“Isso é tudo que a gente tem”, diz comerciante que perdeu mercadorias em casarão incendiado

 Escrito por , 

Permissionários do Casarão dos Fabricantes criam grupo nas redes sociais para se unirem durante este momento e reestruturar um retorno em conjunto


A dor de assistir seu local de trabalho ser foco de um incêndio foi imensurável para a permissionária Fátima Lúcia Castro. Há mais de 14 anos no Casarão dos Fabricantes, no Centro de Fortaleza, sua trajetória foi construída a partir de muita luta e esforço, tendo passado 10 anos trabalhando em lanchonete no local antes de conseguir ter sua própria loja. “É difícil recomeçar, mas como o cearense é acostumado a recomeçar, vamos tentar”, declara a comerciante. 

Na noite de ontem, o prédio sofreu um incêndio e, desde então, bombeiros estão atuando para manter o espaço resfriado e evitar novos focos. Na manhã deste domingo (6), portas, janelas, piso e o telhado da estrutura já haviam consumidos pelo fogo.

Fátima permaneceu no trabalho até as 15h30, deixando uma funcionária para completar o horário. A notícia do incêndio chegou através da filha, por volta das 21h e, sem outra fonte de renda, precisou assistir o fogo queimar os anos de esforço. “É difícil, não é fácil não. Isso é tudo que a gente tem, uma vida inteira”, compartilha, ao dar prejuízo como total. 

Legenda: Perrmissionária Fátima Lúcia Castro cria grupo em WhatsApp com outros comerciantes do local para criar estratégias de um recomeço unido
Foto: Arnaldo Araújo

A fim de estruturar um recomeço, a permissionária tem conversado com outros colegas e articulado a criação de um grupo no WhatsApp. O objetivo é seguir com a venda de mercadorias, mantendo os laços já existentes com as outras pessoas do local.

“A gente está tentando se unir, fazer um grupo, que unidos vamos tentar conseguir um lugar para que todos fiquem juntos”, explica. 

Dificuldade

Com a suspensão das atividades econômicas em Fortaleza, devido à pandemia, e sem receber o auxílio emergencial, o retorno das vendas no Casarão dos Fabricantes estava sendo um recomeço para o permissionário Océlio Lima. No entanto, após o incêndio, aponta um prejuízo de quase R$ 10 mil. “Chegar aqui e ver tudo pegando fogo... é muito difícil seguir em frente”, declara. 

Há aproximadamente 2 anos trabalhando no local, o incêndio de grandes proporções foi uma ocorrência dolorosa para o comerciante. Sabendo do ocorrido através de uma amiga, o nervosismo foi o primeiro sentimento a chegar para Océlio.

“O pior é perder os nossos clientes, eu sou fabricante e já cedo as mercadorias para meus amigos que têm venda para fora, que fazem entrega grande. A gente trabalha todo dia e dava para a gente se manter, viver uma vida tranquila”, explica. 

Agora, ele e a esposa, companheira de trabalho, devem aguardar por mais informações antes de se prepararem para um recomeço. “Viemos de uma luta muito grande e tudo tem seu começo de novo, o importante é ser honesto”, finaliza.

Legenda: Permissionário Océlio Lima calcula um prejuízo de quase R$ 10 mil após incêndio no Casarão dos Fabricantes
Foto: Arnaldo Araújo

Operação

Conforme o tenente-coronel Lino Filho, do Corpo de Bombeiros, a equipe segue dando continuidade aos serviços iniciados na noite de ontem (5). Antes das 2h da manhã deste domingo (6), o fogo já havia sido contido. Agora, a equipe conta com 3 viaturas do corpo de bombeiros e cerca de 25 homens trabalhando no prédio. Segundo o tenente, o número foi reduzido após o incêndio ser controlado. 

Essa fumaça é o calor saindo desses materiais, isso ainda vai demorar um pouco e possibilitar que qualquer pessoa, inclusive do corpo de bombeiros, entre mais aprofundadamente na estrutura”, pontua. 

Após a extinção das chamas, os bombeiros executam uma série de outros serviços, como a manutenção da temperatura baixa, a fim de evitar a reincidência das chamas e a propagação do incêndio.


Share:

Nenhum comentário:

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog