Morre, aos 72 anos, o cantor e compositor Moraes Moreira

Artista baiano morreu dormindo em sua casa, no Rio de Janeiro; ainda não se sabe a causa da morte

    Moraes Moreira lançou mais de 60 discos entre a carreira solo, Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e             Osmar, além da parceria com o guitarrista Pepeu Gomes        DivulgaçãoMorreu, nesta segunda-feira (13), o cantor e compositor Moraes Moreira, aos 72 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. Um familiar do artista deu a notícia ao amigo de Moreira, o também cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor, que confirmou a morte à imprensa e disse que Moraes Moreira morreu dormindo, segundo o Correio da Bahia. Ainda não há informações sobre a causa da morte. 
O cantor nasceu na cidade de Ituaçu, na Bahia. De 1969 a 1975, formou, com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, os Novos Baianos, com o qual compôs seus maiores sucessos.
Em 1975, deixou o grupo e iniciou carreira solo. No total, Moraes lançou mais de 60 discos entre a carreira solo, Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar, além da parceria com o guitarrista Pepeu Gomes, segundo informações do G1. 

ENCONTROS NO CEARÁ

No ano passado, o cantor apresentou junto com Fausto Nilo o show “Corações Democratas" no encerramento da Mostra Sesc de Culturas Sertão Central, em Quixeramobim. A dupla de compositores relembrou sucessos como “Festa do interior”, “Chão da Praça”, “Eu também quero beijar”, Pão e poesia” e “Bloco do prazer”, canções que fazem parte do repertório cativo de blocos carnavalescos de Fortaleza.
     Moraes Moreira dividindo o palco com Fausto Nilo no Cineteatro São Luiz, em agosto do ano               passado
        Foto: Guilherme Silva/Cineteatro São Luiz
O mesmo show teve como palco o Cineteatro São Luiz, no Centro da Capital, em agosto de 2019, em sua segunda apresentação. Em sessão única, os cantores passearam, mais uma vez, por algumas das principais canções escritas pela dupla, interpretadas por nomes como Caetano Veloso, Nara Leão, Trio Elétrico Dodô e Osmar e Gal Costa.

TRAJETÓRIA 

Nascido Antonio Carlos Moreira Pires, Moraes Moreira começou a carreira na música ainda adolescente, tocando sanfona de 12 baixos. Com pouco tempo de aprendizado, já animava festas de São João, casamentos e batizados. 
Conforme a Enciclopédia do Itaú Cultural, no ano de 1963, o artista fez curso na cidade de Caculé, interior da Bahia, onde conheceu diversos violonistas e se apaixonou pelo instrumento. Com 19 anos, mudou-se para Salvador com o intuito de fazer Medicina, mas acaba indo estudar música no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia. 
É na pensão em que passou a morar que conheceu os futuros parceiros do grupo Novos Baianos: Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. Este o apresenta ao cantor e compositor baiano Tom Zé, professor de violão no seminário, com quem troca informações sobre harmonia e composição.
Os amigos da casa começam a elaborar o espetáculo de estreia do Novos Baianos, intitulado "O Desembarque dos Bichos depois do Dilúvio Universal". Era 1968. A apresentação também contava com também com a cantora Baby Consuelo (atual Baby do Brasil) e o guitarrista Pepeu Gomes. 
Juntos nessa nova formação, o grupo parte para São Paulo a fim de participar do V Festival da Música Popular Brasileira, defendendo a música "De Vera", de Moraes Moreira, com letra de Galvão, de quem se torna parceiro frequente.
Em seguida, os Novos Baianos lançam o primeiro disco, "Ferro na Boneca". Em 1972, chegaria ao público o antológico "Acabou Chorare", com mais de 100 mil cópias vendidas e apontado pela revista Rolling Stone Brasil como o melhor disco da história da música brasileira – eleito com esse título numa lista de 2007.
O artista no estande do Cordel e do Repente, durante a Bienal do Livro de São Paulo, em 2018Foto: Divulgação/Editora Imeph
Ao seguir carreira solo, a partir de 1975, Moraes contou com o guitarrista Armandinho, seu primeiro parceiro nessa nova fase. Nesse movimento, toca com o trio elétrico de Dodô e Osmar (pai de Armandinho) em 1976, sendo o primeiro cantor de trio elétrico.
Fez grande sucesso com a marchinha "Pombo Correio", parceria com Dodô e Osmar. Não à toa, é apontado como um dos principais responsáveis pelo crescimento do carnaval de rua em Salvador.
O disco "Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira" nasce exatamente nesse contexto, em 1979, num intercruzamento de gêneros musicais, dialogando com o rock, samba, choro e a estética do tropicalismo.
Na produção, as canções foram feitas em parceria com nomes como Pepeu Gomes, Oswaldinho do Acordeon, Jorge Mautner e o arquiteto, músico e poeta cearense Fausto Nilo (com quem compôs, dentre outras músicas, "Santa Fé", tema de abertura da novela Roque Santeiro, de Dias Gomes, em 1985.
Apenas em 1997 reúne novamente os Novos Baianos. O grupo lançou o disco ao vivo "Infinito Circular", com canções dos discos anteriores e inéditas. 

CORDEL

Recentemente, Moraes Moreira escreveu um cordel intitulado "Coronavírus", falando sobre a atual situação de pandemia. Nos primeiros versos do texto, anuncia:
"Eu temo o coronavírus/ E zelo por minha vida/ Mas tenho medo de tiros/ Também de bala perdida,/ A nossa fé é a vacina/ O professor que me ensina/ É a minha própria lida"
A prática de escrever versos em literatura de cordel andou com ele a partir de 2007, quando lançou "A História dos Novos Baianos e Outros Versos", contando a trajetória do grupo ao qual pertenceu e sempre foi lembrado. Conforme contou em 2018 ao Diário do Nordeste, durante o lançamento da nova versão do cordel na Bienal do Livro de São Paulo pela editora cearense Imeph, a influência veio do irmão, o qual chamava de "Zé Walter".
"Ele foi meu mestre no cordel. Nas minhas músicas, já tinha alguns traços, um pouco dessa arte - os versos contados, a tríplice (métrica, rima e oração) -, mas não tinha um rigor. Depois, comecei realmente a estudar a temática, aprendendo como era a questão das sílabas contadas e as rimas no lugar certo, por exemplo, o que me permitiu fazer as inovações", situou.
              Capa da nova edição "A história dos Novos Baianos", publicado pela editora cearense Imeph
Na ocasião, também explicou que a vontade de contar a história dos Novos Baianos era antiga e dialogava com um princípio curioso do grupo. "Queria muito trazer essa história porque a gente vivia contando causos sobre nós mesmos. A meninada, a juventude, se interessou muito pela vida dos Novos Baianos porque não éramos só um grupo que cantava. Tínhamos uma filosofia de vida, que dizia o seguinte: 'Quem é Novos Baianos tem que tocar, cantar e morar junto'".
À época, a entrevista finalizava com o artista enumerando diversos planos, sempre tendo como foco a arte da escrita.  

"Não pretendo parar de escrever. Agora, tô nessa atividade: fazendo a minha passagem de cantor para cantador"
         
Fonte:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/verso/online/morre-aos-72-anos-o-cantor-e-compositor-moraes-moreira-1.2233872 
  
Share:

Nenhum comentário:

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog