53 cidades do Ceará têm nível de alerta alto ou altíssimo para incidência da Covid-19

 Escrito por , 

Indicador considera aumento do número de casos diários, de internações, de testes positivos, de mortes e de leitos de UTI ocupados entre 15 e 28 de novembro

Legenda: Crescimento taxa de positividade de exames RT-PCR é levada em conta no cálculo dos níveis de risco
Foto: José Leomar

O monitoramento da presença do novo coronavírus no Ceará tem mostrado risco “alto” ou “altíssimo” de incidência da Covid-19 em pelo menos 53 municípios, incluindo Fortaleza. Outras 94 cidades aparecem com risco “moderado”. Os indicadores consideram o aumento de casos diários, de internações, de testes positivos, de mortes e de leitos de UTI ocupados entre 15 e 28 de novembro. As informações são do IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), extraídas às 9h30 desta quinta-feira (3). 

Os níveis de alerta são divididos de 1 a 4, em que 1 é o “novo normal”, 2 é “moderado”, 3 é “alto” e 4 é “altíssimo”.

De acordo com a plataforma, o Ceará registrou, nas últimas duas semanas epidemiológicas (47 e 48), 137 novos casos diários da doença pandêmica a cada 100 mil habitantes, nível de alerta “moderado” e com tendência de queda.

>>Covid-19: confirmando 4 a cada 10 testes, Ceará atinge a maior taxa de positividade desde junho

>>No Ceará, 7 a cada 10 idosos mantêm medidas de isolamento social

>>Ceará contabiliza 9.638 mortes e mais de 301 mil casos de infecção por Covid-19

>>Um a cada dez cearenses adotou isolamento rígido em outubro, aponta IBGE

>>Hospital de Campanha do HGF volta a receber pacientes com Covid em Fortaleza

As internações por doenças respiratórias (66 casos), assim como o percentual de leitos de UTI-Covid ocupados (59,7%) e a taxa de letalidade por Covid-19 (0,4%) também têm tendência "decrescente" nas duas últimas semanas, conforme o painel da Sesa. Nesses indicadores, o nível de alerta é classificado como “baixo”.

Por outro lado, a taxa de positividade dos exames RT-PCR apresenta alerta “alto”: 62,7% dos testes tiveram resultado positivo para infecção, percentual que mostrou tendência de crescimento entre 15 e 28 de novembro. 

A Sesa explica que um indicador está “crescendo” quando há aumento do valor superior a 15% entre as duas últimas semanas epidemiológicas; “decrescendo” quando há redução do valor superior a 15% no período; e “estabilizando” quando apresenta “quaisquer outras situações”.

Cidades

Em relação aos municípios, apenas 34 aparecem com nível 1 de alerta, ou seja, indicadores considerados baixos. Entre eles, estão as cidades de Paracuru, Pacoti, São Luís do Curu e Granjeiro. Algumas das cidades, entretanto, têm tendência de aumento ou estabilidade na incidência de casos.

Legenda: Cidades em verde: risco 1, novo normal / Amarelo: risco 2, moderado / Laranja: risco 3, alto / Vermelho: risco 4, altíssimo
Foto: Reprodução/Integra SUS

Outras 97 localidades, como Itapipoca, Canindé, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte acenderam alerta “moderado”, nas semanas 47 e 48. Isso significa que o cenário da doença nesses municípios mostrou piora e requer atenção. 

risco “alto” foi identificado em Fortaleza e outras 32 cidades cearenses, como Boa Viagem, Brejo Santo e Aracati. Nelas, a taxa de positividade dos testes, por exemplo, está entre 50% e 75%; e a ocupação de leitos de UTI, entre 80,1% e 95%. 

Em alerta máximo, “altíssimo”, estão as demais 21 cidades do Ceará, como Sobral, Aquiraz, Cedro e Milagres. Por lá, cerca de 75% dos exames RT-PCR têm dado positivo para infecção pelo novo coronavírus, a taxa de letalidade pela doença está acima de 3% e mais de 95% dos leitos de UTI estão ocupados.

Fonte:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/53-cidades-do-ceara-tem-nivel-de-alerta-alto-ou-altissimo-para-incidencia-da-covid-19-1.3018448

Share:

Nenhum comentário:

JOÃO PAULO FRETES E VIAGENS

JOÃO PAULO FRETES E VIAGENS
(88)99905.1070

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

I9EVENTOS ASSARE


OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA
ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

LEVE PARA SEU EVENTO

LEVE PARA SEU EVENTO
CONTATOS PARA SHOWS:(81) 9.9929-8456 / (88) 9.9925-3344

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

APP MINHA MOB

ÓTICA SAN VALLENTIN

ÓTICA SAN VALLENTIN
Aqui você enxerga a diferença

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net