Festa da amizade 2019: entrega de comendas e título de cidadania marcou o evento

Festa da amizade 2019: entrega de comendas e título de cidadania marcou o evento

Festa da Amizade faz parte de uma ação compartilhada entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, com o foco em dois eixos, a saber:
Conferir a Comenda Antônio Gonçalves da Silva – Patativa do Assaré, como forma de reconhecer oficialmente aqueles que, sendo ou não filhos de Assaré, promoveram ações voluntárias que motivaram o crescimento socioeconômico ou humanitário do Município.
A outra motivação se presta a homenagear os assareenses ausentes, que motivados pelos festejos alusivos à Padroeira do Município Nossa Senhora das Dores, visitam a terra natal para louvar a mãe de Jesus Cristo, abraçar os parentes e rever os amigos.
A Festa da Amizade assareense se realiza em duas solenidades concomitantemente, ou seja: Sessão solene da Câmara Municipal e audiência pública do Poder Executivo, no dia 15 de setembro de cada ano, após a procissão que marca o final dos festejos religiosos alusivos à Padroeira. Este ano ocorreu a 21ª edição do evento.
                                                             Poder Legislativo

Excepcionalmente, a Festa da Amizade versão 2019, saiu do espaço da AABB, porque o prédio está em reforma. A comissão usou outro espaço também aconchegante, que foi o Casa de Shows I9 Eventos. A solenidade começou às 21 horas, quando o presidente da Mesa Diretora, vereador Francisco Anísio de Oliveira, verificou que havia número legal para abrir os trabalhos, mediante as presenças dos edis: Roberto Alânderson de Sousa Freires, Antônio Itamar Pio, José Dias Gonçalves, Antônio Rosian Ferreira, José Laurênio dos Santos, José Edson da Silva e Cícero Silva Alencar. A Mesa Solene da Audiência Pública, foi presidida pelo chefe do Poder Executivoempresário Francisco Evanderto Almeida, que se encontrava ao lado da vice-prefeita Maria É Braga Mota e as madrinhas desta solenidade, Vandinha Almeida e Ivaneide Brito. Foram convidados especiais o desembargador, ex-juiz de Assaré Dr. José Martins Câmara e o juiz de direito Renato Matias.


                                         Composição da Mesa de Agraciados
Os agraciados da 21ª Festa da Amizade com a Comenda Patativa do Assaré, foram:
O agricultor, sindicalista e defensor da Natureza e da Barragem Canoas Julio Alves de Oliveira, homenageado em memória; professora Rosa de Oliveira Dias; professora Maria das Dores Arrais do Nascimento e a professora Antonia Zilma Matias de Carvalho. Já o Dr. Fabio Menezes Galvão recebeu o título de cidadão assareense.
                                                             Agraciados
A Solenidade.
As biografias dos homenageados deixaram os convidados e familiares emocionados. As professoras, por exemplo, dedicaram-se anos a fio em prover a educação de qualidade, através dos seus desempenhos didáticos. Julio Alves, além de sindicalista, foi focado como defensor perpétuo da Barragem Canoas, reservatório que abastece a cidade de Assaré e irriga o vale dos Bastiões. Enquanto Fábio Galvão teve o seu trabalho dinâmico e imparcial à frente do Cartório Eleitoral reconhecido.
Os agraciados foram bem conceituados pelos oradores da solenidade. Em destaque as falas do presidente Anísio David e do prefeito Evanderto Almeida. 


A solenidade deste ano contou com a presença do Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Ceará, Dr. Francisco José Martins Câmara. Ele veio a convite do seu amigo Fábio Galvão. Muito embora, o Comendador Câmara, (titularidade que já lhe fora conferida em outra solenidade homônima), não precise de convite para vir ao Assaré. Como titular da Comarca e da 18ª Zona Eleitoral durante 5 anos, o Comendador Câmara trabalhou impecavelmente à serviço da sociedade, resolvendo conflito dentro da legalidade. O seu lado era a lei.
Quem passava em frente a sua residência, altas horas da noite, ouvia o tic-tac da máquina de datilografia, Era ele trabalhando, adiantando os processos. Queria que lhe sobrasse tempo durante o expediente, para atender as pequenas causas. As causas pequenas na burocracia, mas enormes no sentido social, porque eram propostas por pessoas, na sua maioria, carentes e injustiçadas. Em Assaré ele conviveu normalmente, andava à pé, conversava com populares nas ruas, fazia compras e nos finais de semana visitava as comunidades rurais.
Convidado para falar notou-se nele o grau de emoção ao falar sobre o Assaré e sua gente. Terminou por ser mais uma vez abraçado pelos conterrâneos, já que ele é também cidadão assareense.
                                           Dr. Câmara: o comendador.
Como sempre o cerimonial musical da festa foi executado pelo cantor e compositor Cicero do Assaré. O artista interpreta muito bem as músicas escolhidas pelos homenageados, dando o especial toque de emoção dentro da  leitura da biografia de cada um. Depois Cicero e sua banda apresentou um excelente baile social.
                                                 Cicero do Assaré e Banda


Share:

Nenhum comentário:

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog