Após jogo das lendas Fortaleza pode receber torneio Master e jogo das eliminatórias

Após jogo das lendas
Fortaleza pode receber torneio Master e jogo das eliminatórias

Jogo Brasil x Itália em Fortaleza foi observado com atenção pelos dirigentes do futebol nacional e internacional e Pode gerar frutos futuros FOTO: THIAGO GADELHA
Em 14/01/2020 às 08:06
Quando o Brasil foi escolhido como sede da Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo 2014, o primeiro pensamento era que os principais jogos se concentrariam nos grandes centros financeiros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Na prática, no entanto, a realidade foi diferente. Foi em Fortaleza que muitos dos principais espetáculos ocorreram.

Só a Seleção Brasileira atuou em três oportunidades, entre elas um jogo de quartas de final do Mundial. Isso sem falar em eventos como Itália x Espanha (semifinal da Copa das Confederações) e Alemanha x Gana (Copa do Mundo). Em 2015, um último contato. A Seleção enfrentaria a Venezuela pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia.

De lá para cá, o protagonismo cearense arrefeceu até retornar com tudo, na última semana, quando a Capital recebeu o jogo entre as lendas de Brasil e Itália, relembrando a memorável final do Mundial dos EUA, disputada em 1994.

O que parecia um amistoso simples, na verdade, foi uma grande oportunidade para a capital cearense demonstrar novamente a sua vocação para receber eventos esportivos de porte internacional.

Sucesso de audiência e público (18 mil pessoas em uma noite chuvosa de quinta-feira), o reencontro de lendas de 94 se tornou um bem-sucedido teste para o que pode vir pela frente. A Fifa tem aplicado com frequência uma política de destacar os grandes astros do futebol do passado. Tal valorização está sendo replicada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que tenta incluir de variadas maneiras, desde inserção na comissão técnica da seleção principal até a realização de eventos, os seus ex-atletas.

O jogo da última semana foi a execução de uma tendência seguida pelas entidades, além, de certa forma, aproximar ainda mais os antigos astros. Situação que pode culminar em mais um produto: torneio mundial de lendas, a reunir maiores astros da história recente do futebol. E a cidade cotada para receber tal evento? Justamente Fortaleza. Esta é a expectativa do presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio.

"A experiência foi excelente, com a cobertura da imprensa e a adesão do torcedor. Isso pode ter sido uma boa razão para ter a competição", disse.

O torneio de lendas, todavia, ainda está em fase embrionária. Fato é que a partida entre Brasil X Itália em Fortaleza foi observada com atenção pelos dirigentes do futebol nacional e internacional e vai gerar frutos futuros. O presidente da CBF, Rogério Caboclo, inclusive, esteve presente no evento ocorrido no Presidente Vargas.

A expectativa é que mais um jogo, agora relembrando 2002, entre lendas de Brasil e Alemanha, também aconteça para fortalecer a ideia. Não há confirmação em que cidade o evento irá ocorrer.

Segundo Carmélio, a proposta do torneio mundial de lendas será analisada pela Fifa. A expectativa é que a análise aconteça no 70º congresso anual da entidade que, neste ano, ocorre em Adis Abeba, capital da Etiópia, no mês de maio. "É um embrião. A Fifa irá analisar. Se houver, Fortaleza será a capital (sede). A Fifa deverá apreciar em assembleia", disse.

Eliminatórias

Outro ponto que pesou a favor de um possível torneio de lendas foi o grau de seriedade com que partida foi encarada pelos atletas. O jogo em Fortaleza teve ritmo, rivalidade e até cara feia em lances mais ríspidos e na anulação do gol brasileiro. Sim, tal reação foi encarada como positiva, pois mostra o comprometimento dos ex-atletas com os jogos de futebol. Não foi apenas um racha, como se diz no Ceará.

O evento foi tão curioso que reaproximou Romário da CBF, fato antes impensado tendo em vista as divergências políticas entre o senador e os dirigentes da entidade. Com o torneio, a Fifa também pode levar a cabo reaproximações importantes no espectro mundial.

O protagonismo cearense ainda pode se ampliar, mas desta vez com mais um jogo da Seleção Brasileira. Mauro Carmélio também confirmou que Fortaleza está concorrendo com outras capitais nordestinas para receber o primeiro jogo da Canarinho pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, que será disputado contra a Bolívia, dia 26 de março deste ano.A CBF promete que critérios técnicos serão adotados para a escolha da cidade e não políticos. Nesse aspecto, Fortaleza sai na frente, tendo em vista que o Castelão tem a maior capacidade de público do Nordeste e já recebeu diversos jogos de porte internacional.

Diário do Nordeste

Por Redação
Miséria.com.br
Share:

Nenhum comentário:

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog