O que se sabe sobre a Doença de Haff, conhecida como ‘doença da urina preta’

 Escrito por , 

Ceará soma dois casos suspeitos da doença, que já foi registrada em outros locais. O Amazonas passa por um surto, com 44 registros em investigação

Legenda: A síndrome de rabdomiólise, que gera a ruptura dos tecidos musculares, quando relacionada à ingestão de peixes ou crustáceos contaminados, passa a ser conhecida como Doença de Haff ou “doença da urina preta”.
Foto: Fabiane de Paula

Com dois casos suspeitos no Ceará registrados durante o mês de agosto, a Doença de Haff - também conhecida como “doença da urina preta” - tem gerado preocupações entre a comunidade médica. A condição é ocasionada a partir da síndrome de rabdomiólise relacionada à ingestão de peixes ou crustáceos contaminados, o que gera uma ruptura dos tecidos musculares. 

De acordo com pesquisa científica publicada no periódico Eurosurveillance e divulgada no portal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as infecções pela Doença de Haff foram reportadas pela primeira vez em 1924 na região do Báltico, entre a Prússia e a Suécia. Em seguida, os Estados Unidos e a China também identificaram registros semelhantes. No Brasil, atualmente, o Amazonas constata um surto de casos na região, com 44 casos suspeitos.

Neste cenário, o Diário do Nordeste conversou com a médica infectologista e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mônica Façanha, para compreender a conjuntura provocada pela patologia no organismo humano.

O QUE É A DOENÇA DE HAFF OU ‘DOENÇA DA URINA PRETA’?

“O que se sabe até agora é que é uma doença adquirida pela ingestão de peixes, camarão ou lagosta e que é causada por uma toxina, que não dá para a gente identificar macroscopicamente, isto é, não dá para identificar pelo cheiro ou pela cor, de olhar e achar que o peixe tá estragado e assim descartar a possibilidade de ingestão. Isso é um problema, porque a princípio ninguém sabe como fazer a prevenção primária”, destaca a infectologista.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DOENÇA?

“Os sintomas podem acontecer muito perto da ingestão do peixe, entre duas horas até um dia depois ou um pouco mais. A pessoa começa a ter dor no corpofebre, pode ter náuseas também e o que chama a atenção é a urina escura, porque essa toxina acomete o músculo, então a célula muscular se rompe e libera a mioglobina, que vai dar a cor escura da urina. E dependendo da quantidade de lesão muscular [rabdomiólise] pode até levar a lesão do rim”, conforme a médica.

QUAIS SÃO OS PEIXES QUE CAUSAM A DOENÇA DA URINA PRETA?

“Vários peixes já foram identificados como suspeitos de terem sido responsáveis pela doença. Nos casos de Recife, atualmente, o tambaqui é que tá sendo acusado. Mas a gente já teve casos com outras espécies de peixe. Existe a hipótese de que a contaminação seja no armazenamento ou no transporte dos animais”, esclarece Mônica Façanha. 

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os dois casos suspeitos no Estado estão ligados à ingestão da espécie de peixe arabaiana ou “olho de boi”.
 

Já no estudo divulgado pela Eurosurveillance, a doença geralmente envolve o consumo de peixes de água doce. Dentre 15 casos reportados na pesquisa, 14 haviam ingerido peixe cozido das espécies “olho de boi’ (Seriola spp) ou “badejo” (Mycteroperca spp). A equipe de pesquisadores trabalha ainda com a hipótese de que a causa mais provável da doença seja uma toxina presente na cadeia alimentar aquática.

COMO SE PREVENIR DESTA SÍNDROME?

“Nesse momento, o que se pode fazer é comer menos peixe, tentar evitar grandes quantidades de pescado para conter a ingestão da toxina, caso ela esteja presente. Se for comer, que seja o mais fresco possível para evitar exatamente os problemas no armazenamento ou no transporte. Não tem uma definição muito clara do que se pode fazer, porque a gente não consegue identificar o problema antes de ingerir”, pontua a docente da UFC.

Segundo o infectologista Antônio Bandeira, em entrevista à Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a toxina presente nos peixes e crustáceos infectados é estável ao calor. Desse modo, “não adianta ferver, fritar ou cozinhar o peixe contaminado”.

COMO É TRANSMITIDA A DOENÇA DE HAFF E QUAIS OS SEUS PRINCIPAIS RISCOS?

Segundo a médica Mônica Façanha, a doença é transmitida exclusivamente pelo consumo de peixes ou crustáceos contaminados, não sendo uma doença contagiosa entre humanos. Além disso, a enfermidade pode gerar várias complicações, mas a mais frequente e perigosa é a insuficiência renal.

O QUE AS PESSOAS DEVEM FAZER QUANDO NOTAREM A URINA ESCURA OU QUANDO SUSPEITAREM DA DOENÇA?

“Elas precisam procurar o atendimento médico, porque é preciso ver qual é a intensidade desse acometimento. E aí vai precisar de muita hidratação para a proteção do rim. O tratamento é basicamente hidratar e manter as funções dos órgãos vitais”, finaliza a especialista.

*Mônica Façanha possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará.


Share:

Nenhum comentário:

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog