Inflação do churrasco dispara em Fortaleza: carnes, óleo e acompanhamentos estão mais caros

Na lista de produtos com maior alta na Capital estão as carnes, óleo de soja e batata-inglesa

Legenda: Entre as carnes, o maior crescimento foi da linguiça e da carne de porco
Foto: Humberto Leão

 

Chega a época das festas de fim de ano, as confraternizações, sejam do trabalho, da família ou com amigos, e a ideia do churrasco sempre acaba surgindo. No entanto, com a alta de diversos itens básicos para fazer a festa, o gasto pode acabar sendo um pouco maior do que o esperado.

As carnes, por exemplo, estão entre os produtos com maior alta registrada no acumulado deste ano até o mês de novembro. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, a alta entre elas foi de 11,32%, em média, na cidade de Fortaleza. O destaque foi para a linguiça, com alta de 32,95% no ano, a carne de porco, que subiu 21,41%, e a costela, com avanço de 18,76%.

Acompanhamentos bem mais 'salgados'

Ainda assim, engana-se quem enxerga na alta das carnes o único motivo para gastar mais. Outros acompanhamentos típicos do churrasco também registraram alta no último mês na Capital.

De acordo com os números levantados pelo IBGE, o óleo de soja, que pode ser usado em porções como a farofa, por exemplo, teve alta de 105,91%. Outros itens como tomate (83,3%), batata-inglesa (66,7%), cenoura (48,3%) e cebola (20,7%) também entraram na lista que pode tirar mais quantia do bolso.

Ufa! Cerveja mais barata

Quando se fala em churrasco, também é quase impossível esquecer das bebidas. A boa notícia é para os amantes da cerveja, que registrou queda de 1,16% ao longo do ano. Enquanto isso, o vinho subiu 5,4%, em média, no Brasil, mas Fortaleza não registrou o aumento. Já outras bebidas alcoólicas como a caipirinha, que requer outros ingredientes para a preparação, devem sofrer mudanças: o açúcar teve alta de 12,97%.

Por que está tudo tão caro?

Os fatores para explicar a alta nos produtos alimentícios são diversos. Os impactos causados pela pandemia de Covid-19, claro, estão na lista dos principais motivos para a questão.

As medidas de isolamento social geraram oscilações na economia mundial e fizeram o dólar subir em disparada.

Outro fator é a exportação de carne, que cresceu em 2020. De janeiro a outubro, como mostram os dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), o Brasil exportou 1,65 milhão de toneladas de carnes e derivados, número 9% maior que o registrado no mesmo período no ano passado. O aumento também significa menos carne para consumo interno, o que faz o preço subir em solo brasileiro.

crescimento do consumo no país por conta dos programas como o auxílio emergencial também impacta os preços. Criado para suprir as necessidades dos brasileiros em meio à pandemia de coronavírus, a quantia concedeu poder de compra e, em consequência, levou a uma maior procura de produtos essenciais.

Fonte:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/inflacao-do-churrasco-dispara-em-fortaleza-carnes-oleo-e-acompanhamentos-estao-mais-caros-1.3020975

Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog