Hospital Leonardo da Vinci passa a integrar a rede pública do Ceará

 Escrito por , 

Decreto para aquisição da unidade, que já vem sendo utilizada para cirurgias eletivas, foi assinado ontem pelo governador Camilo Santana; no mesmo dia, a Capital apresentou a maior taxa de ocupação em UTIs, desde junho

Legenda: Aquisição da unidade hospitalar fundamental durante a pandemia foi feita ontem (27)
Foto: FOTO: CAMILA LIMA

Antes requerido pelo Governo do Estado para atender pacientes com Covid-19, o Hospital Leonardo Da Vinci, que era da iniciativa privada, integrará a rede pública de saúde do Ceará. Segundo anúncio do governador Camilo Santana, o decreto para aquisição da unidade foi assinado ontem.

"Estamos transformando hospital privado em hospital público do SUS", comemorou o gestor. Desde o dia em que começou a acolher exclusivamente infectados pelo novo coronavírus, em 23 de março, mais de 1.900 pacientes passaram pelo Hospital Leonardo da Vinci, cuja estrutura física chegou a ter 230 leitos, sendo 150 de UTI.

Localizada no bairro Aldeota, a unidade particular foi reativada para atuar na retaguarda dos atendimentos de Covid-19, sobretudo aos casos de média e alta complexidade, e tornou-se referência nos tratamentos dos infectados pelo SARS-CoV-2.

Com a desaceleração da pandemia, o hospital passou a realizar cirurgias eletivas de ortopedia, otorrinolaringologia, urologia e geral. Conforme Camilo Santana, 680 procedimentos foram desenvolvidos na unidade. "Esse hospital está sendo usado para reduzir e a meta é zerar a fila de cirurgias eletivas em Fortaleza e no Estado do Ceará", pontuou ontem, em transmissão nas redes sociais.

Os atendimentos para pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuaram, mas em menor escala. Atualmente, a unidade tem 30 leitos ativos e 32 de enfermaria, mas a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) ressalta que há capacidade para ampliar esse número para 150.

Internações

No mesmo dia da aquisição do Leonardo Da Vinci, porém, a taxa de ocupação em leitos de UTI na Capital chegou a 78,57%, o maior índice desde o mês de junho, de acordo com a atualização feita às 17h02 na plataforma IntegraSUS, mantida pela Secretaria da Saúde.

Pelo menos sete hospitais estão com todos os leitos ocupados na Capital. "Nesse mesmo tempo de melhora e estabilização epidemiológica observada desde junho, os leitos que estavam exclusivos para Covid-19 foram sendo liberados para outras causas", pontua o infectologista Keny Colares.

É o que informou a Sesa, por nota. Segundo a Pasta, o aumento na taxa de internação nas unidades, por ora, tem se dado principalmente na rede privada. "Na rede pública, a flutuação das taxas de internações nos leitos Covid-19 se dá pela redução do número de leitos voltados especificamente para o atendimento desses pacientes". Mas a Sesa reforça que caso seja necessário, "esse número pode ser aumentado de acordo com a demanda".

Contudo, Keny Colares cita que este é um momento de atenção. "Não é motivo para pânico ou exagero, mas é um sinal de que, percebendo o avanço do vírus nos outros países, a gente precisa redobrar os cuidados de prevenção, para as pessoas não descuidarem do isolamento social".

Fonte:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/hospital-leonardo-da-vinci-passa-a-integrar-a-rede-publica-do-ceara-1.3015914

Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE

GOVERNO MUNICIPAL DE ASSARE
PREFEITO LIBÓRIO ASSINA PACTO PELO FORTALECIMENTO DAS POLÍTICAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO CEARÁ

ASSISISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE

ASSISISTÊNCIA SOCIAL DE ASSARE
Prefeitura de Assaré realiza distribuição de 612 cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

BURGER KING

LOJA BARATEIRA

LOJA BARATEIRA
ASSARÉ E ANTONINA DO NORTE

IVAN FILTROS

IVAN FILTROS
9-9944.3348 / 9-9211.5887

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog