O Nordeste com todas as caras deu brilho a Festa promovida por Efigênia Matias em Sumaré.


O evento que marcou a “9ª Festa dos Nordestinos e o Encontro de Assareenses  e Amigos” ainda repercute em São Paulo e no Nordeste, . A programação ocorreu no dia 9 passado, no Clube Expo Águas de Sumaré, São Paulo, que teve como atrações musicais, o Trio Raça do Pajeú, Cícero dos Teclados, Cy Vila Nova, Tiago Lins e o grupo  Cowboy e o Vaqueiro.  

O cenário foi composto especialmente com objetos de motivos nordestinos, o que agradou muito ao público. Todas as peças e publicações expostas foram bastante visitadas. No painel com a paisagem de uma casinha de taipa, as pessoas faziam fundo para as fotografias. Existia ainda outro painel, onde as pessoas podiam colocar o rosto e sair de Maria Bonita e Lampião. 
O cenário, como um todo, foi preferido para fotografias. Todas as peças expostas, representavam as coisas do sertão nordestino, como cassuá, potes, copeiras, cordéis, artesanato  em madeira e couro, entre muitos outros. 
A gastronomia entrou como outro marco na festa. Comidas para todos os paladares, como: mungunzá, caldo de carne, tapioca, batata frita, baião de dois, buchada, paçoca, feijoada, sarapatel, ovo de codorna e porco no rolete, que fez parte do jantar oferecido pela organização. E muitos doces – quebra-queixo e chocolate.

Este ano, a “9ª Festa dos Nordestinos: Encontra dos Assareenses e Amigos”,  ganhou um novo formato. A ela foi acrescentada o Comenda Efigênia Matias – Vida de Viajante. Foram agraciados este ano os seguintes nomes: - Prefeito de Assaré Francisco Evanderto Almeida, Vereador -  Ulisses Nunes Gomes, Francisco de Assis da Silva, Paulo Rosa de Moraes, Claudemir Venâncio,  Raimundo Alves – O Jacaré,  Enivaldo Leite  - o Paraiba,  Hélio Calixto da Cachaçaria,  Jorge Moises- Cavuca Marruco Véio, Espedito Duarte Amorim- Mano Novo,  José Vilalon Filho, Joaquim de Souza Filho,  Délcio Fernandes Santos,  Geraldo Medeiros da Silva, Marcos Roberto Souza Santos (Marquinho da AVM). O perfil dos agraciados foram desenvovidos em literatura de cordel.
A Festa dos Nordestinos nasceu por iniciativa da assareense Efigênia Matias, que por mais de 35 anos reside na cidade de Sumaré, na região metropolitana de Campinas, em São Paulo. Por se aproximar muito da colônia de norsdestinos na região, prestando alguns serviços de cunho social, ela sentiu a necessidade de fazer um momento de aconchego, quando todos pudessem se confraternizar pela cultura da sua terra. Para tanto, recebeu o apoio do esposo Luiz Feitosa, (Lula), que também é nordestino e o incentivo de José Ribamar Adriano – “O menestrel Ribinha” , que teve uma vida voltada à cultura da “terra seca”. Há 9 anos o evento acontece, sendo bem aceito desde a primeira edição. Por conta do seu esforço, que envolve seus familiares e muitos voluntários, Efigência recebeu a alcunha de ‘Embaixadora do Sertão’  pelos conterrâneos. 
A 9ª Festa teve como lugar o Clube Expo Águas de Sumaré, um espaço muito bem estruturado, que têm à frente o empresário Marquinhos da AVM. Como semptre, o evento recebe, além do grandode público, autoridades. Este ano comparececeram o prefeito de Assaré Evanderto Almeida, que veio acompnhado do Vereador de Assaré José Edson da Silva. Outra presença marcante foi a do deputado estadual Dirceu Dauben, que representou ainda o seu filho Luis Dalben, prefeito de Sumaré. 
Os agraciados com as comendas agradeceram a iniciativa de Efigênia ao reconhecerem os seus nomes como pessoas que contribuem para o desenvolvimento humano e social de Sumaré e do Nordeste. 
Ao concluir os trabalhos, Efigênia agracdeceu a presença dos conterrâneos, das autoridades e agradeceu a sua equipe que se empenha na realização do evento. E especialemente agradeceu aos patrocinadores e opoiadores da 9ª Festa dos Nordestinos. “ O evento este ano ultrapassou as expectativas. E já estou trabalhando para o proximo ano, quando realizaremos a 10ª edição, se Deus quiser”, disse Efigênia.
















Share:

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Efigênia pela grande festa, não pude estar presente por motivo de trabalho. Grande abraço!!!!

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog