Inflação do churrasco dispara em Fortaleza: carnes, óleo e acompanhamentos estão mais caros

Na lista de produtos com maior alta na Capital estão as carnes, óleo de soja e batata-inglesa

Legenda: Entre as carnes, o maior crescimento foi da linguiça e da carne de porco
Foto: Humberto Leão

 

Chega a época das festas de fim de ano, as confraternizações, sejam do trabalho, da família ou com amigos, e a ideia do churrasco sempre acaba surgindo. No entanto, com a alta de diversos itens básicos para fazer a festa, o gasto pode acabar sendo um pouco maior do que o esperado.

As carnes, por exemplo, estão entre os produtos com maior alta registrada no acumulado deste ano até o mês de novembro. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, a alta entre elas foi de 11,32%, em média, na cidade de Fortaleza. O destaque foi para a linguiça, com alta de 32,95% no ano, a carne de porco, que subiu 21,41%, e a costela, com avanço de 18,76%.

Acompanhamentos bem mais 'salgados'

Ainda assim, engana-se quem enxerga na alta das carnes o único motivo para gastar mais. Outros acompanhamentos típicos do churrasco também registraram alta no último mês na Capital.

De acordo com os números levantados pelo IBGE, o óleo de soja, que pode ser usado em porções como a farofa, por exemplo, teve alta de 105,91%. Outros itens como tomate (83,3%), batata-inglesa (66,7%), cenoura (48,3%) e cebola (20,7%) também entraram na lista que pode tirar mais quantia do bolso.

Ufa! Cerveja mais barata

Quando se fala em churrasco, também é quase impossível esquecer das bebidas. A boa notícia é para os amantes da cerveja, que registrou queda de 1,16% ao longo do ano. Enquanto isso, o vinho subiu 5,4%, em média, no Brasil, mas Fortaleza não registrou o aumento. Já outras bebidas alcoólicas como a caipirinha, que requer outros ingredientes para a preparação, devem sofrer mudanças: o açúcar teve alta de 12,97%.

Por que está tudo tão caro?

Os fatores para explicar a alta nos produtos alimentícios são diversos. Os impactos causados pela pandemia de Covid-19, claro, estão na lista dos principais motivos para a questão.

As medidas de isolamento social geraram oscilações na economia mundial e fizeram o dólar subir em disparada.

Outro fator é a exportação de carne, que cresceu em 2020. De janeiro a outubro, como mostram os dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), o Brasil exportou 1,65 milhão de toneladas de carnes e derivados, número 9% maior que o registrado no mesmo período no ano passado. O aumento também significa menos carne para consumo interno, o que faz o preço subir em solo brasileiro.

crescimento do consumo no país por conta dos programas como o auxílio emergencial também impacta os preços. Criado para suprir as necessidades dos brasileiros em meio à pandemia de coronavírus, a quantia concedeu poder de compra e, em consequência, levou a uma maior procura de produtos essenciais.

Fonte:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/inflacao-do-churrasco-dispara-em-fortaleza-carnes-oleo-e-acompanhamentos-estao-mais-caros-1.3020975

Share:

Nenhum comentário:

tapaga

tapaga
TÁ INSATISFEITO COM TAXAS ALTÍSSIMAS DA SUA MAQUINTA?

MIMOS MILU Loja virtual

MIMOS MILU         Loja virtual
FOFURAS E PAPELARIA (88) 9- 9783-0486

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

MOBILIDADE URBANA

MOBILIDADE URBANA
DE SEXTA A DOMINGO EM JUAZEIRO

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

JOÃO PAULO FRETES E VIAGENS

JOÃO PAULO FRETES E VIAGENS
(88)99905.1070

I9EVENTOS ASSARE


OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA
ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

APP MINHA MOB

ÓTICA SAN VALLENTIN

ÓTICA SAN VALLENTIN
Aqui você enxerga a diferença

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net