Camilo Santana ressalta preocupação com carência de médicos no combate a Covid-19

O governador do Ceará disse que o ministro da Saúde, Nelson Teich, se comprometeu a avaliar o pedido de autorizar médicos formados no Exterior para atuarem no Brasil

Os nove governadores do Nordeste participaram da reunião com o ministroFoto: divulgação/Governo do Estado
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), reconheceu nesta quarta-feira (22), em entrevista à GloboNews, que há uma carência de médicos para atuar no combate à pandemia do novo coronavírus. Além da preocupação com o atendimento na saúde, o governador falou também sobre as divergências políticas com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação às medidas de isolamento, o uso obrigatório de máscaras pela população e ações de socorro a estados e municípios.  
Na segunda-feira (20), durante reunião dos governadores do Nordeste com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, uma das pautas foi a “repatriação” de cerca de 15 mil médicos brasileiros formados no Exterior.  
“Estamos ampliando leitos, contratando e assumindo hospitais privados que estavam fechados e assumindo outros hospitais com a própria equipe médica do hospital privado, mas há uma carência muito grande de profissionais, e nós precisamos aumentar essa capacidade nos estados brasileiros. A possibilidade de trazer esses médicos do exterior é uma das alternativas, claro, avaliados pelo próprio Ministério da Saúde”, defende Camilo. 
Segundo o governador, o ministro se prontificou a avaliar a medida.  
Em relação aos profissionais da saúde, o governador pontuou que há uma preocupação com a proteção de quem está na linha de frente do combate à pandemia. “Todos os testes rápidos adquiridos estão sendo utilizados nos profissionais da saúde e da segurança”, reafirmou. 
Sobre as medidas adotas no Estado, Camilo disse que deve tornar obrigatório o uso de máscaras por toda a população quando Governo e Prefeitura de Fortaleza conseguirem distribuir máscaras de pano especialmente às pessoas mais carentes.  
“Ainda não estamos obrigando, porque tanto a Prefeitura de Fortaleza como o Governo do Estado lançaram edital para confecção de máscaras de tecido. Estamos iniciando a distribuição para que, a partir daí, a gente possa garantir uso da máscara para toda a população”, disse Camilo. 
Medidas de isolamento 
O governador voltou a destacar a importância das medidas de isolamento e o embasamento científico da decisão. Questionado sobre as divergências com o presidente Jair Bolsonaro sobre as regras, Camilo evitou críticas ao chefe do Executivo nacional, mas disse que a “dubiedade que tem existido desde o início tem sido ruim para o fluxo das ações no Brasil”. 
“Espero que a posição que o Ministério (da Saúde) tenha com o novo ministro seja pela ciência daquilo que é melhor para proteger os brasileiros. Espero que a gente possa cada vez mais deixar a política e a questão ideológica de lado e focar na ciência e na saúde para preservar vidas”, ressaltou Camilo. 
O chefe do Executivo estadual também defendeu a aprovação de medidas de socorro financeiro a estados e municípios, considerando o volume de investimentos que têm sido feitos principalmente na área da saúde. Atualmente, está parado no Senado projeto que prevê auxílio emergencial aos estados e municípios em decorrência da pandemia por divergências entre Congresso e Governo. 

Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA
ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

LEVE PARA SEU EVENTO

LEVE PARA SEU EVENTO
CONTATOS PARA SHOWS:(81) 9.9929-8456 / (88) 9.9925-3344

RC ÓTICA

RC ÓTICA
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

EMPÓRIO DO AÇAÍ

EMPÓRIO DO AÇAÍ
PRODUTOS NATURAIS

APP MINHA MOB

ÓTICA SAN VALLENTIN

ÓTICA SAN VALLENTIN
Aqui você enxerga a diferença

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net