O Nordeste com todas as caras deu brilho a Festa promovida por Efigênia Matias em Sumaré. ~ Quixabeira do Assaré

O Nordeste com todas as caras deu brilho a Festa promovida por Efigênia Matias em Sumaré.


O evento que marcou a “9ª Festa dos Nordestinos e o Encontro de Assareenses  e Amigos” ainda repercute em São Paulo e no Nordeste, . A programação ocorreu no dia 9 passado, no Clube Expo Águas de Sumaré, São Paulo, que teve como atrações musicais, o Trio Raça do Pajeú, Cícero dos Teclados, Cy Vila Nova, Tiago Lins e o grupo  Cowboy e o Vaqueiro.  

O cenário foi composto especialmente com objetos de motivos nordestinos, o que agradou muito ao público. Todas as peças e publicações expostas foram bastante visitadas. No painel com a paisagem de uma casinha de taipa, as pessoas faziam fundo para as fotografias. Existia ainda outro painel, onde as pessoas podiam colocar o rosto e sair de Maria Bonita e Lampião. 
O cenário, como um todo, foi preferido para fotografias. Todas as peças expostas, representavam as coisas do sertão nordestino, como cassuá, potes, copeiras, cordéis, artesanato  em madeira e couro, entre muitos outros. 
A gastronomia entrou como outro marco na festa. Comidas para todos os paladares, como: mungunzá, caldo de carne, tapioca, batata frita, baião de dois, buchada, paçoca, feijoada, sarapatel, ovo de codorna e porco no rolete, que fez parte do jantar oferecido pela organização. E muitos doces – quebra-queixo e chocolate.

Este ano, a “9ª Festa dos Nordestinos: Encontra dos Assareenses e Amigos”,  ganhou um novo formato. A ela foi acrescentada o Comenda Efigênia Matias – Vida de Viajante. Foram agraciados este ano os seguintes nomes: - Prefeito de Assaré Francisco Evanderto Almeida, Vereador -  Ulisses Nunes Gomes, Francisco de Assis da Silva, Paulo Rosa de Moraes, Claudemir Venâncio,  Raimundo Alves – O Jacaré,  Enivaldo Leite  - o Paraiba,  Hélio Calixto da Cachaçaria,  Jorge Moises- Cavuca Marruco Véio, Espedito Duarte Amorim- Mano Novo,  José Vilalon Filho, Joaquim de Souza Filho,  Délcio Fernandes Santos,  Geraldo Medeiros da Silva, Marcos Roberto Souza Santos (Marquinho da AVM). O perfil dos agraciados foram desenvovidos em literatura de cordel.
A Festa dos Nordestinos nasceu por iniciativa da assareense Efigênia Matias, que por mais de 35 anos reside na cidade de Sumaré, na região metropolitana de Campinas, em São Paulo. Por se aproximar muito da colônia de norsdestinos na região, prestando alguns serviços de cunho social, ela sentiu a necessidade de fazer um momento de aconchego, quando todos pudessem se confraternizar pela cultura da sua terra. Para tanto, recebeu o apoio do esposo Luiz Feitosa, (Lula), que também é nordestino e o incentivo de José Ribamar Adriano – “O menestrel Ribinha” , que teve uma vida voltada à cultura da “terra seca”. Há 9 anos o evento acontece, sendo bem aceito desde a primeira edição. Por conta do seu esforço, que envolve seus familiares e muitos voluntários, Efigência recebeu a alcunha de ‘Embaixadora do Sertão’  pelos conterrâneos. 
A 9ª Festa teve como lugar o Clube Expo Águas de Sumaré, um espaço muito bem estruturado, que têm à frente o empresário Marquinhos da AVM. Como semptre, o evento recebe, além do grandode público, autoridades. Este ano comparececeram o prefeito de Assaré Evanderto Almeida, que veio acompnhado do Vereador de Assaré José Edson da Silva. Outra presença marcante foi a do deputado estadual Dirceu Dauben, que representou ainda o seu filho Luis Dalben, prefeito de Sumaré. 
Os agraciados com as comendas agradeceram a iniciativa de Efigênia ao reconhecerem os seus nomes como pessoas que contribuem para o desenvolvimento humano e social de Sumaré e do Nordeste. 
Ao concluir os trabalhos, Efigênia agracdeceu a presença dos conterrâneos, das autoridades e agradeceu a sua equipe que se empenha na realização do evento. E especialemente agradeceu aos patrocinadores e opoiadores da 9ª Festa dos Nordestinos. “ O evento este ano ultrapassou as expectativas. E já estou trabalhando para o proximo ano, quando realizaremos a 10ª edição, se Deus quiser”, disse Efigênia.
















Share:

Um comentário:

  1. Parabéns Efigênia pela grande festa, não pude estar presente por motivo de trabalho. Grande abraço!!!!

    ResponderExcluir

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO

Agora que o ano está se despedindo, vamos esquecer o que não deu certo, perdoar a nós mesmos o que ficou por fazer e dizer, e todas as promessas que não foram cumpridas. Vamos dizer adeus ano velho, feliz ano novo!

O meu desejo é que todos possam entrar no ano novo com alegria e esperança no coração, sem arrependimentos, sem qualquer sentimento negativo. Um novo ano vai começar, e é tempo de renovar, recomeçar, de tentar novamente.

O que ficou por fazer, pode agora ser feito. O que ficou por sonhar, deve agora ser sonhado. Vamos fazer deste ano o melhor das nossas vidas, pois apenas depende de nós e a vida é o conjunto das nossas escolhas.

Feliz Ano Novo!

MOB TELECOM O DOM DE CONECTAR

Ótica San Vallentin

RC CAFETERIA

RC CAFETERIA

RC FLORES

RC FLORES

RC ÓTICA

RC ÓTICA

Caninana - Então Leva Eu (Clipe Oficial)

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Escreva-se no nosso Site

Curta nossa Página do Facebook

As Mais Lidas do Site

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net