Primeira vacinada no Ceará é técnica de enfermagem do Hospital Leonardo da Vinci

 Escrito por , 

Imunização ocorreu no próprio local de trabalho da profissional. Ela recebeu a vacina por atuar na linha de frente no combate à doença e ir de ônibus à unidade de saúde

Legenda: Maria Silvana foi a primeira cearense vacinada no Estado contra a Covid-19
Foto: Thiago Gadelha

A técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Ceará. A imunização ocorreu no próprio local de trabalho da profissional, o Hospital Leonardo da Vinci, nesta segunda-feira (18). Sob aplausos, a profissional foi recebida pelo governador Camilo Santana, pelo secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, e recebeu a vacina no braço esquerdo. 

Emocionada, a técnica de enfermagem fez um discurso de agradecimento afrmando "não tenho medo de ser vacinada de jeito nenhum" e pontuando o desejo de continuar na linha de frente contra a Covid-19. Ao fim da fala, ela abraçou o gestor estadual.

Conforme o Diário do Nordeste antecipou, a profissional foi escolhida para ser a primeira a receber a vacina porque, além da idade e de atuar na linha de frente de combate à Covid-19, vai de ônibus até a unidade de saúde.

Legenda: Técnica de enfermagem foi a primeira vacinada no Ceará
Foto: Helene Santos

Logo depois, o governador convidou a segunda profissional, a serviços gerais Maria de Jesus de Oliveira Lima, de 56 anos, a ser imunizada. Em seguida, o médico intensivista Francisco Adailton Alencar Braga, 55 anos, foi convocado a receber o imunizante. A quarta pessoa a receber a vacina foi a fisioterapeuta Cristine Aparecida da Cunha, 39 anos, seguida pela enfermeira Regiane Sousa, 34 anos. O sexto cearense a receber a vacina foi  Dourado Tapeba, líder indígena do Polo Caucaia, de 59 anos. Diferentemente dos outros, ele subiu no palco usando um adereço tradicional na cabeça e calça jeans — os demais estavam com roupas de trabalho hospitalar. Todos usavam máscaras e receberam a vacina nos braços esquerdos.

Ao longo da imunização, Camilo agradeceu à toda a equipe da Secretaria da Saúde e pediu diversas salvas de palmas aos primeiros vacinados e aos enfermeiros que aplicaram a vacina.

A vacinação começou nesse horário em razão de atraso no voo, previsto inicialmente para as 14h e, posteriormente, para as 17h15.

Fortaleza recebe 80 mil doses 

Iniciada nesta segunda, a primeira etapa da vacinação contra a Covid-19 terá 80 mil doses da vacina CoronaVac. Uma população de 40 mil pessoas será contemplada com o imunizante — que deve ser aplicado em duas doses. As informações são de entrevista coletiva com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela, realizada nesta segunda.

Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à doença, tanto em instituições públias quanto privadas, serão imunizados nos próprios locais de trabalho.

camilo
Legenda: Camilo guardou o frasco da primeira dose da CoronaVac aplicada no Ceará
Foto: Luana Severo

sarto
Legenda: O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, segura o segundo frasco da CoronaVac aplicada no Ceará
Foto: Luana Severo

Novos grupos

Dois novos segmentos entraram no grupo a ser vacinado na primeira fase: deficientes acima de e cuidadores de idosos que estão em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Eles serão somados aos trabalhadores da saúde que atuam diretamente no enfrentamento ao novo coronavírus nessas instituições. Somente pessoas que tenham esses perfis poderão ser vacinadas nesse período.

Entenda as fases de vacinação

Conforme dados dos planos nacional, estadual e municipal de vacinação, a imunização ocorrerá da seguinte forma:

Fase 1

1. Trabalhadores da saúde
Onde: nos locais de trabalho e agendamentos para centros de vacinação dos trabalhadores que não estão na linha de frente

2. Idosos a partir de 75 anos
Onde: na própria residência

3. Pessoas com 60 anos ou mais e deficientes acima de 18 anos institucionalizados;
Onde: in loco

4. População indígena aldeada em terras demarcadas
Onde: in loco

Fase 2 (ainda sem data)

Pessoas de 60 a 74 anos

Fase 3 (ainda sem data)

Pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, tais como portadores de
doenças renais crônicas, cardiovasculares, dentre outras.

Fase 4 (ainda sem data)

1. Trabalhadores da Educação;
2. Forças de segurança e salvamento;
3. Funcionários do sistema prisional;
4. População privada de liberdade;
5. Pessoas com deficiência permanente severa;
6. Pessoas em situação de rua;
7. Transportadores rodoviários de carga;
8. Trabalhadores de transporte coletivo

Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog