Fábrica de massas no Crato reestrutura produção e expande vendas

 Escrito por , 

Empresa participou de programas de melhoria e conseguiu aumentar sua capacidade produtiva durante a pandemia.

Legenda: A linha de produção é um dos pilares da indústria.
Foto: Banco de Imagens

Empreender no setor da indústria significa entender que uma linha de produção estruturada é um dos pilares do negócio. Considerando maquinários, operadores e produtos, o processo produtivo de uma empresa define fatores como qualidade e segurança, especialmente se o produto é alimentício. 

Como pontua Elizangela Melo Andrade, articuladora do Sebrae Cariri, quando a linha de produção de uma empresa não é bem definida, pode dificultar o planejamento do negócio, a padronização e o controle de qualidade. “Traz implicações para a gestão e faz com que o empreendedor não tome decisões de forma assertivas”, acrescenta.

A empreendedora Ivaniza Chagas Bezerra Feitosa, proprietária da fábrica Massas Tia Niza, uma microempresa no setor fabricação de biscoitos e bolachas na cidade do Crato, começou a sentir dificuldade em gerenciar a produção para atender a demanda durante a pandemia. “Com a linha de produtos crescendo e a demanda aumentando, senti a necessidade de procurar ajuda e estratégias que atendessem a esse crescimento”, conta.

De acordo com a empresária, na pandemia, as vendas subiram muito, reflexo percebido em todo o setor alimentício. Foi aí que ela entrou em contato com o Sebrae e recebeu auxílio de um engenheiro de produção. “O resultado foi excelente, agregou muito na empresa, aumentou bastante nosso potencial de produção. Crescemos em torno de 30%”, comemora. Além do aumento da produção, a empreendedora ganhou em organização, gestão de tempo e clareza em relação ao potencial produtivo do negócio. 

Legenda: Ivaniza Chagas Bezerra Feitosa, proprietária da fábrica Massas Tia Niza
Foto: Divulgação

VISÃO DO TODO

Com a estruturação do processo de produção, o empreendedor consegue enxergar o todo, uma vez que outras áreas do negócio também são afetadas. “Tem relação com o processo de comercialização e logística, por exemplo”, diz a articuladora do Sebrae Cariri. “É importante ter o planejamento do cronograma de produção alinhado com o cronograma de vendas e entrega. Também tem relação com custos da empresa, uma vez que se o processo produtivo não for sustentável ele pode gerar desperdícios, desestímulo da equipe, bem como interfere no processo de melhoria contínua da empresa”, argumenta Elizangela Melo Andrade.

De acordo com a articuladora do Sebrae, empresas que têm linha de produção precisam entender seu market share para organizar sua capacidade produtiva e então pensar na estrutura de maquinário, layout, processos, tanto de produção como de comercialização etc. “Todos esses aspectos devem estar integrados para realizarem as etapas de maneira organizada e sequencial e, desta forma, ter eficiência, sustentabilidade e competitividade mantendo a qualidade. Com toda essa estruturação, a empresa passa a ter condições de praticar o processo de melhoria contínua e, claro, inserção de novas tecnologias”, pontua. 

SOLUÇÕES

Com o Sebrae Na Sua Empresa inúmeras empresas têm a oportunidade de receber apoio para o crescimento dos negócios. É a porta de entrada, onde o agente do Sebrae vai até a empresa para dar um diagnóstico objetivo junto ao cliente e assim planejar os próximos passos. 

“O Sebrae possui soluções estratégicas para gerar mais competitividade para a indústria, com ferramentas, consultorias, capacitações e serviços em tecnologia e inovação e ações de mercado”, afirma Elizangela Melo. “Estas ações permitem conhecer e melhorar os processos produtivos das empresas, desde o recebimento das matérias-primas até a disponibilização do produto/serviço para o cliente final, incluindo melhorias que visam maximizar a produtividade, melhorar a qualidade do produto e redução de custos. Também orientamos as empresas na adequação de seus processos e produtos, para atender requisitos especificados em normas e legislação específica, bem como na introdução de mecanismos na empresa que lhe ajudem na gestão da qualidade do negócio”, finaliza.

Serviço:

Sebrae Na sua Empresa
Clique para saber mais


Share:

Nenhum comentário:

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog