CORONAVÍRUS (COVID-19) Novo decreto amplia retomada das atividades em Fortaleza e Região Norte

14 DE MAIO DE 2021 - 20:29 # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Tatiana Fortes - Fotos

Em transmissão ao vivo via redes sociais, o governador Camilo Santana informou na noite desta sexta-feira (7) que o decreto estadual de medidas de combate à pandemia passará por avanço na flexibilização das atividades não essenciais nas macorrregiões de Fortaleza e região Norte. Para as regiões do Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe estão mantidas todas as determinações do decreto anterior. As medidas começam a valer a partir da próxima segunda-feira (17) e vão até o dia 23 de maio.

O anúncio foi feito após reunião virtual com o comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e representantes de Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a Prefeitura de Fortaleza. Na ocasião do anúncio estava presente o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

“Diante dos números e dados colhidos e analisados pela Secretaria de Saúde, o comitê decidiu avançar na flexibilização especificamente onde os números melhoraram consideravelmente, na Grande Fortaleza e Região Norte. Para as Macroregiões do Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe, estão mantidas todas as determinações do decreto anterior, contudo o Estado orienta que os municípios com indicadores altos que ampliem as medidas restritivas, a fim de reduzir os índices da Covid-19”, apontou Camilo.

1) O comércio de rua passa a funcionar das 10h às 19h, e os shoppings das 12h às 21h;
2) Os restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar têm autorização para funcionar das 10h às 21h, com capacidade até 50%, de segunda a domingo;
3) Nas academias, ficam prolongado o horário de funcionamento até 21h;
4) Ficam autorizadas atividades esportivas individuais em clubes, como também escolinhas de esportes em clubes e areninhas;
5) Estão autorizadas as aulas práticas do ensino superior e atividades extra-curriculares das escolas, como também os cursos de música, informática, idiomas, entre outros;
6) O toque de recolher será realizado todos os dias das 22h às 5h, em todo o Estado.

A justificativa para esse avanço foi dada pelo titular da Sesa, Dr. Cabeto, que apresentou os números da pandemia no Estado e ressaltou que a maioria dos números têm melhorado, em tendência contínua de redução, dentre eles a menor procura assistência médica; a média de exames positivos está na casa de 40% no Ceará, e 33% em Fortaleza; o número de casos e posterior óbitos também. “Projetamos uma redução de atendimentos em maio de 30%, a taxa de transmissão, que é quanto cada um indivíduo é capaz de transmitir o vírus, já está se mantendo estável em menos de um (1) em Fortaleza, na Região Norte e vem baixando no Cariri. Já no Vale do Jaguaribe e no Sertão central, teremos de ficar em alerta, pois está acima de 1,2/1,4, e é maior em algumas localidades. Por tudo que foi posto, os números são melhores, mas não podemos relaxar os cuidados, e só vamos retomar a normalidade quando a gente vacinar toda a população”, alertou Dr. Cabeto. Contudo, há um número preocupante a ser ressaltado, que é o tempo médio de internação, que passou de cinco dias na primeira onda, em 2020, para mais de 12 dias, atualmente.

Mais de 5 mil leitos

Durante a pandemia, o Governo do Ceará abriu UTIs em todas as regiões do Estado, e continua entregando novos leitos exclusivos para atender pacientes com Covid-19. No vídeo, Camilo listou que o sistema estadual de saúde e suas unidades de saúde conveniadas contam com um total de 5.146 leitos exclusivos, sendo 3.809 de enfermaria e mais 1.337 leitos de UTI, um aumento de 74,38% de ofertas de leitos em relação ao pico da pandemia em 2020.

“Não temos medido esforços para que a população cearense seja atendida em nossas unidades de saúde, e em termos houve um aumento de 74,38% de ofertas de leitos em relação ao pico da pandemia no ano passado. E vamos seguir entregando novas unidades, vamos inaugurar os primeiros leitos de UTI em Aracati nesta semana, depois um Hospital de Campanha em Aracoiaba, e estamos trabalhando para o trabalhador ter em breve mais leitos em Camocim e Acaraú. Além disso, o Hospital do Vale Jaguaribe em muito breve iniciará suas atividades, com o melhor e o que há de mais moderno na medicina para atender toda à população daquela região”, enumerou o governador.

Vacinômetro

Até o momento, o Ceará recebeu, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 2.877.300 doses de vacinas contra Covid-19. Segundo o Vacinômetro da Sesa, até a última quinta-feira (6), 2.331.844 doses já foram aplicadas em todo o Ceará. Com isso, 1.472.477 cearenses receberam a primeira dose, e 859.367 já foram imunizados com a segunda dose.

“Sempre que recebemos as vacinas, nós distribuímos de forma proporcional entre os municípios em até 24 horas. Mas estamos no momento com uma preocupação grande com as vacinas. O Instituto Butantan enviou seu último lote disponível hoje ao Ceará, pois aguarda suprimentos vindo da China para continuar a sua produção, que não foi feita ainda devido uma situação diplomática com o Brasil, e isso é muito preocupante. A Fiocruz informou também que haverá atraso das vacinas Astrazeneca, e no momento devemos continuar recebendo a Pfizer, mas de forma limitada. Saiu até na imprensa, o Ceará tentou comprar vacinas da Pfizer de forma direta, mas por conta da tratativa com o Governo Federal, eles não puderam nos atender. Nós não vamos descansar enquanto não vacinarmos todos os cearenses, e o que estiver a nosso alcance, nós vamos buscar vacinas onde estiverem disponíveis”, atestou Camilo.

Ações Sociais

No campo social, o governador destacou uma série de ações de apoio às famílias cearenses mais vulneráveis, como o pagamento da conta de luz para 500 mil famílias, contas de água zeradas para 493 mil famílias (incluindo Cagece e Sistema Sisar, na área rural). E tem mais, como a ampliação para 150 mil famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância Ceará; distribuição de 347 mil chips de dados de internet com um pacote de 20GB mensais e 150 mil tablets para alunos da rede pública estadual de ensino, além da distribuição de kits de alimentação; Auxílio Catador, que virou política pública permanente; a prorrogação das inscrições do Auxílio Cesta Básica, que pagará um total de R$ 200 e beneficiará 150 mil profissionais (trabalhadores de transporte alternativo e escolar, ambulantes e feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo e despachantes); distribuição de mais de 250 mil Vale-Gás Social para famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico).

Há também uma série de medidas que auxiliam os setores de Bares, Restaurantes e Alimentação Fora do Lar, profissionais de eventos e cultura, com o pagamento de um auxílio emergencial de R$ 1 mil aos trabalhadores desses setores que estão desempregados, e a isenção do IPVA para veículos das empresas do setor de Eventos, Bares e Restaurantes.

A pandemia não acabou

O governador terminou a transmissão relembrando que a pandemia não acabou, ressaltou os cuidados que devemos ter todos os dias, e deixando a política e as ideologias de lado. “Sempre baseamos as nossas decisões na ciência e nos nossos especialistas, sempre com o objetivo de salvar vidas. A única forma de vencermos essa pandemia e voltarmos à normalidade é vacinar a todos os cearenses, mas devido a escassez de vacinas nas próximas semanas, precisamos ter muita cautela, zelo e prevenção. É importante que cada um de nós cearenses, que amamos nossos familiares e aqueles que estamos próximos, vamos todos continuar nesse esforço coletivo de união. Vamos usar máscara, praticar o distanciamento social e não promover e nem participar de aglomerações, e assim vamos superar esse momento desafiador”, finalizou o governador do Ceará, Camilo Santana.


Share:

Nenhum comentário:

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog