Conheça um pouco da história do vereador Sargento Celso

 

Conheça um pouco da história do vereador Sargento Celso

Ele dedicou sua vida a uma guerra sem tiros e barbáries, em que os principais inimigos eram a fome, a injustiça e a miséria em seu estado mais brutal

F

altavam três minutos para as cinco horas da tarde do dia 28 de Fevereiro de 2010 quando o comboio de oito carros chegava à rodoviária de Assaré trazendo o militar assareense, Francisco Celso Freire. O Sargento, que estava em missão de paz no estrangeiro, quase foi vítima do terremoto de magnitude 7 na escala Richter que devastou o Haiti no dia 12 de Janeiro de 2010, causando a maior tragédia humanitária já enfrentada pela Organização das Nações Unidas.

            As cenas comoventes do desembarque do militar assareense aumentavam na medida em que ele, emocionado, abraçava seus pais, irmãos e amigos. O Sargento Celso Freire nasceu no dia 24 de Setembro de 1983. Ele é o nono dos dez filhos de João Rodrigues Freire e Francisca das Chagas Freire, um casal simples, mas muito respeitado e admirado por todos na cidade. Formado pela Escola de Sargento das Armas em Três Corações-(MG), trabalhava No 37º Batalhão de Infantaria Leve (37º - BIL) em Lins (SP), antes de ser selecionado para a Missão de Paz no Haiti.  Naquele país, o Sargento Celso não mediu esforços para se dedicar a uma luta incansável – e não menos dura – para tentar recuperar uma nação destroçada por tragédias naturais e, principalmente, políticas. O terremoto que devastou o Haiti deixou cerca de 400 mil mortos e mais de 1 Milhão feridos. O Sargento Celso estava entre os mil e cem homens em ação no Haiti onde 18 morreram soterrados nos escombros que deixaram 1,5 Milhões de pessoas desabrigadas. 

            E, como não poderia deixar de ser, em 2010, Celso recebeu a comenda Patativa do Assaré. A homenagem foi proposta pelo Poder Legislativo de Assaré devido à atuação do Sargento no Haiti. A solenidade realizada pela Câmara Municipal de Assaré objetiva homenagear anualmente pessoas que, nas diversas atividades profissionais da sociedade, colaboram para que tenhamos um mundo melhor, menos desigual, e com mais justiça social. “O nosso trabalho e a morte dos militares brasileiros não foram perdidas em vão, elas demonstram a solidariedade do povo brasileiro aos haitianos”, disse a nossa reportagem o novo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Assaré, eleito em 2020, o próprio Sargento Celso, que agora recebeu uma nova missão: representar e defender seu povo na Esfera Legislativa da sua própria cidade natal. 




TV QUIXABEIRA DO ASSARE

 

Share:

Nenhum comentário:

MIMOS MILU Loja virtual

MIMOS MILU         Loja virtual
FOFURAS E PAPELARIA (88) 9- 9783-0486

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

MOBILIDADE URBANA

MOBILIDADE URBANA
DE SEXTA A DOMINGO EM JUAZEIRO

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

JOÃO PAULO FRETES E VIAGENS

JOÃO PAULO FRETES E VIAGENS
(88)99905.1070

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA
ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

APP MINHA MOB

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net