Bahia monitora dez barragens por risco de rompimento em função das chuvas

 Escrito por , 

Mais de 31 mil pessoas estão desabrigadas por conta de precipitações

Legenda: Corpo de Bombeiros já fez diversas salvamentos em casas de famílias alagadas
Foto: Camila Souza/GOVBA

O Corpo de Bombeiros da Bahia mostra preocupação com as barragens na região sul do estado com atual condição de chuvas. As fortes precipitações levaram a instituição ao monitoramento de ao menos dez barragens por risco de rompimento. A informação é Jornal Nacional da TV Globo.

A barragem da Pedra, perto do município de Jequié, precisou abrir seis das sete comportas. E com o aumento do volume liberado, o Rio de Contas subiu, afetando as comunidades ribeirinhas.

Município de Gandu é um dos atingidos pelas chuvas
Legenda: Município de Gandu é um dos atingidos pelas chuvas
Foto: Camila Souza/GOVBA

Outra situação complicada é na barragem da Pedra do Cavalo, uma das mais importantes da Bahia, o volume chegou a atingir o volume máximo da calha do rio.

Outra cidade que enfrenta complicações é Cândido Sales. Diversas famílias estão com casas alagadas.

DESABRIGADOS PELAS CHUVAS

A Bahia contabilizou, até esta segunda-feira (27), 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). O número de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência.

Foram registrados ainda 358 feridos e 20 mortos. Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna: uma mulher de 33 anos, vítima de desabamento, e um homem, de 21 anos, levado pela correnteza. O total de pessoas afetadas é superior a 470 mil (471.009).

As mortes foram registradas em Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (1), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).

POR QUE TANTA CHUVA NESSA REGIÃO?

Cidade de Itamaraju também sofreu danos causados pelas chuvas
Legenda: Cidade de Itamaraju também sofreu danos causados pelas chuvas
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o principal fenômeno responsável pelas chuvas nessas áreas foi a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela reposição hídrica em parte do Brasil central no período chuvoso e tem como característica a persistência de uma faixa de nuvens que fica, praticamente estacionada, provocando muita chuva sobre as mesmas áreas por, pelo menos, quatro dias consecutivos.

Em Lençóis (BA), o total de precipitações entre os dias 01 e 27/12 de 578,0 mm representa 445,4 mm acima da média para todo o mês de dezembro que é de 132,6 mm. Além disso, é o maior acumulado em dezembro desde 1961, superando o recorde anterior de 564,5 mm de dezembro de 1989.

Em Caravelas (BA), o total de chuva até a manhã do dia 27/12 de 493,4 mm representa 346,2 mm acima da média para todo o mês de dezembro (148,0 mm). O mês de dezembro de 2021 já é o mais chuvoso nessa estação desde 1961, ultrapassando o recorde anterior de 404,7 mm de dezembro de 2006. Destaque também para o total de chuva no dia 24/12 de 117,9 mm.

Na Estação Meteorológica do INMET em Ilhéus (BA), o total de chuva entre os dias 01 e 27/12 de 410,4 mm representa 265,4 mm acima da média para todo o mês de dezembro que é de 145,3 mm. Apenas no dia 25/12, o total de chuva nessa estação foi de 139,0 mm. Além disso, é o maior acumulado em dezembro desde 1961, superando o recorde anterior de 356,3 mm de dezembro de 1975.

PREVISÃO DO TEMPO

Entre a noite de segunda-feira (27) e a noite de terça-feira (28), a previsão ainda indica acumulados de chuva significativos em áreas do sul da Bahia e no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Não estão descartados totais de chuva pontuais de 100 mm especialmente no extremo sul do estado da Bahia.

Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog