Preservar a natureza é preservar a vida de cada um”.

O jornalista e criador da premiação, Amauri Alencar, ressaltou que o prêmio Protetor da Caatinga  tem o propósito de dar visibilidade aos exemplos nobres de pessoas comprometidas com essa causa. “É importante defender a caatinga, tão desprestigiada e maltratada. É missão de todos nós. Nosso dever é nos juntar”. Ele lamentou as queimadas constantes nesse bioma, sendo a maioria provocada por incêndios criminosos. Segundo Amauri Alencar, “o mundo inteiro vê e adverte que parte do Nordeste está se transformando em um deserto, e devemos sim ficar preocupados”, alertou.

Também estiveram presentes à 2ª edição do prêmio Protetor da Caatinga a secretáriada de Educação do Estado, Eliane Estrela, representando o governador do Ceará, Camilo Santana, além de representantes das prefeituras de Pacujá, Salitre, Santana do Cariri.

A cerimônia contou ainda com apresentação das crianças e adolescentes da Escola de Música Feitosa, além da participação do poeta Pedro Sampaio, que recitou poema sobre a preservação da caatinga.

JM/CG

  •  Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog