Novo hospital psiquiátrico será implantado na região do Cariri



A história da psiquiatria no Brasil é marcada por episódios de desumanidade, em que, nas décadas passadas, pacientes com transtornos mentais eram vítimas de maus tratos e submetidos a técnicas violentas. Com o passar dos anos, porém, mudanças foram implantadas e conquistas alcançadas. Exemplo disso é a Lei 10.216, aprovada em 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde em mental. No Cariri, os equipamentos já existentes ganharão um novo aliado: um hospital psiquiátrico, que deve iniciar funcionamento no começo do segundo semestre de 2022.

O médico psiquiatra Thiago Macedo relata que foi através da Lei nº 10.216 que houve uma reformulação da assistência, com políticas de fechamento dos manicômios e atendimentos direcionados para Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e ambulatórios. “O tratamento para ser considerado adequado está centrado no paciente, com equipe multidisciplinar capacitada, ambiente seguro, confortável, com medicações indicadas por protocolos bem estabelecidos e visando não somente a alta, mas a estabilidade do paciente após a alta”, conta Thiago, ao destacar que o novo modelo, além de acolher o paciente e a família com o sofrimento de ambos, também procura compreender e tratar o quadro agudo da forma mais breve e eficaz possível, tendo em vista a liberdade e a autonomia na retomada da vida.



Desta forma, o psiquiatra explica que o conceito do novo hospital psiquiátrico que será instalado no Cariri é diferente daquele do passado. O equipamento terá investimento de R$ 6 milhões e estará localizado na Rua Balduíno Bezerra, em Crato. Inicialmente o empreendimento vai gerar em torno de 40 empregos diretos, além dos indiretos. As equipes contarão com variedade de profissionais necessários para esse tipo de tratamento, como psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas. O equipamento terá 30 leitos, com potencial de expansão, além de atendimentos ambulatoriais diários. A proposta é que os ambientes sejam acolhedores, minimizando a experiência traumática e estigmatizante do internamento.

O projeto prevê espaços destinados às atividades terapêuticas, de reabilitação e de convivência para os pacientes e familiares. O ambulatório terá três consultórios médicos, sala de observação e sala de eletroconvulsoterapia (ECT). O nome desta técnica, inicialmente, chega a “assustar” e pode remeter àquelas que já existiram no passado. Contudo, Thiago Macedo explica que, hoje, o procedimento é feito de outra forma, com respaldo científico, sendo o recurso considerado um dos mais eficazes e seguros para o tratamento de transtornos mentais graves.

De acordo com o psiquiatra, o procedimento é realizado na presença do psiquiatra e do anestesista, com autorização prévia do paciente ou do familiar responsável. Realizados sob o efeito de anestesia, relaxante muscular, pré-oxigenação e monitorização em tempo integral, os estímulos elétricos da ECT são aplicados em pontos específicos do crânio, induzindo o paciente a uma convulsão atenuada e controlada. “A crise convulsiva da ECT apresenta propriedades terapêuticas complexas que envolvem a regulação e liberação de neurotransmissores, fatores de proteção e regeneração neuronal, regulação do metabolismo, do fluxo sanguíneo e dos hormônios”, explica Thiago.

No hospital psiquiátrico, todos os transtornos mentais serão atendidos ambulatorialmente, ficando o internamento voltado aos casos mais graves. Inicialmente, o serviço será voltado a atendimentos privados e por convênio com planos de saúde, mas, futuramente, convênios com o sistema público também poderão ser realizados. “Alguns pacientes precisam de internamento pela gravidade, pela exposição social que um quadro agudo pode ocasionar, assim como o risco à integridade física que também é comum nesse momento da doença. Incentivar artes como música, pintura, teatro, além de yoga, musculação e outras atividades físicas serão parte desse serviço com proposta moderna”, conta o psiquiatra, ao lembrar que a família também participará do tratamento.

 Fonte: Jornal do Cariri
Share:

Nenhum comentário:

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog