Pesquisa Cearense ganha prêmio internacional em apoio à pesquisa sobre Covid-19 e habitação

 Pesquisa

Cearense ganha prêmio internacional em apoio à pesquisa sobre Covid-19 e habitação

Sharon teve a pesquisa indicada ao International Development Research Center (IDRC) ainda em outubro de 2020 (Arquivo pessoal)
Em 13/01/2021 às 11:27
Com a pesquisa de projeto de doutorado sobre Covid-19 e moradia, a geógrafa cearense Sharon Dias foi premiada pela International Development Research Center (IDRC), no último dia 5. Sharon é doutoranda pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, em cotutela com a University of Victoria, no Canadá, onde mora atualmente. A pesquisa foi recomendada ao prêmio ainda em outubro de 2020 e deve colaborar na continuidade do projeto, a partir deste ano, com a coleta de dados.

A pesquisa, intitulada “Insegurança à moradia e direitos à moradia de minorias em tempos de financeirização e Covid-19: Lições de comunidades pobres do Nordeste do Brasil”, é um projeto comunitário participativo para avaliar as condições de moradia, acesso à informação, participação de mulheres e comunidades em vulnerabilidade habitacional durante a pandemia.

“A pesquisa também busca compreender como se formam as redes de solidariedade entre comunidades em situação de precariedade habitacional que visam mitigar a constante ausência de política pública, situações de violência e inadequação de moradia nesses tempos difíceis de financeirização da habitação e Covid-19”, explica Sharon.

Em andamento desde 2018, o projeto não abordava a crise sanitária causada pela Covid-19. “Com a pandemia, no ano passado, eu reformulei todo o projeto para incluir a análise do cotidiano das famílias na pandemia em situação de precariedade”, diz Sharon.

Por fim, segundo a geógrafa, o foco da pesquisa também é promover mais “governança inclusiva”. “A partir dos conhecimentos promovidos por comunidades, o conhecimento cotidiano de famílias que estão tendo soluções muito criativas para driblar todos os percalços de estar em situação de moradia precária em tempos de pandemia”, complementa.

Ceará

Neste mês, a geógrafa conta que está fazendo articulações comunitárias, entrando em contato com pesquisadores do Ceará, pessoas envolvidas na questão habitacional, tanto em Organizações Não Governamentais (ONGs) quanto governamentais, além de selecionar bolsistas de iniciação científica para trabalhar no projeto.

“O prêmio é voltado para a coleta de dados e à disseminação da pesquisa científica. Todo o valor será aplicado na pesquisa para a contratação do time de coleta de dados, aquisição de softwares, materiais e equipamentos necessários, além do financiamento da publicação de resultados científicos no formato acessível ao público, como cartilhas e livros”, relata Sharon.

Entre as instituições cearenses envolvidas na pesquisa premiada estão o Programa de Pós Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), através do Laboratório de Estudos Agrários, Urbanos e Populacionais (LEAUP); o Laboratório de Estudos do Território e da Urbanização (LETUR).

“Ambos os laboratórios estão apoiando a pesquisa no sentido de promover articulações com outros pesquisadores, colocá-los em contato comigo para promover um intercâmbio acadêmico de ideias. Tenho conhecimento da realidade urbana e habitacional de Fortaleza e da Região Metropolitana, mas o conhecimento científico não se constrói só, precisamos das trocas”, comenta a geógrafa, acrescentando que outros profissionais cearenses também estão entrando em contato para conversar sobre o projeto.

Conforme Sharon, o Projeto Ser Ponte, organização que tem promovido a distribuição de renda às comunidades da Capital cearense, durante a pandemia, também está envolvido na pesquisa. “Essa parceria, muito importante, também nos ajuda no processo de diálogo com comunidades e de conhecer a fundo a realidade das famílias, principalmente de mulheres que têm feito a diferença”. A pesquisa também é apoiada pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca Ceará).

“Esse prêmio só foi possível devido às parcerias e articulações comunitárias que eu tenho no Ceará. O projeto, na minha visão, se tornou mais forte para receber o prêmio após o apoio dos professores, laboratórios, comunidades, pesquisadores e organizações”, finaliza Sharon.

Fonte: Diário do Nordeste
Share:

Nenhum comentário:

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog