CRV e CRLV Detran Ceará implanta digitalização dos documentos veiculares; saiba o que muda

 CRV e CRLV

Detran Ceará implanta digitalização dos documentos veiculares; saiba o que muda

Em cumprimento à Resolução 809, do Contran, os documentos de registro e transferência de veículos serão digitais, assim como o certificado de licenciamento (Romário Pinheiro)
Em 07/01/2021 às 17:46
Em 2021, todos os veículos registrados a partir do dia 04 de janeiro, receberão o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) em formato digital.

A mudança é fruto de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2020 e válida em todo o território nacional. O Detran-CE, em tempo recorde, adaptou os seus sistemas e já está expedindo, desde o primeiro dia útil do ano, o novo formato.

Em síntese, CRV e CRLV passam a ser um único documento, que pode ser acessado pelo proprietário, tanto pelo aplicativo do Serpro/Denatran Carteira Digital de Trânsito (CDT) como pelo site do Detran-CE. Entretanto, o proprietário também receberá um Número de Segurança do CRV, que será a chave de acesso para realização da transferência veicular, em caso de venda. Este código deve ser guardado em local seguro e não precisa ser apresentado em caso de fiscalização.

Quando for vender o veículo, o proprietário deverá realizar a ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade Veicular Eletrônica). Para isso, basta preencher o formulário “Intenção de Venda”, disponível no site do Detran com os dados do proprietário/vendedor e do comprador. Assim, o sistema gerará a ATPV-e que deverá ser impressa, assinada por ambas as partes e reconhecida a firma por autenticidade em cartório. Ainda no cartório, o procedimento segue como antes, com a realização da comunicação de venda e posterior ida do comprador a um dos postos de atendimento do Detran para realização da vistoria e conclusão do processo de transferência.

As mudanças entram em vigor apenas para os veículos registrados a partir do dia 04 de janeiro de 2021, ou seja, os documentos expedidos antes disso, impressos em papel-moeda (verde), continuarão valendo.

Situações em que se deve registrar o veículo

– compra de veículo zero km;
– compra/venda de veículo usado;
– mudança de município de domicílio ou residência do proprietário;
– mudança de categoria ou alteração de característica do veículo.

Benefícios

Os novos formatos trazem mais agilidade e segurança para os proprietários de veículos e, além disso, com a extinção do papel-moeda, também oferecem ao cidadão a possibilidade de imprimir, caso queira, seus documentos em papel A4 comum, branco, que terá o QR Code de segurança, válido para fiscalização.

Uma fraude como a “lavagem de documentos” que acontecia com a impressão em papel-moeda, tende a deixar de existir a medida que os documentos atuais sejam trocados pelo novo formato.

Além disso, as mudanças não implicarão em nenhum acréscimo de taxas e extinguiram a taxa de segunda via do documento, sempre solicitada em caso de perda, roubo ou extravio do CRLV, por exemplo, uma vez que facilmente é possível reimprimir em arquivo digital. Já no caso da Chave de Segurança do CRV, em caso de perda ou roubo, será necessário emitir um novo código para garantir a segurança do proprietário.

Fonte: Ascom Detran-CE
Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE ASSINA CONVENIO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE ASSINA CONVENIO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Prefeito Libório assina convênio de quase 5 milhões de reais com a caixa Econônmica Federal para asfaltar diversas ruas de Assaré.

ASSISISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE

ASSISISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE
Valorização da primeira infância

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

LOJA BARATEIRA

LOJA BARATEIRA
ASSARÉ E ANTONINA DO NORTE

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA
ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog