Expectativa de vida do cearense sobe 2 anos na última década, calcula IBGE

 Escrito por , 

Estado é o terceiro do Nordeste em longevidade. Levantamento diz especula que a mulher cearense viva 8 anos a mais do que os homens

Legenda: O Estado é o terceiro Estado do Nordeste com a maior expectativa de vida ao nascer
Foto: FOTO: JOSÉ LEOMAR

O cearense está vivendo mais: a expectativa de vida no Estado chegou aos 74,5 anos em 2019. Considerando o acumulado dos 10 anos, é uma adição de 2,1 anos à longevidade cearense há uma década. O número é maior também do que o registrado em 2018, quando o cearense poderia chegar a, no máximo, 74,3 anos. As informações são da Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil, divulgadas na manhã desta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Com a atualização, o Estado é o 3º Estado do Nordeste com a maior expectativa de vida ao nascer, ficando atrás do Rio Grande do Norte (76,36) e do Maranhão (74,98). A análise publicada pelo IBGE tem como base entre 2018 a 2019, período em que os dados foram compilados.

O demógrafo e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Julio Alfredo Racchumi Romero, explica que o aumento é menor comparado com as últimas décadas em que foram observadas diferenças de 10 anos. "Esses dados se referem a 2019 e não inclui (informações) da pandemia, que serão trabalhados no outro ano. Quando a gente chega a um patamar alto a velocidade tende a diminuir. Pode parecer pouco, mas é algo positivo", pondera.

Contribui para o aumento da expectativa de vida, como avalia o especialista, o desenvolvimento da medicina, o aumento da oferta de água tratada e coleta de lixo, além de outros programas de melhorias das condições sociais nas cidades. "Essa é uma media do Ceará e não é um dado que pode ser interpretado de forma genérica para todo o Estado porque a gente sabe que existem desigualdades regionais", frisa Julio Romero.

Ainda de acordo com o documento do IBGE, no Ceará, as mulheres podem viver 8 anos a mais que o sexo oposto. Enquanto a longevidade feminina é de 78,5 anos a expectativa é de que os homens cearenses cheguem até os 70,5 anos. A discrepância entre os sexos, avalia o IBGE, é consequência do fenômeno “sobremortalidade masculina” um reflexo do processo de urbanização e metropolização brasileiro. O demógrafo acrescenta que questões culturais, de maior atenção à saúde pelo público feminino, e o aumento da escolaridade entre as mulheres também eleva a expectativa de vida.

Apesar da alta, o cearense ainda vive dois anos a menos do que a média brasileira. Nos cálculos do IBGE, a expectativa de vida brasileira é de 76,6 anos. Considerado para calcular as aposentadorias no Regime Geral de Previdência Social, a longevidade é um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário. 

Mortalidade infantil em queda

Além da alta na longevidade cearense, a tábua também informou que as taxas de mortalidade infantil reduziram no Estado. Em 2018 foram registradas 13,2 número de mortes antes de completar 1 ano de idade a cada mil nascidos vivos. A quantia reduziu no ano passado: foram 12,8 por mil crianças nascidas em 2019. É a segunda menor taxa nordestina. Apenas Pernambuco registrou índice abaixo do cearense, com 11,37 óbitos a cada mil crianças pernambucanas.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/expectativa-de-vida-do-cearense-sobe-2-anos-na-ultima-decada-calcula-ibge-1.3015630

Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog