PF diz ver 'fortes indícios' de participação de Ricardo Salles em esquema de contrabando florestal

 Escrito por , 

De acordo com a PF, desde 2019, aconteceram operações financeiras consideradas suspeitas no escritório de advocacia do qual Ricardo Salles é sócio

Legenda: O ministro do Meio Ambiente está sendo investigado por crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro
Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF), no pedido que desencadeou a Operação Akuanduba — que investiga exportação ilegal de madeira —, que vê "fortes indícios" de participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em um "grave esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais". As informações são do G1.

A Operação Akuanduba foi deflagrada no último dia 9 de maio e teve entre os alvos Ricardo Salles e o presidente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim.

G1 procurou as assessorias de imprensa dos dois citados e aguardava resposta até a publicação da reportagem.

INVESTIGAÇÃO

De acordo com a PF, desde 2019, aconteceram operações financeiras consideradas suspeitas no escritório de advocacia do qual Ricardo Salles é sócio.

Por isso, o ministro do Meio Ambiente está sendo investigado por crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

'EXAGERADA' E 'DESNECESSÁRIA'

Quando a Operação Akuanduba foi deflagrada, o titular do Meio Ambiente negou que teria envolvimento com a exportação ilegal de madeira e chamou a ação de "exagerada" e "desnecessária".

"Vou fazer aqui uma manifestação de surpresa com essa operação, que eu entendo exagerada, desnecessária. Até porque todos, não só o ministro, como todos os demais que foram citados e foram incluídos nessa investigação estiveram sempre à disposição para esclarecer quaisquer questões. O Ministério do Meio Ambiente ,desde o início da gestão, atua sempre com bom senso, respeito às leis, respeito ao devido processo legal", disse Ricardo Salles na ocasião.

VERSÃO DA POLÍCIA FEDERAL

A Polícia Federal diz, no documento enviado ao STF, ter indícios suficientes para concluir que Eduardo Bim atuou em favor de interesse provado na administração pública e que, por isso, cometeu o crime de advocacia administrativa e de facilitação de contrabando. Ele ainda é investigado pelos crimes de corrupção passiva e prevaricação.

Também segundo a PF, os servidores que atuaram no esquema foram beneficiados por Ricardo Salles com "nomeações para cargos mais altos", enquanto "servidores que se mantiveram firmes em suas posições técnicas foram exonerados por ele".

FACILITAÇÃO À EXPORTAÇÃO ILEGAL

Os policiais civis acreditam que, durante a gestão do ministro, houve:

  • "sucateamento" dos órgãos ligados ao Ministério do Meio Ambiente;
  • "afastamento" de fiscais de carreira com anos de experiência;
  • adoção de "interpretações contrariando pareces técnicos".

"2019 e 2020 foram os dois piores anos para as áreas protegidas na Amazônia, desde 2008", explica a PF.

Um dos argumentos da PF é a edição de um despacho assinado pelo presidente do Ibama, Eduardo Bim, em 25 fevereiro de 2020.

Na ocasião, o documento retirou a obrigatoriedade de concessão de uma autorização específica para a exportação de madeira.

“Restou mais que demonstrado que, na sequência da aprovação desse documento e revogação da norma, servidores que atuaram em prol das exportadoras foram beneficiados pelo Ministro com nomeações para cargos mais altos, ao passo que servidores que se mantiveram firmes em suas posições técnicas, foram exonerados por ele”, escreveu a Polícia Federal para o ministro Alexandre de Moraes.

Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog