Nota de pesar da TV Quixabeira do Assaré pelo falecimento de Dr. Shuko Iha de Campinas-SP

 Nota de pesar da TV Quixabeira do Assaré pelo falecimento de Dr. Shuko Iha de Campinas-SP

A informação sobre o falecimento do Dr. Shuko Iha chegou logo cedo à nossa redação, nos deixando verdadeiramente entristecidos. A sua nora Vanda Carvalho foi quem nos deixou cientes da despedida daquele nobre cidadão, que saiu da vida terrena para descansar na eternidade. Dr. Shuko nasceu no dia  17 de abril de 1931, no Japão, mas ainda criança imigrou para o Brasil com a sua família. 

Quem foi.

O menino Shuko Iha desembarcou no porto de Santos com seus pais, mas o destino final era Campinas, onde foram trabalhar na agricultura. Ainda adolescente, os produtores rurais da região aderiram ao sistema cooperado para conseguir empréstimo a juros módicos e evitar a figura do atravessador no momento de negociar os produtos. Era o início do agronegócio no País, no sistema avançado.  Então, Shuko passou a trabalhar como funcionário da Cooperativa de Campinas, entidade que contribuiu decisivamente para ampliar o desenvolvimento local, fazendo surgir através desta experiência bem sucedida, agências de bancos, indústrias de beneficiamentos, lojas de produtos diversos e aquecimento do mercado, criando postos de trabalhos. O sistema cooperado em Campinas motivou as instalações de escolas agrícolas em nível superior e a criação do Instituto Agronômico de Campinas, um dos mais respeitados em pesquisas científicas, conhecido mundialmente. E Shuko estava ali, dando a sua parcela na construção desta história. 

O tempo passava, mas o habilidoso rapaz que dava assistência ao serviço cooperado não teria evoluído na sua formação escolar. Apenas concluíra o curso ginasial, (hoje fundamental) e não se interessava tanto, porque já sabia o suficiente para desempenhar as suas tarefas. No entanto, um dia tudo isso mudou. A história seria mais ou menos assim: Era muito comum, Shuko ouvir as reclamações dentro da comunidade de imigrantes japoneses, a falta de um advogado, que falasse a língua nipônica para que melhor interpretasse os seus sentimentos,  quando  fossem defender suas causas em juízo. Shukro, de tantos ouvir estas queixas, um dia pensou consigo: “vou estudar”. Não contou e nem pediu opinião a ninguém. E nem mesmo a sua idade, que já beirava o meio século de vida.  Foi à Secretaria de Educação de Campinas, matriculou-se no Artigo 99, hoje EJA, e no mesmo ano fez o Científico, agora ensino médio, constando que no ano seguinte, já se encontrava na Faculdade de Direito. Destacava-se como excelente aluno e começou a exercer o ofício advocatício no escritório de prática forense. E começou a criar a sua clientela na comunidade japonesa, já que falava muito bem a língua dos seus patrícios. Era exatamente o que eles queriam: um japonês sendo seus defensores. 

Tornou-se um advogado brilhante. E por mais de 20 anos conseguiu exercer dignamente a profissão, garantindo os direitos daqueles que tinham os seus direitos cerceados na sociedade.  

Em novembro de 2019, a equipe da TV Quixabeira se encontrava na região de Campinas, quando recebeu um recado do Dr. Shuko, através da sua nora Vanda Carvalho, para tomar um café com ele em sua residência, um belíssimo solar no centro de Campinas. Mas, não foi somente um café, e sim, um banquete. Fomos bem-recebidos por ele e sua esposa, Dona Tereza e saímos realmente encantados com a sua sabedoria. Na saída ele nos lembrou:

- Olha, eu gosto muito dos nordestinos, que são imigrantes assim como eu, tá?

A história de vida do Dr. Shuko Iha nos garante que foi ele um dos mais importantes construtores da Campinas que temos hoje. A sua biografia recomenda a isso. 

O nosso ilustre advogado deixou a esposa Dona Tereza, 6 filhos e 4 netos. 

A TV Quixabeira solidariza-se com a dor da família e pede ao pai eterno, consolação para todos.

Que Deus o tenha no Reino dos Justos.

Homenagens da TV e Rádio Quixabeira do Assaré

Share:

Nenhum comentário:

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog