Nota de Pesar.



O Assaré se despediu hoje de um dos seus mais destacados empreendedores: Raimundo Gonçalves da Silva, identificado popularmente por “Seu Mundinho do Motor”. Nascido na Serra de Santana, no clã da família Gonçalves, desde jovem abraçou a agricultura como profissão. Como vítima da seca, resolveu emigrar para o Estado de São Paula, no início da década de 1950,  ainda recém-casado. Na terra dos bandeirantes trabalhou com uma família espanhola na lavoura do café, de quem se tronara muito amigo. É tanto que os espanhóis quase não o libraram para que regressasse ao Ceará, porque sentiriam muito a sua falta. De volta ao torrão natal, seu Mundinho voltou ao cultivo dos campos da Serra de Santana. Tempos mais tarde, passou a negociar com produtos agrícolas e sentiu a necessidade de residir na cidade por conta da feira. 

Diante do seu espírito empreendedor, viu que faltava ao Município de uma indústria de beneficiamento de arroz. Então, ele montou a primeira da região. Adquiriu os equipamentos em São Paulo e instalou a arrozeira, no início tracionada por motor a combustão. E como motor era novidade, ao invés de uma alcunha como “Mundinho da Arrozeira,” por exemplo, preferiram colocar o motor. Com a chegada da energia, ele modernizou ainda mais os equipamentos, construindo um prédio próprio da indústria no bairro Laranjeiras. Durante 50 anos descascou o arroz da enorme freguesia e o que ele comprava, para vender aos comerciantes e populares. 

Ainda nesta linha de empreendimento, Seu Mundinho possuiu uma serraria por muitos anos, se desfazendo da mesma, por conta da sua idade. 

Casou-se também com uma serrana, dona Zeneide, uma união que permaneceu por mais de 68 anos, com quem teve os seguintes filhos: Chiquinho, Clovis, Marcílio e Zenaide. 

Na política atuou diretamente ao apoiar o seu irmão Manuel Gonçalves para deputado federal e o genro Dr. Pedro Gonçalves, que por 10 anos exerceu dois mandatos de prefeito. 

Seu Mundinho do Motor também conservou durante a vida inteira o espírito generoso e fraterno para fazer o bem. A sua memória ficará como exemplo de um cidadão que sempre quis o melhor para a sua terra. E a marca do seu trabalho e da vocação para empreender, ficará marcada no prédio da arrozeira que permanece intacto na Av. Manuel Gonsalves, de alguém que contribuiu para fazer o Assaré avançar no tempo. 

Neste momento de dor, a TV Quixabeira associa-se ao sofrimento da família pela irreparável perca e pede ao bondoso Pai Eterno que acolha seu Mundinho na Mansão dos justos.

A TV Quixabeira homenageia este cidadão que passou pelo Mundo para somar na construção do bem e da paz.

Diretor - Cicero Ferreira Lima 

E redatores.

Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE
PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA PROGRAMA SINALIZE

ASSISISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE

ASSISISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE
Prefeitura de Assaré realiza distribuição de 612 cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social

IVAN FILTROS

IVAN FILTROS
9-9944.3348 / 9-9211.5887

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

BURGER KING

LOJA BARATEIRA

LOJA BARATEIRA
ASSARÉ E ANTONINA DO NORTE

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog