Cearenses treinarão profissionais de saúde em Manaus para uso do Elmo; 65 capacetes foram doados

 Escrito por , 

As instrutoras cearenses chegarão em Manaus neste domingo (31) e o treinamento inicia na segunda-feira (1º). Segundo a Sesa, 65 capacetes Elmo já estão na capital amazonense.

Legenda: 65 unidades do capacete de respiração assistida foram doados, através da Sesa, para Manaus.
Foto: Kid Júnior

Uma enfermeira e duas fisioterapeutas cearenses vão embarcar para Manaus, neste domingo (31), com o objetivo de treinar os profissionais da saúde da capital amazonense sobre o uso do capacete Elmo em pacientes com insuficiência respiratória devido à Covid-19. O equipamento é um mecanismo respiratório não invasivo que pode reduzir em 60% a necessidade de intubação e internação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, 65 capacetes foram doados pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e já estão em Manaus

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), associada à Sesa, será responsável pelo treinamento. Já na cidade manauara,  a Secretaria Municipal da Saúde de Manaus é a responsável pelo transporte, hospedagem e logística das capacitações.

De acordo com o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, a ação é em solidariedade ao que Manaus está enfrentando diante do colapso na saúde decorrente da Covid-19. “É uma atitude de apoio entre os governos nessa situação difícil na qual estão passando. Essa é apenas uma das ações. Por agora, a gente está viabilizando as doações de Elmo e a capacitação dos profissionais de lá [Manaus]”, coloca. 

Treinamento 

As profissionais cearenses já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e devem permanecer cinco dias em Manaus para a instrução de pelo menos 30 profissionais da linha de frente da Covid-19 selecionados pela própria Secretaria da Saúde da capital do Amazonas. Dentre os profissionais cotados para serem instruídos estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos dos principais hospitais públicos locais que recebem pacientes com a doença. 

Já o treinamento em si será realizado em um local fora do ambiente hospitalar e é requisito para que o Elmo integre o tratamento da infecção em unidades de saúde. “O treinamento vai acontecer conforme o que já é realizado aqui na ESP/CE, desde dezembro: apresentação do conteúdo teórico, o que é, como funciona, além do treinamento com simulação prática e como se usa”, coloca o superintendente Marcelo.

A enfermeira e mestre em saúde pública cearense Rebeca Bandeira é uma das instrutoras na missão em Manaus. Rebeca detalha que o treinamento deve acontecer em dois turnos durante o dia, com cerca de três a quatro horas de duração cada.  “Começaremos na segunda-feira (1º) até a sexta-feira (5).  Em cada turno, buscaremos instruir três profissionais”.

“Como enfermeira e profissional de saúde, eu me sinto muito honrada em fazer parte dessa missão. A gente espera, com esse treinamento, reverter o desfecho clínico de muitos pacientes de Covid que evoluem negativamente de uma forma muito rápida”, pontua Rebeca.

Elmo

Idealizado em abril de 2020, o capacete Elmo, equipamento de respiração assistida, pode evitar a intubação de pacientes com Covid-19. O Elmo oferece oxigênio a pacientes com quadro clínico moderado e grave, o que melhora a capacidade respiratória e evita a intubação por não ser um mecanismo invasivo, como os ventiladores mecânicos. A cúpula transparente, por onde entram os tubos, é fixada no pescoço, distribui fluxo de gás contínuo para oxigenar o sangue e expandir o pulmão.

O projeto Elmo foi idealizado e desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

Fonte: Sesa • | Diário do Nordeste

Share:

Nenhum comentário:

MIMOS MILU Loja virtual

MIMOS MILU         Loja virtual
FOFURAS E PAPELARIA (88) 9- 9783-0486

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

MOBILIDADE URBANA

MOBILIDADE URBANA
DE SEXTA A DOMINGO EM JUAZEIRO

Dra.Janaina Dias

Dra.Janaina Dias
FONOAUDIÓLOGA

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

JOÃO PAULO FRETES E VIAGENS

JOÃO PAULO FRETES E VIAGENS
(88)99905.1070

I9EVENTOS ASSARE


OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA
ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

APP MINHA MOB

ÓTICA SAN VALLENTIN

ÓTICA SAN VALLENTIN
Aqui você enxerga a diferença

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net