Em evento de Harvard e MIT, Camilo Santana defende reformas tributária e administrativa no Brasil

 Escrito por , 

Em conferência sobre gestão gestão pública, governador também destacou índices da educação no Ceará e mudanças promovidas na saúde

Legenda: Governador apontou valores que considera fundamentais para melhorar a gestão pública
Foto: Kid Júnior

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), apontou, nesta sexta-feira (16), como prioridade na agenda legislativa nacional, as reformas tributária e administrativa. Para o chefe do Executivo do Ceará, é preciso empenho do Congresso para inverter a lógica de tributação no País.

O cearense participou de um painel sobre gestão de pessoas no setor público durante a 7ª edição da Brazil Conference, organizado pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Para o governador, a pandemia acentuou desigualdades sociais no Brasil. “Precisamos dessa reforma também para reduzir as desigualdades inter-regionais, porque há uma concentração de riqueza em algumas regiões”, disse.

O petista ainda defendeu mudanças nas regras de tributação. “A tributação no Brasil é feita em cima do consumo, mas nós precisamos tributar a renda, o patrimônio, como muitos países ricos fazem. São pontos fundamentais para a equidades e para possibilitar o investimento em educação e saúde”, acrescentou. 

Já quanto à reforma administrativa, o governador fez ponderações e defendeu mudanças nos estados e municípios. 

Não adianta fazer uma reforma dessa sem envolver todos os entes, porque 90% dos servidores estão nos estados e municípios. Ao todo, 60% dos gastos dos estados e municípios são feitos com pessoal, então, qual resultado esse serviço está oferecendo à população? Precisamos de um debate franco, sincero e que possa garantir melhores resultados.
CAMILO SANTANA
Governador do Ceará

O EXEMPLO DO CEARÁ

O chefe do Executivo estadual aproveitou para destacar as mudanças promovidas na gestão pública da Educação no Ceará. O Estado saiu de um cenário com indicadores entre os piores do País e virou referência internacional em educação, apontou o governador. 

Camilo discursa durante conferÊncia
Legenda: Governador citou ações promovidas na educação e na saúde para valorizar os servidores
Foto: Reprodução

Dados divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 indicaram que 21 municípios e 79 escolas cearenses estão entre os 100 mais bem avaliados nas séries iniciais (1º ao 5º ano). Na etapa final (6º ao 9º ano), 21 municípios e 73 escolas estão no ranking dos 100 melhores resultados do Brasil. 

Passamos a implantar uma política pactuada com os municípios, com metas, indicadores, meritocracia, mecanismos de mensuração e com seleção pública para os cargos de liderança. Aquela coisa de vereador ou deputado fazer indicação acabou aqui na educação do Ceará. 
CAMILO SANTANA
Governador do Ceará

Segundo ele, a mesma lógica passou a ser usada na saúde. “Neste momento de pandemia, criamos um sistema de transparência, o Integrasus, plataforma aberta para que todos monitorem. Criamos a Fundação de Saúde, que é resultado desse processo de gestão de pessoas, a regionalização também faz dessas mudanças, e já estamos vendo os resultados”, ressaltou. 

O governador destacou dados apontados por um estudo divulgado na revista científica Science, que descreve o Ceará como um estado “resiliente” na contenção da doença. "Isso sugere que mesmo com a circulação do vírus, as ações locais foram bem-sucedidas em prevenir mortes", apontou o artigo sobre o Estado.

“Compreendemos a importância que tem o resultado, a entrega, a liderança dessas pessoas. Precisamos ter a pessoa certa no lugar certo, e que tenha liderança sobre seu grupo”, acrescentou Camilo Santana. 

QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO

O governador ainda listou alguns pontos que considera fundamentais para aumentar a qualidade do serviço público. Segundo ele, a coleta de dados, a transparência, o envolvimento social e o planejamento são medidas que devem nortear o serviço público. 

“Perdemos essa cultura de mensurar dados, mas ela é fundamental para valorizar os servidores a partir dos serviços prestados”, defendeu. Para ele, as políticas precisam ser pensadas como ações de Estado, não de governo, com metas de curto, médio e longo prazo. 

“E também é fundamental o envolvimento da população, não só dos que contribuem a pagar o serviço público, mas aqueles que mais usam. Entender como eles estão enxergando, ouvir o setor produtivo, saber onde é possível reduzir burocracias, por exemplo”, concluiu.

Share:

Nenhum comentário:

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog