Gilmar de Carvalho, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1971) e em Comunicação Social (1972) pela mesma Universidade. Mestre em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo (1991). Doutor em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Sua área de interesse é o das relações entre a Comunicação e a Cultura. Professor do Departamento de Comunicação Social (de 1984 a 2010) e grande escritor, dedicou mais de uma década de visitas e estudos sobre a vida e obra do saudoso Patativa do Assaré que lhe rendeu algo em torno de 60 entrevistas. 

Para o escritor, Patativa do Assaré foi uma das pessoas mais interessante e mais importantes que ele conheceu durante sua vida, conhecendo-o em 1993, quando trabalhava na Secretaria de Cultura e organizou uma reedição dos seus cordéis, a parti de então se estabeleceu uma relação de amizade entre ambos, passando a fazer visitas ao Patativa quase que mensalmente até sua morte em 2002. Todo esse material foi produzido com recursos do próprio autor, não recebendo bolsas para tal feito. 

O acervo escrito em papel e de forma digital foi doado para o Memorial Patativa do Assaré, ficando sob domínio desta instituição, que estabelecerá normas e regras de uso desse material, onde toda a comunidade acadêmica e civil venha a ter acesso a essa rica pesquisa e que possa conhecer ainda mais sobre o Poeta maior, a luz dos escritos desse renomado escritor. Para Gilmar de Carvalho a parceria que teve com a Secretaria de Cultura, na pessoa do secretário, Vavá Gois foi de fundamental importância para o desenvolvimento cultural de Assaré, sendo um dos gestores mais competentes dos municípios do interior, em que fez um trabalho numa perspectiva de não fazer apenas festas de padroeiras, mas de estimular o cordel, os mestres da cultura, de fazer levantamentos de potencialidades culturais de fazer uma gestão de qualidade, ressaltou o escritor. 

Para Vavá Gois, a palavra que tem a dizer é gratidão, pela parceria entre a Secretaria de Cultura, o Memorial Patativa do Assaré e o Escritor Gilmar de Carvalho. Dizer da honra em ter contribuído com o desenvolvimento cultural do nosso município e ter levado cada vez mais o nome do nosso grande mestre Patativa para todo o mundo.       

Assista o  vídeo :


Site quixabeira do assare