Deputados voltam a analisar hoje PEC que veta anistia a amotinados

Após o término do prazo do pedido de vistas, feito por André Fernandes (PSL), a matéria deve ser devolvida à Comissão de Constituição e Justiça. A expectativa é que a proposta possa ir à votação em plenário amanhã (3)

A crise da Segurança Pública mobilizou os debates entre deputados na sessão de ontemFoto: José Leomar
Depois de lida sábado no Plenário 13 de Maio, onde também foi aprovado requerimento para tramitação em regime de urgência, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca proibir anistia a "militares envolvidos em movimentos ilegítimos de paralisação ou motim" volta a ser discutida, hoje, na Assembleia Legislativa. Às 18h, se encerra o prazo para que o deputado André Fernandes (PSL) devolva a proposta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), após pedido de vistas. A base governista espera que, amanhã, a Mensagem esteja pronta para aprovação em dois turnos no Plenário 13 de Maio.
Além do texto-base, tramitam na CCJ as emendas apresentadas pelos deputados Queiroz Filho e Guilherme Landim, ambos do PDT. A de Queiroz amplia o escopo da proposta do Governo, acrescentando "revolta ou outros crimes de natureza militar que atentem contra a autoridade ou disciplina militar" às condutas que justifiquem a proibição de anistia.
Já Landim propõe que mensagens ou proposições que tratem de aumento ou vantagem funcional para militares não possam tramitar na Casa enquanto estiverem ocorrendo movimentos paredistas ou de motim. A suspensão, que tem prazo de seis meses a contar do "pleno reestabelecimento da ordem", só vale para movimentos posteriores, não prejudicando o andamento da proposta de reestruturação salarial já enviada por Camilo.
Ontem, a crise da Segurança Pública monopolizou o debate entre os deputados, na sessão extraordinária que contou com a presença de 36 parlamentares. Além da esperada polarização entre governistas e opositores sobre o assunto, condenando ou minimizando a atuação dos policiais envolvidos no motim que completou 13 dias, algumas análises deram mais amplitude ao tema.
Renato Roseno (Psol) apontou aspectos de médio e longo prazos que culminaram com a crise atual, que, para ele, não deve ser remediada, mais uma vez, com soluções pontuais. "Temos que melhorar a formação dos policiais. Cuidar desse policial, fortalecer a carreira dele, melhorar a saúde mental dele, melhorar as correições, fortalecer a Controladoria Geral de Disciplina, justamente para afastar o mau policial e o bom policial", pontuou o parlamentar, repudiando "atos de miliciamento" e a "captura politiqueira do movimento".
Silvana Oliveira (PL) lamentou o reacendimento da guerra entre facções criminosas, repercutindo na tribuna um vídeo recebido por celular, que lhe havia "tirado o sono".
Após o pronunciamento, nos corredores, exibiu a Renato Roseno a filmagem de uma série de execuções feitas por um faccionado a integrantes de um grupo rival e lamentou. "Esses rapazes estão morrendo desassistidos, sem chance de salvação".
Clima quente
A sessão terminou com bate-boca entre os deputados Osmar Baquit (PDT) e André Fernandes. A polêmica começou após o pedetista cobrar posicionamento de colegas sobre a ilegalidade da paralisação.
"Eu não vi por parte de vossa excelência (se dirigia a Delegado Cavalcante), do Soldado Noélio, do André Fernandes, dizer o seguinte: 'saiam daí, porque vocês estão ilegais'. Porque fazer greve é contra a Constituição", cobrou.
André Fernandes pediu direito de resposta e, como de costume, usou a tribuna em tom de esbravejo. "Eu concordo. Eu nunca fui favorável à greve, eu sei que é ilegal. Agora, eu não aceito que o Governo do Estado do Ceará trate policiais como bandidos!", disse, repetindo algumas vezes que policiais não devem ser tratados como criminosos.

Share:

Nenhum comentário:

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog