Festa da amizade 2019: entrega de comendas e título de cidadania marcou o evento

Festa da amizade 2019: entrega de comendas e título de cidadania marcou o evento

Festa da Amizade faz parte de uma ação compartilhada entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, com o foco em dois eixos, a saber:
Conferir a Comenda Antônio Gonçalves da Silva – Patativa do Assaré, como forma de reconhecer oficialmente aqueles que, sendo ou não filhos de Assaré, promoveram ações voluntárias que motivaram o crescimento socioeconômico ou humanitário do Município.
A outra motivação se presta a homenagear os assareenses ausentes, que motivados pelos festejos alusivos à Padroeira do Município Nossa Senhora das Dores, visitam a terra natal para louvar a mãe de Jesus Cristo, abraçar os parentes e rever os amigos.
A Festa da Amizade assareense se realiza em duas solenidades concomitantemente, ou seja: Sessão solene da Câmara Municipal e audiência pública do Poder Executivo, no dia 15 de setembro de cada ano, após a procissão que marca o final dos festejos religiosos alusivos à Padroeira. Este ano ocorreu a 21ª edição do evento.
                                                             Poder Legislativo

Excepcionalmente, a Festa da Amizade versão 2019, saiu do espaço da AABB, porque o prédio está em reforma. A comissão usou outro espaço também aconchegante, que foi o Casa de Shows I9 Eventos. A solenidade começou às 21 horas, quando o presidente da Mesa Diretora, vereador Francisco Anísio de Oliveira, verificou que havia número legal para abrir os trabalhos, mediante as presenças dos edis: Roberto Alânderson de Sousa Freires, Antônio Itamar Pio, José Dias Gonçalves, Antônio Rosian Ferreira, José Laurênio dos Santos, José Edson da Silva e Cícero Silva Alencar. A Mesa Solene da Audiência Pública, foi presidida pelo chefe do Poder Executivoempresário Francisco Evanderto Almeida, que se encontrava ao lado da vice-prefeita Maria É Braga Mota e as madrinhas desta solenidade, Vandinha Almeida e Ivaneide Brito. Foram convidados especiais o desembargador, ex-juiz de Assaré Dr. José Martins Câmara e o juiz de direito Renato Matias.


                                         Composição da Mesa de Agraciados
Os agraciados da 21ª Festa da Amizade com a Comenda Patativa do Assaré, foram:
O agricultor, sindicalista e defensor da Natureza e da Barragem Canoas Julio Alves de Oliveira, homenageado em memória; professora Rosa de Oliveira Dias; professora Maria das Dores Arrais do Nascimento e a professora Antonia Zilma Matias de Carvalho. Já o Dr. Fabio Menezes Galvão recebeu o título de cidadão assareense.
                                                             Agraciados
A Solenidade.
As biografias dos homenageados deixaram os convidados e familiares emocionados. As professoras, por exemplo, dedicaram-se anos a fio em prover a educação de qualidade, através dos seus desempenhos didáticos. Julio Alves, além de sindicalista, foi focado como defensor perpétuo da Barragem Canoas, reservatório que abastece a cidade de Assaré e irriga o vale dos Bastiões. Enquanto Fábio Galvão teve o seu trabalho dinâmico e imparcial à frente do Cartório Eleitoral reconhecido.
Os agraciados foram bem conceituados pelos oradores da solenidade. Em destaque as falas do presidente Anísio David e do prefeito Evanderto Almeida. 


A solenidade deste ano contou com a presença do Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Ceará, Dr. Francisco José Martins Câmara. Ele veio a convite do seu amigo Fábio Galvão. Muito embora, o Comendador Câmara, (titularidade que já lhe fora conferida em outra solenidade homônima), não precise de convite para vir ao Assaré. Como titular da Comarca e da 18ª Zona Eleitoral durante 5 anos, o Comendador Câmara trabalhou impecavelmente à serviço da sociedade, resolvendo conflito dentro da legalidade. O seu lado era a lei.
Quem passava em frente a sua residência, altas horas da noite, ouvia o tic-tac da máquina de datilografia, Era ele trabalhando, adiantando os processos. Queria que lhe sobrasse tempo durante o expediente, para atender as pequenas causas. As causas pequenas na burocracia, mas enormes no sentido social, porque eram propostas por pessoas, na sua maioria, carentes e injustiçadas. Em Assaré ele conviveu normalmente, andava à pé, conversava com populares nas ruas, fazia compras e nos finais de semana visitava as comunidades rurais.
Convidado para falar notou-se nele o grau de emoção ao falar sobre o Assaré e sua gente. Terminou por ser mais uma vez abraçado pelos conterrâneos, já que ele é também cidadão assareense.
                                           Dr. Câmara: o comendador.
Como sempre o cerimonial musical da festa foi executado pelo cantor e compositor Cicero do Assaré. O artista interpreta muito bem as músicas escolhidas pelos homenageados, dando o especial toque de emoção dentro da  leitura da biografia de cada um. Depois Cicero e sua banda apresentou um excelente baile social.
                                                 Cicero do Assaré e Banda


Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA
ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

LEVE PARA SEU EVENTO

LEVE PARA SEU EVENTO
CONTATOS PARA SHOWS:(81) 9.9929-8456 / (88) 9.9925-3344

RC ÓTICA

RC ÓTICA
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

EMPÓRIO DO AÇAÍ

EMPÓRIO DO AÇAÍ
PRODUTOS NATURAIS

APP MINHA MOB

ÓTICA SAN VALLENTIN

ÓTICA SAN VALLENTIN
Aqui você enxerga a diferença

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net