Cearenses treinarão profissionais de saúde em Manaus para uso do Elmo; 65 capacetes foram doados

 Escrito por , 

As instrutoras cearenses chegarão em Manaus neste domingo (31) e o treinamento inicia na segunda-feira (1º). Segundo a Sesa, 65 capacetes Elmo já estão na capital amazonense.

Legenda: 65 unidades do capacete de respiração assistida foram doados, através da Sesa, para Manaus.
Foto: Kid Júnior

Uma enfermeira e duas fisioterapeutas cearenses vão embarcar para Manaus, neste domingo (31), com o objetivo de treinar os profissionais da saúde da capital amazonense sobre o uso do capacete Elmo em pacientes com insuficiência respiratória devido à Covid-19. O equipamento é um mecanismo respiratório não invasivo que pode reduzir em 60% a necessidade de intubação e internação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, 65 capacetes foram doados pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e já estão em Manaus

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), associada à Sesa, será responsável pelo treinamento. Já na cidade manauara,  a Secretaria Municipal da Saúde de Manaus é a responsável pelo transporte, hospedagem e logística das capacitações.

De acordo com o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, a ação é em solidariedade ao que Manaus está enfrentando diante do colapso na saúde decorrente da Covid-19. “É uma atitude de apoio entre os governos nessa situação difícil na qual estão passando. Essa é apenas uma das ações. Por agora, a gente está viabilizando as doações de Elmo e a capacitação dos profissionais de lá [Manaus]”, coloca. 

Treinamento 

As profissionais cearenses já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e devem permanecer cinco dias em Manaus para a instrução de pelo menos 30 profissionais da linha de frente da Covid-19 selecionados pela própria Secretaria da Saúde da capital do Amazonas. Dentre os profissionais cotados para serem instruídos estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos dos principais hospitais públicos locais que recebem pacientes com a doença. 

Já o treinamento em si será realizado em um local fora do ambiente hospitalar e é requisito para que o Elmo integre o tratamento da infecção em unidades de saúde. “O treinamento vai acontecer conforme o que já é realizado aqui na ESP/CE, desde dezembro: apresentação do conteúdo teórico, o que é, como funciona, além do treinamento com simulação prática e como se usa”, coloca o superintendente Marcelo.

A enfermeira e mestre em saúde pública cearense Rebeca Bandeira é uma das instrutoras na missão em Manaus. Rebeca detalha que o treinamento deve acontecer em dois turnos durante o dia, com cerca de três a quatro horas de duração cada.  “Começaremos na segunda-feira (1º) até a sexta-feira (5).  Em cada turno, buscaremos instruir três profissionais”.

“Como enfermeira e profissional de saúde, eu me sinto muito honrada em fazer parte dessa missão. A gente espera, com esse treinamento, reverter o desfecho clínico de muitos pacientes de Covid que evoluem negativamente de uma forma muito rápida”, pontua Rebeca.

Elmo

Idealizado em abril de 2020, o capacete Elmo, equipamento de respiração assistida, pode evitar a intubação de pacientes com Covid-19. O Elmo oferece oxigênio a pacientes com quadro clínico moderado e grave, o que melhora a capacidade respiratória e evita a intubação por não ser um mecanismo invasivo, como os ventiladores mecânicos. A cúpula transparente, por onde entram os tubos, é fixada no pescoço, distribui fluxo de gás contínuo para oxigenar o sangue e expandir o pulmão.

O projeto Elmo foi idealizado e desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

Fonte: Sesa • | Diário do Nordeste

Share:

Nenhum comentário:

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog