Expectativa de vida do cearense sobe 2 anos na última década, calcula IBGE

 Escrito por , 

Estado é o terceiro do Nordeste em longevidade. Levantamento diz especula que a mulher cearense viva 8 anos a mais do que os homens

Legenda: O Estado é o terceiro Estado do Nordeste com a maior expectativa de vida ao nascer
Foto: FOTO: JOSÉ LEOMAR

O cearense está vivendo mais: a expectativa de vida no Estado chegou aos 74,5 anos em 2019. Considerando o acumulado dos 10 anos, é uma adição de 2,1 anos à longevidade cearense há uma década. O número é maior também do que o registrado em 2018, quando o cearense poderia chegar a, no máximo, 74,3 anos. As informações são da Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil, divulgadas na manhã desta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Com a atualização, o Estado é o 3º Estado do Nordeste com a maior expectativa de vida ao nascer, ficando atrás do Rio Grande do Norte (76,36) e do Maranhão (74,98). A análise publicada pelo IBGE tem como base entre 2018 a 2019, período em que os dados foram compilados.

O demógrafo e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Julio Alfredo Racchumi Romero, explica que o aumento é menor comparado com as últimas décadas em que foram observadas diferenças de 10 anos. "Esses dados se referem a 2019 e não inclui (informações) da pandemia, que serão trabalhados no outro ano. Quando a gente chega a um patamar alto a velocidade tende a diminuir. Pode parecer pouco, mas é algo positivo", pondera.

Contribui para o aumento da expectativa de vida, como avalia o especialista, o desenvolvimento da medicina, o aumento da oferta de água tratada e coleta de lixo, além de outros programas de melhorias das condições sociais nas cidades. "Essa é uma media do Ceará e não é um dado que pode ser interpretado de forma genérica para todo o Estado porque a gente sabe que existem desigualdades regionais", frisa Julio Romero.

Ainda de acordo com o documento do IBGE, no Ceará, as mulheres podem viver 8 anos a mais que o sexo oposto. Enquanto a longevidade feminina é de 78,5 anos a expectativa é de que os homens cearenses cheguem até os 70,5 anos. A discrepância entre os sexos, avalia o IBGE, é consequência do fenômeno “sobremortalidade masculina” um reflexo do processo de urbanização e metropolização brasileiro. O demógrafo acrescenta que questões culturais, de maior atenção à saúde pelo público feminino, e o aumento da escolaridade entre as mulheres também eleva a expectativa de vida.

Apesar da alta, o cearense ainda vive dois anos a menos do que a média brasileira. Nos cálculos do IBGE, a expectativa de vida brasileira é de 76,6 anos. Considerado para calcular as aposentadorias no Regime Geral de Previdência Social, a longevidade é um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário. 

Mortalidade infantil em queda

Além da alta na longevidade cearense, a tábua também informou que as taxas de mortalidade infantil reduziram no Estado. Em 2018 foram registradas 13,2 número de mortes antes de completar 1 ano de idade a cada mil nascidos vivos. A quantia reduziu no ano passado: foram 12,8 por mil crianças nascidas em 2019. É a segunda menor taxa nordestina. Apenas Pernambuco registrou índice abaixo do cearense, com 11,37 óbitos a cada mil crianças pernambucanas.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/expectativa-de-vida-do-cearense-sobe-2-anos-na-ultima-decada-calcula-ibge-1.3015630

Share:

Nenhum comentário:

tapaga

tapaga
TÁ INSATISFEITO COM TAXAS ALTÍSSIMAS DA SUA MAQUINTA?

MIMOS MILU Loja virtual

MIMOS MILU         Loja virtual
FOFURAS E PAPELARIA (88) 9- 9783-0486

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

MOBILIDADE URBANA

MOBILIDADE URBANA
DE SEXTA A DOMINGO EM JUAZEIRO

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

JOÃO PAULO FRETES E VIAGENS

JOÃO PAULO FRETES E VIAGENS
(88)99905.1070

I9EVENTOS ASSARE


OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA
ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS

RC ÓTICA EM ASSARÉ E TARRAFAS
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

APP MINHA MOB

ÓTICA SAN VALLENTIN

ÓTICA SAN VALLENTIN
Aqui você enxerga a diferença

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net