Nota de pesar da TV Quixabeira do Assaré pelo falecimento de Dr. Shuko Iha de Campinas-SP

 Nota de pesar da TV Quixabeira do Assaré pelo falecimento de Dr. Shuko Iha de Campinas-SP

A informação sobre o falecimento do Dr. Shuko Iha chegou logo cedo à nossa redação, nos deixando verdadeiramente entristecidos. A sua nora Vanda Carvalho foi quem nos deixou cientes da despedida daquele nobre cidadão, que saiu da vida terrena para descansar na eternidade. Dr. Shuko nasceu no dia  17 de abril de 1931, no Japão, mas ainda criança imigrou para o Brasil com a sua família. 

Quem foi.

O menino Shuko Iha desembarcou no porto de Santos com seus pais, mas o destino final era Campinas, onde foram trabalhar na agricultura. Ainda adolescente, os produtores rurais da região aderiram ao sistema cooperado para conseguir empréstimo a juros módicos e evitar a figura do atravessador no momento de negociar os produtos. Era o início do agronegócio no País, no sistema avançado.  Então, Shuko passou a trabalhar como funcionário da Cooperativa de Campinas, entidade que contribuiu decisivamente para ampliar o desenvolvimento local, fazendo surgir através desta experiência bem sucedida, agências de bancos, indústrias de beneficiamentos, lojas de produtos diversos e aquecimento do mercado, criando postos de trabalhos. O sistema cooperado em Campinas motivou as instalações de escolas agrícolas em nível superior e a criação do Instituto Agronômico de Campinas, um dos mais respeitados em pesquisas científicas, conhecido mundialmente. E Shuko estava ali, dando a sua parcela na construção desta história. 

O tempo passava, mas o habilidoso rapaz que dava assistência ao serviço cooperado não teria evoluído na sua formação escolar. Apenas concluíra o curso ginasial, (hoje fundamental) e não se interessava tanto, porque já sabia o suficiente para desempenhar as suas tarefas. No entanto, um dia tudo isso mudou. A história seria mais ou menos assim: Era muito comum, Shuko ouvir as reclamações dentro da comunidade de imigrantes japoneses, a falta de um advogado, que falasse a língua nipônica para que melhor interpretasse os seus sentimentos,  quando  fossem defender suas causas em juízo. Shukro, de tantos ouvir estas queixas, um dia pensou consigo: “vou estudar”. Não contou e nem pediu opinião a ninguém. E nem mesmo a sua idade, que já beirava o meio século de vida.  Foi à Secretaria de Educação de Campinas, matriculou-se no Artigo 99, hoje EJA, e no mesmo ano fez o Científico, agora ensino médio, constando que no ano seguinte, já se encontrava na Faculdade de Direito. Destacava-se como excelente aluno e começou a exercer o ofício advocatício no escritório de prática forense. E começou a criar a sua clientela na comunidade japonesa, já que falava muito bem a língua dos seus patrícios. Era exatamente o que eles queriam: um japonês sendo seus defensores. 

Tornou-se um advogado brilhante. E por mais de 20 anos conseguiu exercer dignamente a profissão, garantindo os direitos daqueles que tinham os seus direitos cerceados na sociedade.  

Em novembro de 2019, a equipe da TV Quixabeira se encontrava na região de Campinas, quando recebeu um recado do Dr. Shuko, através da sua nora Vanda Carvalho, para tomar um café com ele em sua residência, um belíssimo solar no centro de Campinas. Mas, não foi somente um café, e sim, um banquete. Fomos bem-recebidos por ele e sua esposa, Dona Tereza e saímos realmente encantados com a sua sabedoria. Na saída ele nos lembrou:

- Olha, eu gosto muito dos nordestinos, que são imigrantes assim como eu, tá?

A história de vida do Dr. Shuko Iha nos garante que foi ele um dos mais importantes construtores da Campinas que temos hoje. A sua biografia recomenda a isso. 

O nosso ilustre advogado deixou a esposa Dona Tereza, 6 filhos e 4 netos. 

A TV Quixabeira solidariza-se com a dor da família e pede ao pai eterno, consolação para todos.

Que Deus o tenha no Reino dos Justos.

Homenagens da TV e Rádio Quixabeira do Assaré

Share:

Nenhum comentário:

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE
ASSISTÊNCIA ÀS GESTANTES

Prefeitura de Assaré antecipa décimo terceiro

Prefeitura de Assaré antecipa décimo terceiro
Prefeitura de Assaré antecipa décimo terceiro e injeta mais de R$ 2,7 milhões na economia local

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA
ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net