DURANTE A CPI DA COVID Bolsonaro perde seguidores nas redes sociais e passa a falar de vacina

 DURANTE A CPI DA COVID  Bolsonaro perde seguidores nas redes sociais e passa a falar de vacina 16/05/2021 

Jair Bolsonaro, abertura da semana das Comunicações | Marcos Corrêa/PR

Guilherme Caetano

Instalada no fim do mês passado, a CPI da Covid no Senado coincidiu com dois movimentos nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro e de parlamentares aliados. Desde 16 de abril, dois dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a instalação da comissão, houve 11 dias em que o presidente perdeu seguidores, segundo levantamento da consultoria Bites. Além disso, apoiadores de Bolsonaro passaram a usar a palavra vacina com mais frequência e deixaram de lado a expressão “tratamento precoce”

Somando os dias de queda de seguidores com outros oito em que os números não mudaram significativamente, são 19 dias em que a popularidade do presidente não cresceu em Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Segundo André Eler, diretor-adjunto da Bites, que monitora redes sociais, é o maior intervalo de estagnação na comunicação digital do governo desde o início do mandato.

Bolsonaro teve em 2020 apenas quatro quedas na base de seguidores, e só uma delas durou dois dias consecutivos. A pressão da CPI levou o vereador do Rio Carlos Bolsonaro a Brasília, onde passou duas semanas ajudando o gabinete presidencial a rever a estratégia de comunicação do governo, segundo mostrou O GLOBO.

— A mudança de narrativa do governo nas redes sobre a pandemia desarticulou o bolsonarismo. Ele ainda não encontrou um discurso para retomar a hegemonia no ambiente digital — diz Eler.

Ainda segundo a Bites, Bolsonaro e seus filhos Flávio, Carlos, Eduardo e Renan vem usando mais o termo “vacina”, que, em abril, alcançou o pico de menções — 15% do total de publicações. Menções em defesa do que eles chamam de “tratamento precoce” para a Covid-19 caíram e se encontram próximas de 1% do total.

A Bites notou o mesmo padrão ao analisar todas as 89,4 mil publicações em redes sociais de 90 parlamentares defensores de Bolsonaro no Congresso. Esse grupo fez 266 menções a tratamento precoce em março e 126 no mês seguinte. Já as publicações referentes a vacinas se mantiveram num patamar mais alto: 2,2 mil citações em março e 1,9 mil em abril.

— O volume de menções a tratamento precoce, cloroquina, azitromicina, ivermectina ou “atendimento precoce” esteve em alta em março, mas cai com a proximidade da CPI e hoje é residual — diz Eler.

Outra semelhança entre os discursos de Bolsonaro e seus apoiadores reside nas críticas a governadores e medidas de restrição de circulação. Esse tipo de publicação cresceu em março e se manteve em patamar alto em abril, segundo a consultoria. O tom aumentou com a proximidade da CPI, com questionamentos sobre gestão dos recursos da saúde.

Comportamento atípico

A CPI também levou a um “comportamento atípico” de apoiadores do presidente nos grupos de WhatsApp de defesa do governo, de acordo com o pesquisador da Universidade da Virgínia (EUA) David Nemer, que monitora 1.830 desses grupos. Ele diz que na medida em que Bolsonaro passa a ser o alvo dos ataques, ele usa mais tempo para se defender, o que provoca ruídos entre seus apoiadores.

— O interessante é que o WhatsApp bolsonarista prevalece no ataque (a desafetos do presidente). Como todos os convocados para depor na CPI estão na defensiva, eles (bolsonaristas) não sabem o que fazer sem linha de comando — diz Nemer.
Segundo ele, a ida de Bolsonaro a Alagoas na quinta-feira, onde ele atacou o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), chamando-o de “vagabundo”, reorquestrou os ataques nesses grupos. Também movimenta a base de seguidores a participação do presidente em manifestações de rua e o compartilhamento de vídeos de atos a favor de seu governo.

Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE ASSINA CONVENIO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE ASSINA CONVENIO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Prefeito Libório assina convênio de quase 5 milhões de reais com a caixa Econônmica Federal para asfaltar diversas ruas de Assaré.

ASSISISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE

ASSISISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE
Valorização da primeira infância

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

LOJA BARATEIRA

LOJA BARATEIRA
ASSARÉ E ANTONINA DO NORTE

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog