Quem é Eduardo Leite? Governador que se assumiu gay já sofreu ataques homofóbicos

 Escrito por , 

Diversas personalidades parabenizaram o político por revelar a orientação sexual

Legenda: Ele é o primeiro presidenciável a admitir publicamente ser homossexual
Foto: divulgação

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), assumiu a homossexualidade durante uma entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, nesta quinta-feira (1º). Após a revelação em rede nacional, o político agradeceu o apoio que recebeu ao expor a sexualidade.  

“As inúmeras mensagens de carinho e apoio que estou recebendo me deixam absolutamente seguro: o amor vai vencer o ódio! Muito muito muito [sic] obrigado a todos!” 
EDUARDO LEITE
governador do Rio Grande do Sul

Escreveu o gestor no Twitter. Ele é o primeiro presidenciável a admitir publicamente ser gay. Diversas personalidades parabenizaram o político por revelar a orientação sexual. 

Companheiros de partido e concorrentes pela vaga de candidato à presidência da República pelo PSDB, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) destacou o respeito a Leite, a quem chamou de “meu amigo”.  

O apresentador Luciano Hulk também usou as redes sociais para enaltecer a atitude do governador: “O exemplo de transparência de Eduardo Leite entra pra história do Brasil como divisor de águas. [...] Orgulho!”, escreveu no Twitter.  

No entanto, o ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro, o jornalista Jean Wyllys criticou a atenção dada pela mídia para a sexualidade do gestor estadual. “Que destaque foi dado por essa mesma imprensa ao fato de Fátima Bezerra (PT-RN), governadora do RN e aliada desde sempre da comunidade LGBTQ, ser lésbica? Nenhum.” 

“Quando se é branco, rico e soldado da plutocracia e do neoliberalismo que ‘não tolera’ a homofobia porque LGBTQ viraram nicho de mercado rentável, fica fácil ‘assumir-se’ gay (ainda que se negando) e catalisar a solidariedade acrítica dos cúmplices e ingênuos”, declarou Wyllys nas redes sociais.  

O fato de Leite ter declarado voto no presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2018 também foi destacada pelo jornalista. Entretanto, declarações contrárias aos posicionamentos do gestor federal são cada vez mais comuns nas falas do governador.  

QUEM É EDUARDO LEITE?  

Formado em direito, Eduardo Leite tem 36 anos e é o governador mais jovem do Rio Grande do Sul desde a redemocratização. Ele se elegeu vereador aos 23 anos, em 2009, e, aos 27, em 2012, se tornou prefeito de Pelotas (RS).   

Em maio de 2016, mesmo com 60% de aprovação no governo municipal, ele escolheu não concorrer para a reeleição. “A reeleição foi mal assimilada no Brasil. Se sou contra, não posso me beneficiar dela”, disse na época. Quem concorreu foi a sua vice, Paula Mascarenhas, que acabou eleita.  

Em 2018, ele concorreu ao governo do estado e foi eleito por 53,2% dos votos válidos. Ao longo dos três anos de mandato, Leite conseguiu reduzir R$ 1 bilhão do déficit previdenciário, do total de R$ 12 bilhões. O Rio Grande do Sul possui um déficit histórico nas contas públicas. A conquista foi possível a partir de projetos de ajuste do serviço público, de previdência e privatizações.  

Em janeiro 2020, no Dia Nacional da Visibilidade Trans, o governo de Leite lançou projeto "Banheiro sem preconceito", segundo o jornal O Globo. Placas e sinalizações lembrando que cada um pode usar o banheiro "correspondente ao gênero com o qual se identifica" foram distribuídas nos prédios das secretarias, além de terem sido criados banheiros unissex.  

"Trans, cis, hétero, bi, gay, assexual, negro(a), branco(a), com deficiência, imigrante, gordo(a), magro(a), alto(a), baixo(a), pobre, rico(a). Este banheiro é de todos(as)!", dizia uma das sinalizações fixadas nos banheiros.  

ALVO DE HOMOFOBIA  

Antes mesmo de revelar a orientação sexual, Eduardo Leite sofreu discriminação e foi atacado por opositores políticos que especulavam sobre sua sexualidade.    

Em abril deste ano o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP-RS) decidiu mover duas ações contra o presidente nacional do PTB e ex-deputado federal, Roberto Jefferson, por injúria e homofobia.   

Conforme o Metrópoles, a determinação do órgão foi tomada a partir da representação movido por Leite, em março de 2021, após Roberto Jefferson chamar o governador de "viado" ao comentar a suposta prisão de uma feirante por trabalhar durante o lockdown.  

Em resposta a Roberto Jefferson, Leite disse em post que a atitude foi um ataque contra a dignidade humana. “Injúria e homofobia não. Não toleramos este discurso de ódio e cheio de preconceitos”. 

Ainda na campanha para o governo do Rio Grande do Sul, em 2018, o tucano foi alvo de notícia falsa, em que uma imagem dele ao lado do irmão era apontada como se os dois fossem namorados.  

A foto era um recorte de um registro de Leite ao lado dos dois irmãos e mãe em uma praia de Punta Del Este, no ano de 2012. A imagem original foi divulgada por ele para desmentir a fake news. 

Eduardo leite e família
Legenda: Imagem usada em notícia falsa era de Leite e irmão ao lado da família
Foto: reprodução
 

VIDA PESSOAL  

Em uma entrevista à revista GQ, em 2020, Eduardo Leite classificou as especulações sobre sua sexualidade como um "não assunto".  

"Eu sempre deixei a minha vida pessoal absolutamente reservada. A escolha de alguém para governador não pode ser por causa de sua orientação sexual, nem se ela for hétero ou homossexual. Não interessa gênero ou credo religioso”, disse à publicação na época.  

Na entrevista ao Conversa com Bial, o governador disse estar em um relacionamento com um médico de fora do RS. "Saio com meu namorado para jantar fora, não escondo isso de ninguém. Mas sempre ficava algum burburinho, algum tipo de ilação, a piadinha que o próprio presidente fez, os ataques feitos por outros políticos. Isso não é justo, não é correto, não é tolerável", disse.

Segundo uma colunista do jornal O Dia, Leite estaria em um relacionamento com o pediatra Thalis Bolzan, que mora em Vitória, Espírito Santo. 

Thalis Bolzan
Legenda: Pediatra é apontado por colunista como namorado do governador
Foto: reprodução

Conforme o portal, o casal teria se conhecido através das redes sociais e iniciado o relacionamento em novembro de 2020. Leite segue o perfil do pediatra no Instagram, mas a ligação amorosa entre os dois não foi confirmada.   

Share:

Nenhum comentário:

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog