Personalidades e instituições recebem na AL prêmio Protetor da Caatinga

 

    Foto: Marcos Moura

Personalidades e instituições que contribuem para a preservação do bioma caatinga do semiárido nordestino foram agraciadas, nesta quarta-feira (15/12), com o prêmio Protetor da Caatinga. Em sua 2ª edição, a premiação é promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em parceria com o Blog Amauri Alencar, e foi realizada na Casa, atendendo a solicitação dos deputados Romeu Aldigueri (PDT) e Marcos sobreira (PDT).

Foram 48 homenageados que tiveram importantes atuações e colaboraram, de forma direta ou indireta, para a manutenção desse que é considerado o ecossistema mais representativo da região Nordeste.

Romeu Aldigueri lembrou que, apenas no Ceará, a caatinga “está presente em 92% do nosso território. É beleza e riqueza biológica e tem um poder de regeneração imenso”. O parlamentar falou sobre a árvore símbolo do Ceará, a carnaúba, que é encontrada na caatinga, e informou que a Universidade Federal do Ceará deu entrada em sua 20ª carta patente de componentes da carnaúba para realização de estudos de produtos e subprodutos para o combate ao câncer.

De acordo com o deputado Marcos Sobreira (PDT), o Ceará tem mais de dois milhões de metros quadrados desse bioma em seu território. Ele destacou a grande preocupação devido às queimadas e informou que apresentou um projeto de lei para criar a campanha Agosto Cinza, com o objetivo de alertar sobre os prejuízos que são causados por essa prática.

O deputado Fernando Santana (PT) também participou da premiação. Ele parabenizou o jornalista Amauri Alencar pela iniciativa de agraciar protetores da caatinga e ressaltou que está à disposição para colaborar com essa causa.

Uma das homenageadas, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, lembrou que “temos, cada um de nós, nossa responsabilidade com essa causa. Preservar a natureza é preservar a vida de cada um”.

O jornalista e criador da premiação, Amauri Alencar, ressaltou que o prêmio Protetor da Caatinga  tem o propósito de dar visibilidade aos exemplos nobres de pessoas comprometidas com essa causa. “É importante defender a caatinga, tão desprestigiada e maltratada. É missão de todos nós. Nosso dever é nos juntar”. Ele lamentou as queimadas constantes nesse bioma, sendo a maioria provocada por incêndios criminosos. Segundo Amauri Alencar, “o mundo inteiro vê e adverte que parte do Nordeste está se transformando em um deserto, e devemos sim ficar preocupados”, alertou.

Também estiveram presentes à 2ª edição do prêmio Protetor da Caatinga a secretáriada de Educação do Estado, Eliane Estrela, representando o governador do Ceará, Camilo Santana, além de representantes das prefeituras de Pacujá, Salitre, Santana do Cariri.

A cerimônia contou ainda com apresentação das crianças e adolescentes da Escola de Música Feitosa, além da participação do poeta Pedro Sampaio, que recitou poema sobre a preservação da caatinga.

JM/CG

  •  Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE
Assaré investe mais de 4 milhões de reais em pavimentação

DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO ROMÃO

DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO ROMÃO
ORG:ROMÃO E KAKÁ

Dr.Alzir Freire Advogado

Dr.Alzir Freire Advogado
Para esclarecimento de dúvidas ou qaisquer questões trabalhistas,entre em contato pelo numero (88)9 9784-0405

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

JS MOTO PEÇAS (88) 9 9655-8730 / (88)9 9363-5923

JS MOTO PEÇAS (88) 9 9655-8730 / (88)9 9363-5923
Rua Tertuliano Catonho - Centro- Assare-Ceará

LOJA BARATEIRA

LOJA BARATEIRA
ASSARÉ E ANTONINA DO NORTE

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog